domingo, 17 de junho de 2012

Fluminense 4 x 1 Portuguesa

Quando Deco começou a brilhar em Portugal, os torcedores brasileiros se perguntavam quem era aquele craque. Não parecia possível que ninguém aqui tivesse notado tanto talento. O futebol clássico, de passes refinados, dribles curtos e visão ampla do jogo, mostrava claramente o DNA tupiniquim. Deco era um natural herdeiro de Didi, Gérson, Ademir da Guia, Falcão. Por que nenhum olheiro brasileiro conseguiu enxergar o óbvio? Sorte da Europa, que teve o privilégio de ver Deco desfilar seu gênio por seus verdíssimos gramados.

Há dois anos, o Fluminense foi buscar Deco. E muitos acharam que foi um erro, que Deco já estaria velho, já estaria acabado para o futebol. Felizmente estavam enganados: a cada jogo no Fluminense, Deco demonstra com sua categoria que ainda tem futebol para dar e vender.

Examinem o caso do jogo contra a Portuguesa, sábado, no Engenhão: com dois lançamentos geniais, um para Fred, outro para Lanzini, Deco decidiu a partida. Quando a Portuguesa já se assanhava para empatar o duelo, o artista tricolor executou seus dois perfeitos poemas. E sua plateia rendeu-se em gritos e aplausos.

Sinceramente, não sei se o Fluminense terá fôlego para brigar pelo Campeonato Brasileiro. A julgar por estas primeiras rodadas, o time mostra irregularidade, alterna entre partidas boas e ruins. Entretanto, temos Deco. Só nós temos Deco. E isto pode ser nosso trunfo, nossa vantagem definitiva. Quando o artista da camisa 20 está em campo, o Fluminense pode ganhar batalhas complicadas, pode virar duelos aparentemente perdidos.

Claro que o Tricolor tem seus outros importantes valores. Diego Cavalieri defende nossa cidadela com a calma e o ímpeto necessários para a tarefa. Fred é um centroavante incisivo. Wellington Nem, tão jovem, já está na Seleção. Thiago Neves destila veneno em suas cobranças de falta e escanteio. Valencia é um leão no meio-campo. Mas confesso que é no talento de Deco que reside minha maior esperança para o tetracampeonato do Fluminense.

PC

2 comentários:

  1. Agora é o Goianiense fora. Quem quer ser campeão tem que vencer esse tipo de jogo.

    ResponderExcluir
  2. Neymar, Fred e Deco são os jogadores mais decisivos do Brasil, dois jogam no Fluminense.

    Att,

    bmz

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.