domingo, 15 de setembro de 2013

Resenha: Tricolor 2 x 1 Portuguesa

O Fluminense de laranja. Foto: Wagner Meier/LANCE!Press.

Neste sábado, contra a Portuguesa, no Maracanã, pela primeira vez em sua história de 111 anos, o Fluminense disputou uma partida oficial de competição com um uniforme de cor diferente de suas tradicionais (verde, branco, grená e cinza). Jogando todo de laranja, o onze passou sufoco contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Sofreu o primeiro gol aos 35 minutos da etapa inicial, em bobeada coletiva da defesa, que deixou Diogo livre para marcar de cabeça. Depois, no segundo tempo, lançou-se todo ao ataque e, na base da luta, conseguiu os dois gols de que necessitava. Aos 15, Moisés Moura cortou bicicleta de Anderson com o braço dentro da área, e Rafael Sobis converteu o pênalti, cobrando-o bem no meio do gol de Lauro. Aos 27, Felipe chutou e a bola sobrou para Rafael Sobis, que inteligentemente rolou para Wagner converter, sem goleiro. Fluminense 2 a 1.

Com os três preciosos pontos, o Fluminense alcança 26 no Campeonato Brasileiro, e se distancia um pouco da zona de rebaixamento. Com mais 20 pontos, nos livramos de vez do fantasma. Ainda acho que esta tímida meta é o máximo que podemos esperar neste ano de 2013. Mas, quem sabe, se o time mantiver o espírito guerreiro e tiver alguma sorte nas próximas rodadas, voltemos a sonhar mais alto.

Na estação Estácio do metrô, na volta para casa, enquanto aguardava a baldeação, escutei meu amigo Maurício reclamando do laranja. Por ele, o Fluminense só vestiria as cores do pavilhão, o verde, o branco e o grená. E, embora entenda os apelos do marketing, ecos dessa modernidade que nos atropela sem pedir licença, confesso que simpatizo com Maurício na causa. Para objetos sagrados - e a camisa do Fluminense é, sim, para nós, um objeto sagrado - a tradição é fundamental. Na minha utopia, sim, o onze adentra o gramado do Mario Filho sempre com a camisa tricolor - o verde da esperança, o branco da paz e da harmonia e o grená do vigor. Um extra-terrestre sobrevoasse o Rio de Janeiro, hoje, de seu disco voador, veria um time de laranja, num estádio laranja, cheio de camisas laranjas na arquibancada, e anotaria em seu caderninho: "Eu não estou entendendo, rapaz. Acho que calculamos mal: a Holanda é aqui".

A camisa laranja é bonita, claro que é, e já está fazendo sucesso, como fez sua versão anterior, em 2002. Será, provavelmente, um retumbante sucesso de vendas. Eu não resistirei e juntarei minhas moedas para comprar uma. O clube faturará algumas centenas de milhares de reais com a novidade. Os patrocinadores, idem. Então, temos que nos render. Ao menos por ora, o dinheiro vale mais que as tradições. Tanto é assim que nossos clubes - mesmo os mais ricos do mundo - sujam suas camisas estampando marcas diversas, por alguns contos de réis. Alguns clubes vão além, e chegam ao ponto de terceirizar seu departamento de futebol para o "patrocinador". Mas isso já é assunto para outro texto...

PCFilho

Melhores momentos:


Notas do onze:
Diego Cavalieri - 7,0.
Bruno - 5,0.
Gum - 6,0.
Anderson - 5,0.
Carlinhos - 6,0.
Edinho - 6,5.
Fábio Braga - 6,0.
(Felipe - 7,5).
Rafinha - 6,5.
(Biro Biro - 6,5).
Wagner - 7,0.
Rhayner - 6,0.
(Samuel - 6,5).
Rafael Sobis - 7,0.
Vanderlei Luxemburgo - 6,5.

15 comentários:

  1. Vitória fundamental. Jogo de 6 pontos. Pode parecer exagero, mas essa vitória simplifica muito a nossa trajetória.

    Cheguei a estranhar o cara da camisa 2. Foi algumas vezes à linha de fundo, jogou com raça...tenta fazer isso sempre, Bruno!

    De positivo, Anderson deu a bicicleta que originou o pênalti. Ficou paradão no gol dos caras. Volta, Ozébio!!!

    Felipe mostrou sua extrema lucidez. É importante jogando os poucos minutos que joga.

    ResponderExcluir
  2. Hoje foi o dia das camisas!

    Pensava eu que havia uma camisa do Flu em meu armário. Não havia. Foi então que vi a camisa do Frizão que, como a camisa de grandes clubes deste país, é inspirada na camisa d'O Mais Tradicional. Cito como alguns exemplos o uniforme 1 do Grêmio, o 2 do São Paulo, o 2 do Bahia etc, etc.

    Já no Maracanã, sou alertado por um dos funcionários: "Tá arriscado você não poder entrar com essa camisa". Bizarro! Qual é o problema de eu assistir uma partida com a camisa de um time do interior do estado, sem qq rivalidade com o Flu???

