sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O mito Federer

Amigos, o que se viu hoje em Shanghai não foi uma simples partida de tênis. Tivemos o privilégio de assistir à luta de um herói, uma lenda, um mito. Ele se chama Roger Federer.

Há quem diga que já passou a época do suíço. De fato, ele não é mais o número 1 do mundo. Mas o que Federer fez hoje demonstra que ele está acima de qualquer ranking, de qualquer estatística, de qualquer número!

Vocês leitores devem estar pensando: ele está maluco, o Federer perdeu... Realmente, perdeu. Infelizmente, perdeu. Em uma exibição consistente, Andrew Murray derrotou o suíço por 2 sets a 1. Porém, a frieza do placar não mostra o que foi o grande duelo. O escore esconde atrás de si toda a dramaticidade do confronto.

No primeiro set, o suíço quebrou duas vezes o serviço de Murray, e venceu com facilidade: 6 a 4. Trata-se de um grande feito, pois o britânico vem jogando muito bem. Mas esse foi apenas o começo, o prólogo, da saga de Roger Federer hoje.

No segundo set, o britânico foi muito bem. Quebrou duas vezes o serviço de Federer, e abriu 5 a 2, com o saque a favor. Qualquer um, no lugar do suíço, teria jogado a toalha: o set estava perdido. Será que estava mesmo? Em três games espetaculares, Federer materializou o milagre: 5 a 5! Mesmo após a reação espetacular, Murray conseguiu vencer o set, no tie-break.

O terceiro e decisivo set foi de uma dramaticidade inesquecível. A batalha do set anterior doía no corpo de Federer, que pediu atendimento médico por duas vezes. Quando Murray abriu 3 a 0, a platéia viu que o suíço não conseguiria mais prolongar a batalha. Ou melhor, não conseguiria fosse ele um ser humano como outro qualquer. Mas ele é Federer. Visivelmente lesionado, o suíço novamente fez o que parecia impossível. Duas quebras seguidas, e 4 a 3 no placar do set! Confesso que fiquei assombrado. Era difícil acreditar no que meus olhos viam. Mas Murray é um tenista fantástico, e se aproveitou de um deslize de Federer para quebrar seu serviço e fazer 4 a 4. O britânico confirmou o saque em seguida, fazendo 5 a 4.

Federer sacava sem poder errar: se ele não confirmasse o seu serviço, Murray venceria. Por incríveis sete vezes nesse game, o britânico teve o match point. E, nas sete vezes, o heróico suíço salvou a partida. Por sete vezes - eu disse sete! - a partida esteve por um fio, e nas sete vezes Roger Federer evitou a derrota. O que o suíço fez nesse game não se faz - é pior do que xingar a mãe. Após finalmente confirmar o serviço, Federer não conseguiu quebrar o saque de Murray, e o placar foi a 6 a 5. No décimo-segundo game, o mito não resistiu e capitulou.

Apesar da derrota, Roger Federer viveu o seu grande dia. Daqui a duzentos anos, os chineses dirão, mordidos de nostalgia: aquela partida do Federer...

3 comentários:

  1. São momentos como esses aqui descritos que demonstram a beleza do esporte.
    Sou capaz de dizer que Federer foi muito maior ontém do que ao conquistar seu "Everest" de grandes títulos...
    Passo a considerá-lo Mito.

    ResponderExcluir
  2. O bom e velho Federer aparece de vez em quando no decorrer das partidas. É triste ver a sua decadência, mas é coisa do esporte. Na Masters Cup desse ano, o Davydenko (?) está jogando demais. Como uma pessoa de altura mediana e magrinha pode ter tanta potência nos golpes? É pura técnica, meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Federer perdeu, mas levou o Murray junto. O Davidenko não teve muito trabalho para derrotar um adversário exausto

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.