sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Recordar é viver - Paulo Victor Nota Dez

(foto: Almir Veiga, Jornal do Brasil)


Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1982.

Amigos, hoje foi o grande dia de Paulo Victor, o arqueiro do Fluminense. O Botafogo tentou de todas as formas possíveis, mas não conseguiu vazar sua meta. Paulo Victor foi uma muralha intransponível. É importante registrar: o cimento sagrado do Maracanã testemunhou neste domingo a maior atuação de um goleiro em todos os tempos, passados, presentes e futuros.

O Botafogo precisava da vitória para manter-se na liderança, e então lançou-se ao ataque desde o início. Os atacantes alvinegros pressionavam muito, e a todo instante criavam as chances. Porém, lá estava Paulo Victor, sempre ele, salvando todas as bolas. Com um minuto, Geraldo chutou da ponta-direita, e parou no goleiro. Aos sete, Mirandinha finalizou forte, de fora da área, e Paulo Victor mandou a escanteio. Exibindo uma forma sensacional, o arqueiro fez a torcida tricolor no Maracanã recordar Castilho, o eterno ídolo do Fluminense. E junto com a lembrança de Castilho veio a lembrança da leiteria, quando o lateral alvinegro Perivaldo acertou a trave, aos onze minutos. Todo bom goleiro tem a sorte a seu lado, fiel companheira.

Ainda no primeiro tempo, Perivaldo fez Paulo Victor trabalhar novamente, em excelente cobrança de falta, que o goleiro espalmou para córner. Uma defesa espetacular, de almanaque, de cinema, de enciclopédia, de antologia!

Na etapa complementar, o Botafogo começou a tropeçar no seu próprio nervosismo. Logo aos 30 segundos, Mendonça arriscou de fora da área, e parou em nova intervenção de Paulo Victor. Os atacantes alvinegros, diante de um goleiro monumental, não sabiam mais o que fazer. E o Fluminense começava a levar perigo nos contra-ataques. Aos 11, aconteceu o inevitável: o ponta Gilcimar recebeu o lançamento pela esquerda, driblou os defensores, e sutilmente encobriu o goleiro Paulo Sérgio: Fluminense 1 a 0. Na saída de bola, o Botafogo criou uma boa trama, envolveu a defesa tricolor, e fuzilou a meta de Paulo Victor. A torcida alvinegra chegou a gritar o gol de empate, mas a bola explodiu na trave, novamente. A leiteria não falha jamais.

O Botafogo, líder que perdia sua liderança, atacava, atacava, atacava. E Paulo Victor defendia, defendia, defendia. Um botafoguense, na arquibancada, rosnava, quase chorando: "Não é possível! Não é possível! A bola não passa!". Os torcedores do América, ouvindo o clássico no rádio, sorriam com a liderança conquistada. Levando cada vez mais perigo nos contra-ataques, o Fluminense parecia mais próximo do segundo gol que o Botafogo do primeiro. (Até as reposições de Paulo Victor estavam irretocáveis!)

Aos 45 do segundo tempo, vem o golpe definitivo. Paulo Victor defende mais uma, e aciona Amauri, na intermediária. Ele avança, passa por Perivaldo e Eraldo, quase sofre pênalti e, já caindo, chuta com o pé direito para vencer Paulo Sérgio: Fluminense 2 a 0. Na saída de bola do Botafogo, a zaga tricolor rebate, e a bola sobra para Zezé Gomes, livre, marcar mais um: Fluminense 3 a 0.

Na segunda-feira, todos os jornais do Rio de Janeiro deram nota dez ao goleiro do Fluminense. Nascia uma lenda: o legítimo sucessor da maior escola de goleiros do futebol brasileiro. A linhagem de Marcos Carneiro de Mendonça, Batatais, Castilho e Félix tinha seu mais novo integrante: Paulo Victor.

PC

Observações:
- Castilho era treinador do Grêmio na ocasião, e elogiou a atuação impecável de Paulo Victor. Este confessou que nunca havia visto Castilho atuar, mas afirmou que era uma honra ser comparado ao eterno ídolo do Fluminense.
- o Botafogo acabou eliminado do Campeonato Carioca de 1982, aumentando mais um ano no jejum de títulos, que já durava desde 1968 e só acabaria em 1989. O América manteve a liderança na última rodada, e conseguiu a vaga que faltava, no triangular final com Flamengo e Vasco. O título acabou em São Januário.
- a partir desta partida contra o Botafogo, Paulo Victor se firmou como titular absoluto do Fluminense. Conquistaria nos anos seguintes três Campeonatos Cariocas (1983, 1984 e 1985), um Campeonato Brasileiro (1984) e algumas taças internacionais, sempre como titular da meta tricolor. Também passou a ser convocado frequentemente para a Seleção Brasileira. Foi reserva na Copa do Mundo de 1986, com o treinador Telê Santana.

FICHA TÉCNICA
14/11/1982 - Fluminense 3 x 0 Botafogo
Motivo: Campeonato Carioca de 1982 - Taça Rio.
Local: Maracanã (Rio de Janeiro).
Árbitro: Valquir Pimentel.
Renda: Cr$ 20.038.100,00.
Público: 40.987 pagantes.
Fluminense: Paulo Victor; Aldo, Maurão, Heraldo e Careca; Tadeu, Rubens Galaxe e Delei (Zezé Gomes); Gilcimar, Amauri e Fanta (José Kléber). Técnico: Paulinho de Almeida.
Botafogo: Paulo Sérgio; Perivaldo, Gaúcho, Eraldo e Josimar; Osvaldo (César), Alemão e Mendonça; Geraldo, Té e Mirandinha. Técnico: Zé Mário.
Gols: Gilcimar aos 11' do 2° tempo; Amauri aos 45' do 2° tempo; e Zezé Gomes aos 46' do 2.° tempo.
Cartões amarelos: Maurão, Tadeu, Gaúcho, Paulo Victor e Amauri.

Principal fonte de pesquisa: JB de 15/11/1982.

Agradecimento ao amigo Carlos Clark, testemunha ocular do show de Paulo Victor, que me sugeriu este tema.

5 comentários:

  1. Grande, PC!!!! Paulo Vitor é nota 10 mesmo!!!! Goleiraço!!!
    Agora, Fanta, Maurão e Careca, nunca tinha ouvido falar!!!!! Cruz credo!
    Grande abraço e não esqueci as fotos da F1, viu...

    ResponderExcluir
  2. Grande PC!!!

    Conseguir esse registro deve ter sido quase tão difícil quanto as defesas do Paulo Victor!

    Eu nunca me esquecerei deste jogo enquanto viver. A maior atuação de um goleiro com a camisa do Flu que eu já vi!

    Parabéns! Vc merece!

    Saudações Tricolores!

    ps. Nessa época além de Fanta, teve Adilço, Jasson e o guarda-metas Edson Cimento, um infeliz predecessor do Paulo Victor. Vacas magras. Mas este jogo foi pra guardar no coração.

    ResponderExcluir
  3. A maior escola de goleiros do Brasil clama por mais um mito. Paulo Victor foi o último.

    ResponderExcluir
  4. Viva São Diego Cavalieri, o mais novo membro da escola tricolor de goleiros. :D

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.