sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dilma Rousseff ou José Serra?


Amigos, a pergunta atormenta brasileiros do Oiapoque ao Chuí, da nascente do rio Moa à Ponta do Seixas: em quem devemos votar no segundo turno, Dilma Rousseff ou José Serra?

A pergunta que eu faço é outra: faz diferença?

Vocês já ouviram aquela analogia da tartaruga em cima do poste? Não sabemos como ela chegou lá, mas sabemos que ela não chegou sozinha. Também sabemos que ela não descerá de lá sozinha, e que enquanto estiver lá não fará nada. Quem quiser que ela saia de lá só tem uma opção: rezar para ventar.

A tartaruga é o presidente da República.

Escolher entre Dilma e Serra é apenas escolher uma peça da estrutura, a qual não muda há 16 anos. É isso mesmo: vivemos há 16 anos sob o mesmo governo. Muita gente boa tenta me convencer do contrário, mas não consegue. Na minha visão, de FHC para Lula não mudamos nada. E de Lula para o sucessor também não mudaremos nada.

Vejamos.

FHC criou programas sociais, e Lula os unificou, renomeou e consolidou.

FHC iniciou uma política econômica, e Lula a manteve, rigorosamente igual. (Lula inclusive trouxe um banqueiro de raízes tucanas, Henrique Meirelles, para comandar o Banco Central.)

Havia escândalos de corrupção, e eles continuam aí. Os corruptos são um câncer que toma conta do Brasil, e no mundinho político não é diferente. Se agora a corrupção aparece mais, agradeçamos à Polícia Federal, que tem sido mais eficiente nas investigações.

Se um governo obteve resultados econômicos melhores que outro, isto provavelmente se deve à conjuntura macroeconômica, e não a méritos do presidente X ou do ministro Y. (E, de qualquer forma, não chegamos a alcançar tanto crescimento e prosperidade, como alguns tentam vender.)

Sobrevivemos à crise do final da década de 90, e também sobrevivemos à crise mais recente. Talvez tenhamos sentido menos efeitos agora, mas isto porque temos uma economia muito mais consolidada (repito, com a manutenção por Lula da política econômica do governo FHC).

Aliás, diga-se: poderíamos ter sofrido menos ainda na crise recente, se tivéssemos tomado as precauções assim que apareceram os primeiros sintomas de recessão, um ano antes.

Continuemos: Dilma diz que, com Lula, o Brasil não se curva mais aos estrangeiros. Mas eu me lembro de Serra lutando na ONU, pela quebra das patentes dos remédios contra a AIDS.

Repito: Dilma diz que, com Lula, o Brasil não se curva mais aos estrangeiros. Mas eu me lembro de Evo Morales, presidente da Bolívia, tomando as instalações da brasileiríssima Petrobras. E também me lembro da reclamação do Paraguai, exigindo aumento em contrato assinado. "Yes, sir" não pode, mas "Sí, compañero" pode?

Sim, é fato que, com Lula, o Brasil avançou nas relações internacionais. Parece que estamos até próximos de uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, quem diria! Porém, ao mesmo tempo, estreitamos relações com os bizarríssimos Hugo Chávez da Venezuela e Mahmoud Ahmadinejad do Irã. (Se você considera isto saudável, reveja seus conceitos, por favor.)

Amigos, eis a minha visão: seja quem for o eleito em 31 de outubro, 2011 será o décimo-sétimo ano do mesmo governo.

Um governo que ignora e continuará ignorando o principal problema do país, que é a Educação.

Porque a tão necessária Revolução da Educação não dá voto, essa preciosa mercadoria que é o objetivo final do sistema.

Pelo menos agora teremos a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, né?

PC

11 comentários:

  1. PC, sinceramente, prefiro vc comentando futebol.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, a educação nas federais melhorou bastante de um governo pro outro. Não vejo mais greves, vejo campus novos, prédios reformados, professores com melhores salários, etc. Se o estadual e o municipal não acompanham...

    ResponderExcluir
  3. A verdade PC que o grande nome do PT continua sendo o Lula, nem o Serra tem coragem de atacalo. Seu governo de longe foi o melhor, talvez, de todos os tempos para as classes C, D, e E. Sua política muito se basiou dentro dos conseitos de Keynes(defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias para mitigar os efeitos adversos dos ciclos econômicos - recessão, depressão, achava que capitalismo se auto destruiria se não fosse tomadas medidas que hoje com certeza chamaria-mos de auto-sustentável, ou seja, o poder de compra tem que ser possível a todas as classes, caso contrário o mercado, principalmente o interno, entraria em crise. Depois da segunda guerra muitos colocam que foram suas torias que salvaram o mundo.

