quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sobre a convocação de Dunga


Amigos, o cargo de técnico da Seleção Brasileira é o mais ingrato da face da Terra. Isto porque cada decisão de Dunga é criticada por 180 milhões. Somos uma numerosa multidão, e pior do que isso: uma numerosa multidão que se considera expert em futebol.

Como sou um dos 180 milhões, não vou fugir ao dever cívico de todo brasileiro: descompor o escrete de Dunga. Quando Deus criou o Brasil, criou também o nosso inefável direito de opinar na montagem da Seleção.

Começo analisando os quatro meias defensivos convocados para esse último amistoso: Felipe Melo, Gilberto Silva, Josué e Kléberson. Sinceramente, sou contrário a essa profusão de volantes. Considero que Gilberto Silva e Kléberson já tiveram seus bons momentos na Seleção, mas hoje há melhores que eles. Meus volantes na verdade seriam três jogadores que Dunga chamou para meias ofensivos: Ramires, Elano e Júlio Baptista. Esses sim jogadores essencialmente brasileiros, que sabem passar, que sabem chutar, que molham a camisa. Chamaria também o Anderson, do Manchester United. Esses quatro certamente dariam conta do recado na proteção à defesa. Defesa que considero bem convocada: Juan, Lúcio, Luisão e Thiago Silva. Nas laterais, volta a discordância: Marcelo deveria estar mais certo na África do Sul que as vuvuzelas!

No gol, vejo melhores opções para a reserva: Helton, Gomes e Victor, entre outros. Mas Júlio César é titular com louvor: está bem melhor que aquele imaturo goleiro que defendia os arcos do Flamengo na juventude.

Para o ataque, concordo com os quatro nomes: Adriano, Nilmar, Luís Fabiano e Robinho. Mas levaria um quinto atacante, para dar mais opções ofensivas. (Copa do Mundo é torneio de tiro curto, o elenco não precisa ser homogêneo entre defesa e ataque.) Tenho dúvidas sobre qual seria o quinto nome. Certamente estariam nessa briga Alexandre Pato, Dagoberto, Fred, Neymar e Ronaldo.

Para a posição mais importante, a de meia criativo, duas presenças são óbvias: Kaká e Ronaldinho. Como Dunga tem a coragem de não chamar Ronaldinho, e convocar aquela profusão de volantes? Ainda tenho um espaço na minha Seleção, e certamente o preencheria com um terceiro camisa dez. Meus favoritos infelizmente não jogam em campeonatos competitivos. Se jogassem, Juninho Pernambucano e Thiago Neves certamente estariam na minha lista. Pelo simples fato de que já provaram, mais de uma vez, que não amarelam em decisões. É esse tipo de jogador que faz o escrete levantar Copas. É desse tipo de jogador que o escrete precisa. Por que não o carequinha Alex, do Fenerbahçe da Turquia?

Pronto, minha tarefa de cidadão brasileiro está cumprida. Vocês leitores querem cumprir as suas nos comentários?

PC

15 comentários:

  1. PC, eu concordo com muita coisa que vc escreveu. mas o anderson não vem jogando no manchester. os volantes são horríveis. gilberto silva e kleberson estão em fim de carreira. são ex-jogadores em atividade. alguns jogadores que o merdunga convocou não são nem titulares de seus times. mas ele vem ganhando. na cagada, jogando na defesa. mas vem ganhando. mas quem liga pra seleção?

    ResponderExcluir
  2. "merdunga", boa hahahahaaha

    Tbm discordo fortemente da convocação desses volantes.

    Ronaldinho é gênio, fanfarrão, mas gênio. Não poderia estar de fora.

    Gilberto pode ser bom e estar jogando bem, mas não tem mais perna...foi pro meio campo pra que?
    Marcelo é o melhor lateral esquerdo do mundo.

    Júlio César é outro que me preocupa. Está muito bem, mas é MUITO arrogante (não poderia ser diferente vindo de onde veio) e se adiianta demais. A autoconfiança em excesso (irracional) é um grande passo para a derrota. Doni eu nem comento, não sei o que fez pra estar na seleção, agarrar é que não foi...

    ResponderExcluir
  3. Eu levaria Ramires, Lucas, Elano e Hernandes para volantes.

    Marcelo devia ser titular na lateral esquerda.

    Levaria Kaka, Ronaldinho, Diego e Thiago Neves pras meias.

    ResponderExcluir
  4. Acho que Fred, o artilheiro gente boa, é o cara.

    http://www.lancenet.com.br/fluminense/noticias/10-02-10/698872.stm?futebol-sem-tempo-de-surfar-fred-apenas-ensina

    ResponderExcluir
  5. Ronaldinho Gaúcho poderia ser uma opção no segundo tempo, caso o Brasil esteja perdendo ou empatando. Neymar tb. Acho esses atacantes muito robotizados. Adriano e Nilmar não deveriam ser chamados.

    ResponderExcluir
  6. Ramon, às vezes o doni tá agarrando outra coisa pra ser convocado, ehehe

    Será que a gente tá tão ruim assim de primeiro volante?

    ResponderExcluir
  7. Pelo menos, o merDunga se redimiu da maior injustiça de todas - o Thiago Silva. Miranda é bonzinho, mas não está no mesmo nível dele. A minha zaga seria Thiago Silva e Lúcio.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se o Brasil está bem servido de volantes. Qual 1° volante se destaca? Não consigo me lembrar de nenhum.

    ResponderExcluir
  9. O Júlio Baptista era um grande volante no São Paulo, mas como ele tá jogando no ataque, o Fahel pode ser uma boa...

    ResponderExcluir
  10. Mas realmente primeiro volante não vem nenhum na minha cabeça...

    ResponderExcluir
  11. Poxa, ninguém comentou a foto do post.

    ResponderExcluir
  12. PC, vou comentar a foto. Hehe...
    Volante é uma coisa feia mesmo. Nem o da Ferrari escapa. O menos feio é o do Fusca. Deve ser por isso que Fahel, Marcão e Diguinho são um. A posição menos nobre do futebol.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.