quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Xadrez - O Contra-Ataque Traxler

Sigurd Tjelmeland (Noruega) vs Paulo Cezar Filho (Brasil), Lichess, 01/02/2024.

O jogo acima é um exemplo do Contra-Ataque Traxler, uma interessantíssima variante da Abertura Italiana. As Brancas tentam o famoso Ataque Fegatello, atacando duplamente o Peão de f7, mas as Pretas ignoram a ameaça e contra-atacam com o Bispo em c5, ameaçando o Peão de f2. As Brancas capturam com o Cavalo em f7, com um garfo em Dama e Torre. As Pretas respondem capturando com o Bispo em f2, dando xeque. A partir daí, o jogo torna-se uma autêntica guerra, desafiando a criatividade de ambos os jogadores no tabuleiro.

O Contra-Ataque Traxler é nomeado em homenagem a um dos seus pioneiros, o sacerdote tcheco Karel Peter Traxler (que também compunha problemas de xadrez e já foi tema de outros posts aqui no blog).

Os 12 lances do jogo na notação PGN:
1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bc4 Nf6 4. Ng5 Bc5 5. Nxf7 Bxf2+ 6. Kf1 Qe7 7. Nxh8 d5 8. exd5 Nd4 9. h3 Ne4 10. d3 Qf6 11. Qh5+ g6 12. Nxg6 Ng3# 0-1

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.