quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O pior empate e os subtorcedores

Quando ocorre um empate, na verdade acontece uma dupla derrota. O torcedor vai ao Maracanã, com seu radinho de pilha, ou seu MP3, ou mesmo sem nada, na esperança de ver o seu time vencer. Ou até mesmo perder. Amigos, o pior cenário é o empate. O meu ingresso do jogo de ontem dizia: "Arquibancada Verde/Amarela - Brasil x Colômbia". Isso significa que eu investi vinte reais para ver quem ganharia: o Brasil ou a Colômbia. Portanto, nada mais frustrante que um empate.

Porém, por mais que o empate signifique a derrota dos dois times, às vezes gostamos de uma batalha que termina sem vencedor. Um 3 a 3, por exemplo: seis gols satisfazem a qualquer torcedor! Deprimente, melancólico, ultrajante mesmo é o 0 a 0. Zero a zero: eis o triste placar que assolou o Estádio Mário Filho na noite desta quarta-feira.

Para piorar tudo, é o terceiro 0 a 0 seguido do Brasil em casa, pelas eliminatórias. O toque de bola, nossa escola, nossa maior tradição, não tem conseguido furar as defesas portenhas. Por isso, ouviram-se tantas vaias ontem no Maracanã.

Cabe dedicar um parágrafo a um tipo de torcedor presente em massa ontem: o flamenguista. Havia dois subtipos: o flamenguista que foi torcer para a Seleção, e o flamenguista que foi torcer para o Flamengo. Infelizmente, o segundo subtipo era maioria. Esse parágrafo é a ele dedicado, ao subtorcedor. Coitado do Kléber, nosso lateral-esquedo titular: era só ele encostar na bola, que os subtorcedores o vaiavam. Sem nenhum motivo aparente! Ele não precisava errar para ser vaiado: ouvia o urro irracional quer acertasse, quer errasse. Tudo porque o lateral-esquerdo reserva era o Juan, do Flamengo. Esse simples fato fazia com que os subtorcedores vaiassem Kléber incondicionalmente. Isso incomodou tanto que o próprio Juan reclamou, ao final da partida. Que atitude lamentável a dos subtorcedores! Também o zagueiro pó-de-arroz Thiago Silva sofreu. Quando foi chamado para entrar em campo, teve que ouvir o coro dos subtorcedores: "ão, ão, ão, Segunda Divisão". Os subtorcedores se referiam à luta do melhor time das Américas em 2008 contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Pelo menos, os torcedores de verdade conseguiram abafar o grito patético, gritando o nome do "melhor zagueiro do Brasil".

Somente eles - os subtorcedores - mereciam o melancólico 0 a 0. O placar virgem é o presente-de-grego deles! Que eles nunca mais voltem ao Maracanã!

2 comentários:

  1. tinha q ser a mulambada fétida.

    PC já deveríamos estar acostumados c a falta de educação comum a esse tipo de gente, para não dizer gentinha porque na real, essa é a melhor palavra para qualificá-los.

    Não vi o jogo, estava escutando no rádio, eu não sinto mais gosto de ver jogo da seleção brasileira...

    ResponderExcluir
  2. Recordar é viver (não, não irei completar a frase com Guerrón ou Cevallos) - O caso das Papeletas Amarelas:

    http://dossieflamengo.blogspot.com/2008/04/papeletas-amarelas.html

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.