segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A casa-da-mãe-joana

Amigos, na Rua Álvaro Chaves funciona um certo clube de futebol, que já foi um dia muito respeitado por sua organização. Hoje, este clube poderia muito bem ser chamado de casa-da-mãe-joana.

Na casa-da-mãe-joana, ocorrem variados mandos e desmandos. Sabem aquele ditado, "manda quem pode, obedece quem tem juízo"? Na casa-da-mãe-joana, é difícil descobrir quem manda. E também é difícil achar quem obedeça.

Vejamos o exemplo do funcionário Fulano Sotnas. Após uma estreia aguerrida e elogiada, ele nunca mais prestou seus serviços à casa. E nem voltará a prestar, embora Mestre-Cuca pareça não saber disso. "Isso aqui é uma bagunça, eu não defendo mais essas cores", teriam sido as palavras de Fulano. Vida louca essa da Rua Álvaro Chaves.

Continuo minha análise com o funcionário Lenardo Larama. Ele recebe um dos cinco maiores salários de estufa-redes do país. Sua função, como o próprio nome diz, é estufar redes. Mas nos nove meses desse ano, Lenardo não conseguiu estufar nenhuma rede, tendo passado 90% de seu tempo sob cuidados médicos, no estaleiro.

No domingo, um funcionário estrangeiro, de nome Pato Aiturru, fez sua estreia defendendo as cores da casa. Mesmo não sendo sua função primordial, ele quase fez o que Lenardo ainda não conseguiu. Importante lembrar: durante a sua contratação, ficou evidenciado o fato de que é difícil descobrir quem manda na casa-da-mãe-joana. (clique aqui para saber mais)

A casa-da-mãe-joana, por possuir uma história muito respeitável, é acompanhada de perto por uma legião de fãs. Alguns deles possuem até uma carteirinha, chamada "Passaporte". Os fãs acham que estão ajudando a casa-da-mãe-joana com a manutenção dessa carteirinha. Mas, na verdade, estão enriquecendo outras contas bancárias. (clique aqui para saber mais)

Os funcionários da casa-da-mãe-joana são comandados por um homem. No início do ano, a responsabilidade cabia ao Super Mario. Porém, não deram muito crédito ao herói bigodudo, de forma que logo passaram o cargo ao respeitado Pé-de-Uva. Mas também não tiveram muita paciência com ele, e passaram a função ao Capitão Barriga, que obtivera bons resultados comandando a casa num passado recente. Mas continuidade não combina muito bem com a casa-da-mãe-joana, e logo trocaram novamente o comando, do Capitão Barriga para o Mestre-Cuca.

A casa-da-mãe-joana recebe uma polpuda ajuda financeira mensal de uma famosa empresa do ramo da saúde. O gordo patrocínio, infelizmente, é muito mal utilizado. Ciclano Sorrab, importante membro da empresa, escolhe alguns dos contratados pela casa-da-mãe-joana, à revelia dos seus interesses.

A casa-da-mãe-joana não provê a mínima estrutura para que seus funcionários possam exercer sua profissão. Tanto é assim que, há algum tempo, a administração resolveu alugar o terreno do Galinho. Lá, a estrutura também é precária, mas menos pior que na Terra das Laranjas.

Quando os funcionários da casa-da-mãe-joana chegaram de Porto Alegre, ontem à noite, foram recepcionados no aeroporto, por seres sedentos por violência. Estes seres acham que violência vai resolver. Se eles viajassem doze anos no tempo, perceberiam que violência não resolve nada.

Esses são os ingredientes que compõem a receita do caldeirão comandado por Mestre-Cuca. São os mesmíssimos ingredientes de doze anos atrás. Nas mesmíssimas proporções.

O resultado disso tudo? Ano que vem, provavelmente teremos uma casa-da-mãe-joana de segunda linha.

PC

14 comentários:

  1. Saudades do nosso bom Fluminense! Que 2010 traga bons ventos para o nosos time!

    ResponderExcluir
  2. Tá virando Mario Vitor agora PC ???

    Excelentes explicações...

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem.
    Infelizmente aquele Fluminense de tantas glórias parece cada vez mais distante.

    ResponderExcluir
  4. Certíssimo, tem que esculachar mesmo...falou um monte de coisa que tá entalada na garganta de muito Tricolor, e olha que ainda tinha mais coisa pra dizer, como o Derf, jogador que faria uma montanha de gols pra substituir o Washington, mas acabou fazendo mesmo foi uma grande amizade com o Larama na enfermaria e não saiu mais de lá...só aí temos quase R$800.000,00 do patrocinador muito bem torrados todo mês.
    Fora isso ainda temos que ver jogadores promissores de Xerém sendo vendidos a preço de banana - quando são vendidos e não vão de graça - muito antes de estrear na categoria principal. Tudo isso fruto da excelente gestão de todos os departamentos da casa-da-mãe-joana.

    ResponderExcluir
  5. E pensar que no início de ano,quando chegaram o Fred e o Parreira,cheguei a pensar que esse ano não ia ter pra mais ninguém e iríamos "papar" tudo e todos... A única coisa que conseguiremos ganhar esse ano é o acesso antecipado à segundona...Ano triste e decepcionante esse...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários.

    Sobre "virar Mário Vítor", vou interpretar isso como um elogio, afinal o MV é um cara inteligente.

    --------

    Comentários na comunidade do Fluminense.

    ResponderExcluir
  7. excelente pc!!!!!
    parabens
    "casa da mãe joana
    é isso que se resumo ao flu hj
    ótimo texto

    ResponderExcluir
  8. Mário Vítor mode on...rsrsrs

    Excelente texto.

    ResponderExcluir
  9. isso é que da colocar um presidente sem moral e que não entende nada de futebol!além de só falar besteiras em entrevistas,pq ele não coloca acara pra bater agora?

    ResponderExcluir
  10. Realidade triste a do nosso Flu...

    Abraços meu caro PC.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  11. o último a sair apague a luz e feche as portas

    ResponderExcluir
  12. excelente texto, parabéns mesmo
    Éric B.L.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.