segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Paciência pela América


Amigos, tudo que precisamos é de um pouco de paciência.

Na estreia, contra os argentinos, estávamos afobados. Cavalieri inseguro. Mariano afoito. Gum e André Luís nervosos. Carlinhos ansioso. Edinho, Diguinho e Souza distraídos. Darío Conca marcado. Willians e Rodriguinho cansados. Leandro Euzébio e Fred ausentes. Um obstinado Rafael Moura nos salvou da tragédia, com dois gols magníficos.

Na noite desta quarta-feira, receberemos o Nacional de Montevideo, no Estádio Olímpico João Havelange. Ninguém pode menosprezar os uruguaios, ninguém: esta taça que tanto buscamos eles já levantaram três vezes, em 1971, 1980 e 1988. E ser tricampeão da América não é para qualquer um.

Cheguei ao meu ponto: para bater esta forte potência internacional, o Fluminense necessita de seu povo. A multidão tricolor está convocada a marchar, a passos firmes, rumo ao Engenho de Dentro. Vivos, doentes e mortos, como escreveria a lenda.

As quartas-feiras de 2008 ainda estão vivas em nossas memórias. À sombra de nossos cânticos, o Fluminense fazia sua ópera no Maracanã. E batia em sequência Arsenal, Libertad, Atlético Nacional, São Paulo, Boca Juniors e Liga de Quito. Todos capitularam no Mario Filho: foram sete vitórias infinitas.

Sofremos gols dolorosos, de Adriano do São Paulo, de Palermo do Boca Juniors, de Bolaños da Liga de Quito. Gols que seriam o fim, mas foram o começo. A torcida não parou de cantar, não parou de apoiar. E vieram aquelas viradas inesquecíveis, banhadas por sangue, suor e lágrimas.

Naqueles momentos difíceis, a paciência foi nosso melhor remédio. Pois quem espera sempre alcança, já diz a mais bela canção.

Temos o necessário para o sucesso. Tudo que precisamos, repito, é de um pouco de paciência.

PC

7 comentários:

  1. Desde que passei ler o Jornalheiros me aproximei mais do Fluminense e tenho simpatizado mais o time carioca. Graças do PC... claro que se o meu Cruzeiro for desclassificado minha segunda opção é um time "pequeno" (se é que LA permite times pequenos) de outro país pra campeão, preferencialmente um não-argentino. Mas dos brasileiros meu segundo preferido é exatamente o Flu... sorte no jogo de vocês!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lilian. Fico feliz por saber que atraí sua simpatia pelo Fluminense.

    Também já vibrei muito com o seu Cruzeiro, especialmente quando ganhou uma Copa do Brasil dirigido pelo Pinheiro, um dos maiores ídolos da história do Fluminense.

    Outro que fez sucesso nos dois clubes foi Zezé Moreira, que conquistou a Copa Rio de 1952 pelo Fluminense, e a Copa Libertadores de 1976 pelo Cruzeiro.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Olha PC... eu amo o Flu incondicionalmente! Mas os preços dos ingressos nos estádios subiu demais e agora que eu não pago mais meia-entrada, ficou ainda mais difícil de ir! Eu gostaria muito de ir a todos os jogos, principalmente agora que estou livre, mas se a diretoria do Fluminense não tomar uma providencia pra abaixar os ingressos, acho que boa parte da torcida continuará assistindo os jogos pela tv ou ouvindo pelo radinho... infelizmente! =/
    A crônica, não preciso dizer, bela como sempre!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Liv,

    Entendo você perfeitamente. E sou crítico ferrenho dessa política de preços abusivos dos ingressos. Uma partida de primeira fase não pode ser vendida por 80 reais. É extorsivo mesmo.

    Obrigado pelo elogio à crônica. :)

    ResponderExcluir
  5. Até ler seu texto, eu estava desacreditada. A derrota do fds doeu demais. Mas isso aqui é Fluminense. Tem que ser sofrido.
    Dessa vez, iremos triunfar.
    Obrigada pelas palavras pc, mais uma vez.
    AVANTE FLU!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente, campeonato estadual vale muito, muito POUCO. Fiquei feliz com a derrota nos pênaltis para a Cabofriense, quer dizer, Boavista. Se a gente passasse ia pegar o Fla com MLH (chance de derrota ~ 95%). Aí se ganhamos: Oba! Campeão da Taça Guanabara! (E daí???)
    Se perdemos: CRISE! (nas vésperas de um confronto importantíssimo no México).

    Se vencermos o Nacional, essa "crise" do defuntinho (carioquinha) vai pro espaço! E sem Flamengo no domingo, não corremos riscos com outra crise de carioquinha.

    Esqueçamos o defuntinho 2011...

    Vamos tratar da América!!!

    ResponderExcluir
  7. Laís, eu que agradeço por seus elogios! :)

    É isso aí, Ramón. Como me disse o Profeta em 5 de dezembro: VAMOS TRATAR DA AMÉRICA!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.