sábado, 15 de novembro de 2025

Descanse em paz, Celso Barros


Faleceu neste sábado 15, aos 73 anos, o doutor Celso Corrêa de Barros, um dos mais emblemáticos dirigentes do Fluminense em todos os tempos.

Personagem importantíssimo na história do Fluminense, Celso Barros era o presidente da Unimed quando a empresa se tornou patrocinadora do clube tricolor, colaborando decisivamente para as conquistas da Copa do Brasil de 2007, dos Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012 e dos Campeonatos Cariocas de 2002, 2005 e 2012, além dos vice-campeonatos da Copa Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009, entre outros títulos. Celso Barros é frequentemente citado por atletas das campanhas vitoriosas como figura central do projeto vencedor do Fluminense naqueles anos.

Torcedor apaixonado do Fluminense, Celso Barros apostou no clube no momento mais delicado de sua história, no final dos anos 1990, de maneira corajosa e ousada. Foi assim figura fundamental na ressurreição do Tricolor e no restabelecimento de sua condição de gigante do futebol brasileiro.

Mesmo após a saída da Unimed, Celso Barros continuou atuando na política do Fluminense, tendo sido eleito vice-presidente geral do clube em 2019. Atualmente, militava na oposição e buscava viabilizar sua candidatura à presidência da instituição para o próximo triênio. Ele não resistiu a um infarto ocorrido neste sábado 15.

O Fluminense decretou luto oficial e deixou a sede do clube à disposição da família para a realização do velório.

Descanse em paz, doutor Celso. Você foi um gigante na história do Fluminense!

PCFilho

7 comentários:

  1. A gente tinha até um ditado nosso para lidar com as especulações de contratação: “Só acredito com o bonezinho da Unimed”.

    O maior mérito de Celso Barros foi fazer a torcida tricolor voltar a sonhar. Só por isso já valeu a pena, doutor!

    ResponderExcluir
  2. O patrocínio da Unimed ao Fluminense durou de 1998 a 2014. Foram mais de 1.000 jogos com a marca da cooperativa de saúde estampando A Camisa.

    ResponderExcluir
  3. A nota do Fluminense sobre o falecimento:

    O Fluminense Football Club manifesta profundo pesar pelo falecimento do grande tricolor Celso Barros. Personagem de grande expressão na história do clube, Celso teve papel preponderante como presidente da patrocinadora do time que levantou títulos de relevância nacional, como a Copa do Brasil de 2007 e os Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012, além do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008.

    Apaixonado desde sempre, o médico pediatra viveu intensamente a discussão sobre os destinos do clube. Mantinha-se atuante na política do Fluminense e era, neste momento, pré-candidato à Presidência para o próximo triênio. O Fluminense se solidariza nesse momento de tristeza com sua família, seus amigos e todos os tricolores que o admiraram por todos esses anos.

    O clube decreta luto oficial por seu falecimento e coloca o Salão Nobre de Laranjeiras à disposição de seus familiares para o velório e devidas homenagens.

    ResponderExcluir
  4. As palavras de Deco em homenagem a Celso Barros:

    😪 Com profunda tristeza recebo a notícia do falecimento de Celso Barros.
    ​Excecutivo a frente do seu tempo, e grande patrocinador do Fluminense com conquistas realizadas.
    Um amigo pra toda vida.
    ​Meus pêsames a td família e amigos
    Descanse em paz, Celso.
    Sentiremos sua falta
    🖤

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho a convicção que Nelson Rodrigues escrevia de forma literal e a vocação para a eternidade é uma profecia auto realizável. Digo isso porque eu tenho certeza que se não fosse Celso, a história e o universo se encarregaria de que fosse outro. Mas a historia é feita de nomes e de pessoas. Foi ele. Foi ele que encarnou o mecenas fanático que estendeu a mão mais forte que ajudou o Fluminense a sair do fundo do mar. Eu, com 47, sei o quanto isso foi importante, tanto do ponto de vista prático quanto simbólico e serei ETERNAMENTE grato ao Celso.

    Que descanse em PAZ e que DEUS conforte os seus.


    Amauri FT

    ResponderExcluir
  6. LUTO

    O Flupedia lamenta o falecimento de Celso Barros, que presidiu a Unimed, foi vice-presidente do Fluminense durante o primeiro mandato de Mário Bittencourt e era candidato à presidência do clube na atual eleição

    A parceria entre Fluminense e Unimed começou de maneira pontual durante os últimos três meses de 1998, e o clube firmou uma parceria com a patrocinadora que perdurou entre Março de 1999 até Dezembro de 2014.

    Foram 1.098 jogos do Fluminense com a marca da Unimed estampada em seu uniforme.

    Durante todos esses anos, o tricolor conquistou o Campeonato Carioca em 2002, 2005 e 2012, a Copa do Brasil de 2007 e os Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012, além do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009.

    Celso Barros foi responsável pela contratação de nomes como Romário, Edmundo, Ramon, Deco, Fred, Petkovic, Conca, Dodô, Washington, Emerson, Diego Cavalieri e Cícero, além de Muricy Ramalho e Abel Braga como treinadores; ele também negociou os retornos de Carlos Alberto, Thiago Silva e Roger, que iniciaram o seu caminho em Xerém.

    A torcida tricolor agradece todo o esforço desde o período de caos que foi a Série B e a Série C até o retorno à divisão de elite e as taças conquistadas posteriormente!

    Descanse em paz!


    Ygor Moreira (Flupedia)

    ResponderExcluir
  7. Venho manifestar minha grande tristeza e pesar pelo falecimento do Tricolor Celso Barros.

    Responsável direto pelo reerguimento do Fluminense Football Club no momento mais difícil da sua história e fundamental para três títulos nacionais do Fluminense, merece a gratidão eterna de todos os tricolores.

    Registro meu profundo sentimento pela sua passagem e presto minha solidariedade aos familiares neste momento tão difícil.

    É um dia muito triste para os tricolores e para o Fluminense.


    Rafael Rolim

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.