    Mas Lula não pode mais ser reeleito. Dilma é uma candidata implatada, feita nas últimas horas depois que J. Dirceu caiu em escândalo, e isso é o seu maior inimigo.....

    Serra é o político bonzinho, de verbo fácil e com apoio de muitos cobras criadas. Sua política neo liberalista é voltada para as classes B e A. Tem experiência pública, seu trabalho é reconhcidos por muitos.....

    São ideologias diferentes, mas a verdade é que nem um dos dois inspiram confiança, como alias, foram todos os candidatos esse ano. E essa briga rídicula de ataques piora ainda mais o quadro, que tem tudo pra ser desolador.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. PC, é um candidato fraco (Serra) e uma fabricada pelo Lula, que no final do mandato esqueceu que era presidente e não cabo eleitoral. Eu ia votar nulo, mas agora optei pelo Serra. Não dá mais para aturar Zé Dirceu e cia. E Lula nunca mais! Basta!
    *
    Mas concordo com a Anneliza, fique apenas no futebol por aqui.
    *
    ST (hoje tem Taça de Prata de 1970!)

    ResponderExcluir
  5. Caro PC,
    Se aceitarmos que é tudo mais do mesmo, veja que coloquei um "se", não estaremos muito longe da verdade. Nesse caso eu votaria pela alternância de quadrilhas no poder. Na pior das hipóteses, evitamos o monopólio da corrupção e o abuso do estado por um grupo só.
    Sds
    Edu Rocha

    ResponderExcluir
  6. Sua opinião é exatamente igual a minha.
    Não sei qual o seu voto, mas o meu é Serra. O PT não é um partido confiável, prega uma coisa e pratica outra.
    o Lula tem muito carisma, porém isso acaba lhe subindo a cabeça e ele acha que é o dono do mundo, Podendo falar e fazer o que quiser.
    Quanto ao comentário sobre futebol, acho que devemos comentar de tudo um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Texto excelente, acho a diferença entre os dois muito pequena e se dá justamente no que diz ao respeito pela democracia, por isso voto no Serra.

    []'s

    Obs: Repito do voto do primeiro turno, também não achei os outros candidatos capazes de muita coisa.

    ResponderExcluir
  8. Pro cara ali em cima q disse q o ensino das federais melhorou vai ai um dado: "o percentual do orçamento do MEC em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) teve ligeira queda, segundo estudo da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj) com dados do Senado e do IBGE: de 1,1% do PIB em 2003 para 1,04% em 2009."

    Se quiser saber mais sobre a verdade, das universidades federais leia:
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/existem-as-universidades-federais-como-sao-e-como-lula-diz-que-elas-sao/


    Na UFRJ, onde eu inclusive faço o msm curso q o amigo PC fez, a maior parte das melhorias nas salas e no nosso Departamento é fruto de investimento privado na Universidade, fruto de projeto dos Laboratórios e não fruto do Governo Lula.

    ResponderExcluir
  9. Porra PC,

    A diferença entre os candidatos é colossal.

    Vou abordar apenas o mérito da educação para não me estender.

    São Paulo, o segundo estado mais rico da nação, perdendo apenas para o DF, tem resultados do IDEB, para educação fundamental, de acordo com a sua situação. No exame de 2009, ficou em terceiro lugar. O maior destaque é MG, campeão, que é apenas o décimo estado mais rico.

    Ambos tem governos tucanos.

    Pra quem quiser matar a curiosidade, busque por ideb no google e veja a situação de estados governados pelo PT, Bahia, Para, Sergipe, por exemplo, em comparação a riqueza.

    Sério, não tem argumento. Pra completar, o analfabetismo cresceu no governo Lula. Quem diz isso é o IBGE que ainda não foi partidarizado.

    Um gde abs meu amigo.

    ResponderExcluir
  10. Parabens PC...


    vc sempre com bons textos... isso que sempre falei, fhc e lula mesma coisa... um fez e o outro deu continuidade...

    unica pessoa que teria chance de mudar o brasil era a MARINA...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.