domingo, 5 de novembro de 2023

FLUMINENSE, CAMPEÃO DA AMÉRICA

Foto: Alexandre Cassiano.

Amigos, estava escrito em monumentais profecias de sessenta séculos: em meio ao caos, um arrepio percorreria a Cordilheira dos Andes de norte a sul e o Fluminense levantaria a Copa Libertadores aos céus do Rio de Janeiro, sob os olhares atentos desta América de futebol e da belíssima lua cheia de 4 de novembro de 2023.

E foi uma jornada maravilhosa. Do início ao fim do torneio, ninguém jogou mais bola do que o Fluminense, ninguém! Quando enfiamos irresistíveis 5 a 1 no River Plate, ainda na fase de grupos, apelidei o time de Carrossel Tricolor – convenhamos, o melhor nome possível para a bagunça organizada de Fernando Diniz, este caos em que nenhum jogador guarda posição, mas todos sabem exatamente o que precisam fazer.

E o gol que abriu o placar na decisão contra o Boca Juniors foi uma demonstração prática do Carrossel: os dois pontas – Keno e Jhon Arias – tabelando entre si em um dos lados do campo, para fazer a bola chegar a Germán Cano. Em que outro time do mundo o ponta-esquerda vai lá para a direita tabelar? É o caos, amigos, o mais perfeito caos! E quando a pelota chega ao artilheiro do mundo, o goleador mais letal que uma adaga afiada na China, não há defesa no mundo capaz de pará-lo. Fluminense 1 a 0.

E foi também o grande dia do Estádio Mário Filho. A tempestade de bandeiras tricolores no Maracanã jamais será esquecida. Com seus vivos, doentes e mortos, a arquibancada pulsante carregou o Fluminense rumo à glória eterna. Aquela gente, representando milhares, representando milhões, fez tanta história como os guerreiros no gramado. Se o clube mais tradicional do futebol brasileiro agora tem seu nome gravado na Copa Libertadores, é também graças ao nosso sangue, ao nosso suor, às nossas lágrimas.

E foi também o triunfo do futebol brasileiro. Em tempos de futebol moderno, com a rigidez europeia de jogadores autômatos, o Fluminense demonstra que ainda é possível ser campeão com base numa caótica troca de passes, com base no drible, com base na improvisação, com base na ginga que fez do Brasil a nação mais vencedora deste esporte. Foi a vitória do futebol-arte sobre a robotização.

E foi também uma história de superação de John Kennedy. O menino, que começou a vida na pobreza da favela, que começou o ano emprestado à Ferroviária de Araraquara, agora está eternizado como um dos heróis da epopeia tricolor. Coube a ele marcar, na prorrogação, aquele que seria o gol do título, do doce e santo título, com um espetacular chute de primeira – um golaço que está desde já gravado nos almanaques e nas enciclopédias tricolores.

Antes do jogo final, a caminho do Maracanã, fui abordado por um tricolor paupérrimo, provavelmente um sem-teto. Ele me fez somente um pedido, um comovente pedido: queria tocar na Camisa do Fluminense. O homem beijou o escudo e fez o vaticínio: "nós vamos ganhar! Estou há quinze anos com esse grito entalado! Nós vamos ganhar!". E nós ganhamos.

Também o Profeta havia feito a previsão. Após cada triunfo durante a campanha, lá estava ele, na distante caverna que habita, coçando sua longa barba branca e repetindo: "o Fluminense será o campeão! o Fluminense será o campeão!". E o Fluminense foi o campeão. 

A Copa Libertadores sorri com seu destino perfeito: a abarrotada sala de troféus da rua Álvaro Chaves, onde descansará em excelente companhia. Enfim, estão cumpridas as profecias de seis milênios: o Fluminense é o campeão da América!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.