domingo, 29 de março de 2009

Empate em Quito

Amigos, vejamos o que foi o primeiro tempo: um amplo domínio do Equador. O escrete não conseguia se livrar do sufoco. A equipe local usava e abusava de sua principal arma: a altitude de Quito. Para quem não está acostumado, a bola viaja mais rápido, e o ar entra com mais dificuldade nos pulmões. Assim, foram chutes e mais chutes de longa distância contra os arcos defendidos por Júlio César.  Júlio César é um bom goleiro, e provou isso hoje: praticou defesas impossíveis, e teve as traves como santas companheiras. Em suma, o ex-goleiro do Flamengo foi uma bastilha inexpugnável, garantindo o zero equatoriano no placar até o intervalo.

No segundo tempo, a mesma história se repetiu: o Equador acuava a Seleção em seu campo defensivo, e o arqueiro da Internazionale praticava seus milagres. Quando a bola passava por ele, esbarrava na trave, ou ia direto para fora. Toda grande equipe começa por um grande goleiro, e o escrete verde-amarelo está bem servido nesse quesito. Digo mais: todo grande goleiro possui sorte, e Júlio César não foge da regra.

"Quem não faz, leva", todos sabemos. Foi o que aconteceu com o Equador em Quito: perdeu tantos gols que acabou por sofrer um. Júlio Baptista acabara de entrar, e venceu Cevallos. Sair do banco para fazer o sagrado gol tupiniquim: este era o destino de Júlio Baptista hoje.

Se antes do gol a equipe local já atacava, depois vocês já podem imaginar. Os dez jogadores de linha do Equador eram só ataque, e o Brasil se defendia com todos os seus onze. Até que, aos 44 do segundo tempo, ocorre a jogada fatal. Júlio César opera um milagre, mas não impede o gol no rebote. O 1 a 1 seria o placar final da partida de Quito. Meu palpite estava correto, mas eu já sabia: estava escrito desde antes do nada que, na tarde de 29 de julho, o Brasil e o Equador empatariam em 1 a 1.

Já escuto nas rádios e TVs: "a Seleção é a pior do mundo! A pior!". Não entendo tanta lamentação com o empate em Quito. Trata-se de um excelente resultado, pois jogar contra a altitude não é fácil. Além disso, o Equador tem sido bastante produtivo, depois da mudança de treinador. Tem mais: estamos na zona de classificação à Copa. O empate é, pois, um excelente resultado. O escrete caminha para o hexa, amigos. Não deem ouvidos à imprensa, que quer ver a caveira de Dunga: a Copa da África do Sul será nossa. O escrete engolirá Holandas, Argentinas, Alemanhas, Itálias e até Franças, e trará a taça para nós. Está escrito, desde antes do nada.

PC

12 comentários:

  1. São JC fechou o gol! Agora, o sétimo anão demorou muito para colocar La Bestia della Roma em campo... tinha que ter colocado o JB logo no lugar do Elano! Na minha opinião o Josué não fez diferença alguma...

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o jogo foi Júlio César 1 x 1 Equador. Foram muito além dos 20 minutos de pressão prometidos pelo treinador, a sorte do Brasil foi o "azar", por assim dizer, do Cevallos, no gol do Júlio Baptista. Fora isso, o Brasil mostrou-se um time apático, confortado com a pressão que tomava e com o gol iminente

    Mas o que mais doeu foi ver Thiago Silva amargando o banco para Lúcio e Luisão, sendo que o último parecia que estava no cinema, ou no restaurante, em qualquer lugar que não fosse o campo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todos os comentaristas
    Acho que vcs podem muito bem substituir e com louvor os do sportv

    Thiago Silva é melhor do que os dois postes que jogaram hoje.
    Aquele baixinho , o numero 11 do Equador ganhava todas as bolas alçadas na grande área do Brasil. Se ele não fosse tão ruim de arremates, seria uma goleada, e no ultimo segundo ele perdeu um gol quase em baixo das traves!!!
    pergunta para todos: alguém viu o Ronaldinho??, quem???, gaúcho???em campo??? Fala sério Dunga!!!

    ResponderExcluir
  4. Julio César mostrou que tem tudo pra ser um dos maiores goleiros da história do Brasil. E o Dunga vem mostrando proporcionalmente um técnico medroso e bundão.

    Apesar de totalmete dominado pelo Equador, este não se mostrava eficiente para colocar a bola pra dentro do gol. Méritos também do nosso excelente goleiro (rubro-negro, diga-se de passagem...). Cegamente, ao invés de colocar o Julio Batista no lugar do Elano e o Adriano no lugar de qualquer um, aumentando assim a força do nosso ataque, coloca em campo o Zezé de Camargo!!!

    Pelo amor de Deus!!!!! Ninguém aguenta mais esse Josué. Ele é o que, um cunhado do Dunga, primo, ou genro!?!? Porra, ninguém merece... O Dunga é empresário dele, num é possível!!!

    Enfim, O Brasil, mostrou que poderia superar o adversário pela categoria, porém faltava folego e força para atacar. O empate ficou bem barato...

    Entro no coro por Thiago Silva na zaga. Um poste ou um cone defenderiam melhor que o Luizão. Pelo menos talvez atrapalhassem a passagem dos adversário, sei lá... JC deve ter sentido muita saudade do Juan...

    Mas ainda tenho fé que o Dunga vai se tocar que o Brasil é "um pouco" melhor que outros adversário, como Peru e Equador, e até a Copa vai colocar o time que a galera quer ver, jogando pra frente... A esperança é a ultima que morre...

    ResponderExcluir
  5. Na copa do Mundo será que o Julio Cesar conseguirá fechar o gol por 7jogos. Seleção tá sem padrão depende de dias inspirados de kaka e Robinho.

    ResponderExcluir
  6. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5318955608958309590&na=4

    ResponderExcluir
  7. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=30752&tid=5318976087362376918&na=4

    ResponderExcluir
  8. Júlio Batista dev ser titular, já tem um tempo.
    Todo jogo importante q entra ele manda bem.
    Meu meio campo seria:
    Gilberto Silva, Anderson, JB e Kaka.
    O ataque iria com:
    Ronaldinho e Luiz Fabiano.

    ResponderExcluir
  9. Entendo as críticas a Ronaldinho, mas não acho que ele tenha culpa no cartório. O Elano é um grande jogador, mas não é um meia avançado (camisa 10) como Ronaldinho e Kaká, é um meia de ligação. O Ronaldinho, ao meu ver o melhor do mundo, precisa de liberdade e ficou sobrecarregado como O RESPONSÁVEL pela criação do time. Ele tem que fazer papel de maia-atacante atuando um pouco à frente de outro camisa 10 (Kaká).

    Entendo que a seleção não tenha dado espetáculo, mas não pode se dizer que foi mal, o futebol equatoriano está longe do amadorismo de outrora e cresce significativamente com a altitude.

    ResponderExcluir
  10. Brasil não jogou nada,tomou pressão o jogo todo,e se não fosse o Julio Cesar seria uma vergonha.
    Agora o que não da é ver Thiago Silva reserva de lúcio e luisão,o Monstro com os pés amarrados é melhor que os dois.

    outra coisa,o que Josué ainda faz na seleção?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.