terça-feira, 18 de maio de 2010

Tem como dar certo? Versão Vasco da Gama!


Amigos, hoje o Vasco da Gama anunciou o retorno do técnico Gaúcho ao cargo de auxiliar, e a contratação de Celso Roth para seu lugar. Para variar, o clube carioca segue a receita: na primeira crise, pede-se a cabeça do treinador. O sucesso retumbante dos clubes do Rio de Janeiro neste século XXI deve ser prova de que a estratégia funciona.

Celso Roth volta ao Vasco, para novamente fazer parte de uma dança das cadeiras que, desde 2003, toma conta do Gigante da Colina (será a segunda passagem de Roth por São Januário nesse período). Vejam só:

2003: Antônio Lopes, campeão carioca naquele ano, não consegue repetir o bom desempenho no Brasileirão, e é demitido. [este longínquo Estadual é o último título do Vasco]

2003: Mauro Galvão assume o lugar do delegado para terminar a temporada. Seus resultados não agradam, e seu contrato não é renovado.

2004: Geninho começa bem, mas novamente o time obtém resultados ruins no Brasileirão. Uma derrota feia para o Palmeiras, e Geninho é mais um a sair.

2004: Joel Santana chega e consegue salvar o Vasco do rebaixamento, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, no ano seguinte, a eliminação da Copa do Brasil para o Baraúnas vira estopim para mais uma demissão.

2005: Dário Lourenço assume, credenciado pela boa campanha do Estadual com o Volta Redonda. Mas só dura 12 jogos no cargo.

2005: Renato Gaúcho assume o Vasco, e consegue uma rara longevidade no cargo, mesmo sem conquistar títulos. Fica até 2007, quando é demitido após a eliminação para o Gama na Copa do Brasil.

2007: Celso Roth começa bem, chega a liderar o Brasileirão, mas a queda de rendimento no returno determina sua saída.

2007: Valdir Espinosa comanda o time até o fim do ano, conseguindo a vaga na Sul-Americana.

2008: Romário assume como treinador-jogador (após experiência de um jogo logo após a demissão de Roth). O Baixinho alega interferência da diretoria na escalação para pedir o boné.

2008: Alfredo Sampaio é efetivado, mas só dura três meses no cargo.

2008: o delegado Antônio Lopes volta ao comando, mas dessa vez a nau está completamente sem direção.

2008: Tita também não consegue salvar o Vasco. No mesmo ano, é o quarto treinador a sair do Vasco.

2008: Renato Gaúcho volta ao clube, numa tentativa já desesperada de evitar um rebaixamento quase concreto àquela altura. Não consegue o milagre, e também sai.

2009: Dorival Júnior assume com o objetivo de reconduzir o Vasco à primeira divisão. Consegue, mas acusa a diretoria de não valorizar seu trabalho e não renova.

2010: Vagner Mancini é contratado pela diretoria com um discurso de longo prazo. Mas também sobrevive pouquíssimo tempo no cargo.

2010: Gaúcho assume como interino e acaba efetivado. Claro, não por muito tempo.

2010: Celso Roth volta ao Vasco, com a missão de... bom, primeiro com a missão de permanecer um tempo mínimo no cargo...

Foi a décima-sexta troca de comando no Vasco da Gama, em sete anos. Isso mesmo, 16 mudanças em 7 anos.

Tem como dar certo?

PC

(post relacionado: Sai Cuca, entra Muricy Ramalho)

4 comentários:

  1. Vasco e Palmeiras estão clamando por encrenca.

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo fala mal do Renato. Mas foi o único longevo na listinha do Vasco.

    Pensem um pouco antes de vir com "Ah, mas ele caiu em 2008!"

    ResponderExcluir
  3. Vamos falar sério: Vasco da Gama, xplorador, baluarte de um império escravagista. Vasco, em cujo peito estampa um navio negreiro, se perdeu no tempo e no espaço. Seu presidente é, assim, digamos, uma Patrícia Amorim com um pouco mais de janela, um quase sem-noção.

    Seu time é o famoso pseudo-bom, capitaneado pelo fraudulentíssimo Carlos Alberto, aquele da sua insatisfação garantida e o dinheiro, bye bye.

    Com Celos Roth veremos mais um passo no apequenamento do clube escravocrata.
    Para bombordo e para o fundo!

    Quanto ao ilustre Zago, mais um papelãozaço-aço-aço em sua história marginal. Depois de ser acusado de racismo (podia ser técnico do Vasco, não?) e daquela comentadíssima noitada em Presidente Prudente com Ronaldo e cia., já como dirigente, ontem deu e levou uma bem dada no escutador de samba. Bilhete azul. Que fique um bom tempo longe.

    É só no forévis!

    ResponderExcluir
  4. Vasco foi, de longe, o time que pior contratou. Isso, somado à falta de dinheiro, é fatal. Celso Roth foi uma boa opção, pois elencos limitados respondem bem a um esquema ultra-defensivo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.