sábado, 28 de julho de 2012

Desrespeito ao consumidor

Versão feminina da camisa comemorativa.

Essa semana, uma grande amiga minha me relatou uma situação lamentável, que demonstra falta de respeito do Fluminense com o seu consumidor. O episódio envolve a belíssima camisa cinza e branca, em homenagem aos 110 anos do clube, lançada no último dia 21 de julho.

Durante as últimas semanas, houve bastante propaganda a respeito do novo produto, que é mesmo uma peça muito bonita, com alguns detalhes especiais. O principal desses detalhes, anunciado aos quatro ventos, é a numeração exclusiva de cada camisa. De acordo com toda a divulgação do produto, teriam sido produzidas apenas 40.178 unidades (a quantidade de dias transcorridos desde a fundação do clube até o 110º aniversário), e cada camisa teria o seu número impresso num emblema. Nas palavras do site da loja oficial do clube: "Cada unidade vendida terá uma numeração exclusiva, dentro desse período de dias. Ou seja, todo torcedor terá uma camisa única, que ficará marcada na história do clube". O próprio site oficial do clube repetiu esse mesmo texto (vejam aqui).

Print-Screen do site da loja oficial do Fluminense.

Esta suposta quantidade limitada de camisas e esta suposta unicidade de cada produto são, naturalmente, as principais justificativas para o preço relativamente elevado do produto (R$ 249,90 na versão masculina, R$ 199,90 nas versões feminina e infantil). Em nenhuma divulgação da iniciativa, há menção a alguma diferenciação entre as versões, exceto pelo preço.

Entretanto, ao abrir sua camisa, versão feminina, minha amiga notou que ela simplesmente não tinha a tal numeração. A situação, evidentemente, a deixou muito chateada. Primeiro porque o "detalhe" realmente fez diferença para que ela encomendasse o produto. Segundo porque prova que houve propaganda enganosa (afinal, há obviamente mais do que as divulgadas 40.178 unidades à venda).

Sugeri que ela encaminhasse a reclamação à Ouvidoria do clube, o que ela fez imediatamente. Porém, a resposta recebida só aumentou a sua indignação (e a minha também):
"Prezada, conforme informação do setor pertinente, as camisas comemorativas infantis e femininas não possuem numeração. Saudações Tricolores, Ouvidoria do Fluminense Football Club."

Esta seca resposta da Ouvidoria é outro tapa na cara do consumidor do clube. O Fluminense não pode anunciar um produto e vender outro, e tampouco pode responder a uma reclamação pertinente desta forma. Não o Fluminense que eu idealizo.

PC

7 comentários:

  1. Esta é a triste realidade do FFC do Peter PanEca e seus asseclas.

    Fechando alguns esportes olímpicos.

    E o futebol profissional sem técnico...

    QUEM INVENTOU ESSE SEM SIEMSO QUERIA E VAI ACABAR COM O CLUBE.

    ResponderExcluir
  2. Foi falta de respeito mesmo. Passei a semana lendo que todo torcedor teria uma camisa exclusiva. Fiquei na expectativa de saber qual dia da história do clube a minha camisa representaria, mas ela não tem numeração. Anunciaram uma coisa, fizeram outra e vai ficar por isso mesmo?

    Muito bom você ter feito esse post, PC.

    ResponderExcluir
  3. Nossa torcida feminina tem que agradecer por já ter uma versão para mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Independente da resposta RIDÍCULA dessa ouvidoria q nunca serviu pra nada, acho um absurdo o Fluminense F. C. lançar uma camisa como essa e não disponibilizar uma parte da numeração para a feminina. Vale destacar q mais da metade da torcida Tricolor é de mulheres, já li isso numa pesquisa há um tempo. Como sempre AMADAORES! Sem mais!
    ST!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.