terça-feira, 4 de novembro de 2025

Quatro de novembro



Amigos, o que vivemos naquele sábado foi espantoso. Primeiro, a cidade, colorida de verde, branco e grená, a mais bela das combinações cromáticas. Depois, o estádio, com a tempestade de bandeiras, uma atmosfera que parecia de um sonho – e era mesmo.

O sonho de todos nós, os tricolores vivos, doentes e mortos. Sim, porque os vivos saíram de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas. Afinal, quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre, e todos sobem as rampas sagradas do Maracanã.

E foi uma noite especial. Nossa vitória não foi como as outras. Os últimos campeões da Copa Libertadores, todos eles, tiveram seus méritos, mas convenhamos: eles conquistaram a taça na força bruta, apelando, com times biônicos, artificiais, comprados com fortunas incalculáveis. Com uma exceção: o Fluminense.

O Fluminense foi campeão da América com meio time de jogadores formados na própria base, sem um orçamento gigante, sem atalho, sem macete. Não ganhamos com um exército de mercenários, não!, vencemos com homens que escolheram tatuar as três cores no coração.

Dizia eu que nossa vitória não foi como as outras. Não foi mesmo: nosso épico triunfo foi lentamente construído, foi na verdade um trabalho de gerações inteiras de tricolores. Ou alguém ousaria dizer que o saudoso Ximbica não fez parte da glória eterna do Fluminense?

Nós merecíamos uma conquista tão espetacular quanto possível. Não bastava ganhar a Copa. Era necessário ser campeão dentro do Maracanã, contra o colossal Boca Juniors, com o gol do título, um dos mais belos da história do esporte, marcado por um dos nossos meninos.

Se você comemora os dias santos, feliz quatro de novembro!

Se você não é tricolor, bom… azar o seu!

PCFilho

4 comentários:

  1. Meu primeiro texto sobre a conquista da Copa Libertadores de 2023:
    FLUMINENSE, CAMPEÃO DA AMÉRICA

    ResponderExcluir
  2. Observação: a imagem que ilustra este texto foi criada pela inteligência artificial Grok, com base no registro do golaço do título, marcado por John Kennedy.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.