terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tem como dar certo? Versão Flamengo!


A respeito das constantes trocas de técnicos dos clubes cariocas, fiz há alguns meses os posts "Tem como dar certo?", versões Fluminense e Vasco. Hoje, chegou a vez do Flamengo!

Voltemos a setembro de 2002: nesse mês, durante o Campeonato Brasileiro daquele ano, Evaristo de Macedo assumiu o comando do Flamengo, com o objetivo de livrar o rubro-negro do rebaixamento. Cumpriu a meta, mas não sobreviveu muito tempo no cargo: foi demitido em março de 2003, sendo substituído por Nelsinho Baptista. Menos de quatro meses depois, nova troca no comando: chegava à Gávea, em julho de 2003, Oswaldo de Oliveira. Três meses depois, Oswaldo não aguentou as pressões políticas da Gávea e pediu demissão, deixando seu irmão Waldemar Lemos no comando técnico, até o fim do ano. Não percam a conta: foram quatro treinadores em pouco mais de um ano.

Janeiro de 2004, chega à Gávea o experiente Abel Braga. Apesar da conquista do Campeonato Carioca, Abelão não resiste à perda da Copa do Brasil para o Santo André em pleno Maracanã. Já em julho, o rubro-negro tem novo treinador: Paulo César Gusmão. Cinco jogos depois, PC é demitido. Assume o comando técnico Ricardo Gomes, mas o ex-zagueiro do Fluminense dura apenas quinze jogos no cargo. No fim do ano, o tapa-buracos Andrade conduz o Flamengo nos últimos sete jogos. Assim, o rubro-negro fecha 2004 com mais quatro técnicos para a conta, totalizando oito desde setembro de 2002.

Janeiro de 2005, Júlio César Leal assume o cargo de técnico do Flamengo. Seis jogos depois, é demitido no vestiário do Maracanã, logo após sofrer uma virada para o Americano. Cuca é o nome da vez, mas cai em menos de dois meses. Para seu lugar, chega Celso Roth, que é demitido após vinte jogos. Andrade é novamente efetivado, mas dessa vez não dura até o fim do ano: Joel Santana chega para salvar o clube do rebaixamento no Brasileirão. Com 6 vitórias e 3 empates em 9 jogos, o Natalino consegue cumprir a meta. Estamos em dezembro de 2005, sem perder a conta: com mais cinco trocas de treinador, totalizamos treze desde setembro de 2002.

O Flamengo começa 2006 com o ídolo Adílio no comando. Duas derrotas são suficientes para que Valdir Espinosa seja contratado para seu lugar. O vitorioso treinador gaúcho tampouco consegue durar no cargo: ainda em março, é trocado por Waldemar Lemos (o irmão do Oswaldo). Waldemar conduz o rubro-negro à final da Copa do Brasil, mas nem assim consegue se manter no comando: é substituído por Ney Franco, técnico do Ipatinga. Com a conquista da Copa do Brasil de 2006 contra o Vasco, Ney ganhou fôlego e conseguiu uma proeza: ficou mais de um ano (!!!) no comando do Flamengo.

Com a campanha apenas razoável no Brasileirão de 2007, Ney foi trocado por Joel Santana, que conduziu uma arrancada que culminou com a conquista de uma vaga na Copa Libertadores de 2008. A boa campanha continuou em 2008, o Flamengo foi campeão carioca, e Joel foi chamado para treinar a Seleção da África do Sul. Em sua última partida, o rubro-negro é eliminado da Libertadores com uma vergonhosa derrota por 3 a 0 para o América do México, em pleno Maracanã. Caio Júnior chegou para substituir Joel, e ficou até dezembro de 2008. (atualizando a conta: dezenove treinadores entre 09/2002 e 12/2008)

Cuca volta à Gávea para a temporada de 2009, conquista o Campeonato Carioca, mas mesmo assim é demitido. Andrade reassume o time, consegue controlar o elenco cheio de atletas problemáticos e conquista o Campeonato Brasileiro após dezessete anos de espera. Na Libertadores de 2010, mesmo classificado para a segunda fase, Andrade é incrivelmente demitido. Rogério Lourenço assume como interino, é mantido no cargo, mas é eliminado da Libertadores e acaba não resistindo. Silas chega para seu lugar, e é demitido após dez jogos com apenas uma vitória. Vanderlei Luxemburgo será o 24º treinador rubro-negro em oito anos.

Tem como dar certo?

PC

2 comentários:

  1. Assim fica difícil né PC.....
    Mas o problema relamente do futebol carioca esta na nossa cartolagem que de maneira geral é corrupta, ineficiente e muito, mas muito amadora para um esporte que a anos não aceita mais esse tipo de gente no comando, com isso os resultados não poderiam ser outros.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.