    Depois do show do meu Tricolor, já na Cardeal, ouço um encrenqueiro gritar: "Camisa do Bahia é foda, hein!". Era pra mim (a camisa do Friburguense é igual à 2 do Bahia). Dois bons moços de organizadas queriam encrenca comigo. Eis que os cordeirinhos passam por mim lançando-me olhares muito amigáveis. Nessa hora percebo que tratam-se de membros do grupo criminoso mais conhecido da torcida do Fluminense. Os jovens aprendizes de baderneiros ficam confusos...eu não estava com a camisa do Bahia, afinal. Na escada rolante, me seguro pra não rir ouvindo os comentários: "Que camisa é aquela?" "Sei lá. Bizarro."
    No fim da escada, uma menina que acompanhava os esquentadinhos me pergunta de que time é a camisa. Eu respondo, ela agradece (?! Duas vezes!?) e eu não os vejo mais.

    Pergunto: o que teria acontecido se eu fosse mesmo um torcedor do Bahia que, por um infeliz acaso, se encontrasse naquela estação naquela hora? Até quando esses grupos criminosos serão patrocinados pelos clubes? Até quando o cidadão de bem terá que conviver com isso?

    No Flu e Santos já relatei aqui que membros de organizadas foram arrumar encrenca com a galera da Legião (ou quase-Legião). É sempre a mesma história desagradável, sempre a mesma obsessão por arrumar confusão. Isso sem considerar o cambismo, os assassinatos...

    Quando essa m**** vai ter fim?

    ResponderExcluir
  3. Quem faz parte de gang está nela para brigar.

    O uniforme laranja ficou dahora.

    Edinho e Fabel jogaram muito bom.

    Acho que o time foi bem ontem, partida muito segura e só teve emoção pois temos Anderson.

    Ramon, a menina era bonita?

    ResponderExcluir
  4. Bem mais ou menos.

    Abaixo da (alta) média da nossa torcida.

    Coitada, deve gostar de fazer o papel de mulher de bandido...

    ResponderExcluir
  5. PC, bela ou não, algumas vezes me confundi torcendo para o cara de branco contra o de laranja!!! Caracas, o de branco da Portuguesa... Preciso me acostumar com isso.

    O primeiro tempo foi morno, mas no segundo o nosso onze jogou bem. Não sei se a portuga parou ou nós é que fomos pra cima, mas poderíamos ter feito até mais gols. O lance do Samuel merecia ter entrado.

    Gostei do Bruno e do Edinho.

    Agora é partir pra cima do tigre!

    Ramón, se esses bandidos parassem na cadeia um dia que fosse, melhoraria muito.

    ST

    ResponderExcluir
  6. Leandro, em um lance eu também me confundi. Por uns 3 segundos, torci pro time errado. hehehe.

    ResponderExcluir
  7. Paulo,Texto de fácil compreensão parabéns! nada rebuscado complicado. E SEJA BEM VINDA A LUZ DO SOL DOURADINHA Q ELA VENHA SER MOTIVOS DE vitórias sucessivas.

    ResponderExcluir
  8. Caro PC,

    Espero que o Flu chegue logo aos 46 pontos...

    Nossa equipe, independente do uniforme, não inspira nenhuma confiança e nem nos passa segurança.

    Gostei muito das atuações de Edinho e Fábio Braga ontem. Edinho, que vem sendo muito criticado,mostrou muita vontade e foi um dos melhores em campo.
    FB ainda é garoto, como tantos outros, e sem a pressão de ter o pai no banco, atuou bem melhor que das outras vezes.

    Alguns acharam que Cavalieri falhou, fico na dúvida pois achei que a bola estava distante do gol e ele teria de sair muito. Acho que a falha foi, novamente, do Anderson que nem viu o atacante.

    Pelo menos, a sorte anda flertando conosco novamente.

    O uniforme é legal. Mas gostaria que fosse apenas para treino, amistoso e etc. Para jogos oficiais, não gosto, parece que não somos nós... Ainda mais como a equipe vem atuando, parecemos o Nova Iguaçu. Kkkkk

    Que vençamos na quarta!!!

    ST

    ResponderExcluir
  9. "Se Holanda é aqui" como cita em seu texto, eu acrescentaria: JAMAIS VI HOLANDA JOGAR DE CORAL.

    ResponderExcluir
  10. A tradição deve ser mantida nas camisas 1 e 2.
    Nas demais a criatividade é livre. Só não pode ter vermelho e preto.

    ResponderExcluir
  11. A tradição deve ser mantida nas camisas 1 e 2.
    Nas demais a criatividade é livre. Só não pode ter vermelho e preto.

    ResponderExcluir
  12. Rogério Pecegueiro,

    Na minha escala de cor, não existe diferença entre "laranja", "coral", "abóbora" e similares. É tudo laranja. rsrsrs.

    ResponderExcluir
  13. Pois eu te digo, PC, não foi essa cor que entrou em campo que o Conselho Deliberativo do Fluminense aprovou. A laranja aprovada é o que está na atual 3ª camisa do Real Madrid. A Adidas mudou de plano nos bastidores e mandou essa cor coral para o Fluminense. Não é a primeira vez que isso acontece.

    ResponderExcluir
  14. Rogério,

    Confesso que não sei (nem teria como saber) qual laranja foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fluminense.

    Acontece que a Adidas faz o que quiser com o Fluminense. Afinal, não é à toa que há muitos dirigentes (e conselheiros) do Fluminense desfilando por aí, vestidos de Adidas do boné aos tênis...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.