quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Um censo de marcianos

E. T., o Extraterrestre (desenho de M. Brooklyn).

Uma sala contém mais do que um marciano. Cada marciano tem duas mãos, com pelo menos um dedo em cada mão, e todos os marcianos têm o mesmo número de dedos. Ao todo, há entre 200 e 300 dedos marcianos na sala. Se você soubesse o número exato de dedos, você poderia deduzir o número exato de marcianos. As perguntas: quantos marcianos há na sala, e quantos dedos cada um tem?

PCFilho

9 comentários:

  1. Muito bons esses posts, PC! Esse e o dos problemas acoolico e diabólico.

    Imagino que tenhamos que analisar por eliminação. Poucos números devem bastar, entre 200 e 300, que me permitam saber quantos dedos e alienígenas existem. É por aí? :P

    ResponderExcluir
  2. Zoucas, que bom que vc tá gostando dos posts. Farei mais alguns assim nas próximas semanas. :)

    Sim, é por aí. Só há uma solução entre 200 e 300. ;)

    ResponderExcluir
  3. Deve ser algo como 2*primo*primo, dai dá para saber.

    ResponderExcluir
  4. PC, estes ETs têm o mesmo número de dedos em cada mão? Porque, se não tiverem, temos no mínimo dois ETs e no mínimo dois dedos por ET, sem nenhuma outra restrição. Voltando à propriedade comutativa da multiplicação, nº de dedos por ET x ETs = ETs x nº de dedos por ET. Aí não vejo como diferenciar nº de dedos por ET do número de ETs...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo,

    O enunciado está claro: "Cada marciano tem duas mãos, com pelo menos um dedo em cada mão, e todos os marcianos têm o mesmo número de dedos."

    Isto é, os marcianos não têm necessariamente a mesma quantidade de dedos em cada mão.

    ResponderExcluir
  7. Atentem para a informação: "Se você soubesse o número exato de dedos, você poderia deduzir o número exato de marcianos."

    Essa é uma restrição mais severa do que "parece" a princípio.

    ResponderExcluir
  8. São 17 marcianos com 17 dedos cada (não é afirmado que eles têm o mesmo número de dedos em cada mão), totalizando 289 dedos no total.

    A lógica é que o número total de dedos tem que ser uma multiplicação de 2 números primos, outrossim a solução não seria única. E esses primos têm que ser idênticos, senão também ficaríamos na dúvida de qual dos 2 números corresponderia ao número de marcianos, e qual ao número de dedos de cada um. Só existe uma solução: 289 = 17 x 17.

    -- MQ

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, MQ! Solução correta!

    A informação-chave é a que eu destaquei no último comentário: a de que o número de dedos pode nos dizer de forma única o número de marcianos. Esta é, como eu escrevi, uma restrição bastante severa. Elimina, por exemplo, a hipótese de serem 246 dedos, porque poderia haver 82 marcianos com 3 dedos cada, ou 3 marcianos com 82 dedos cada, e por aí vai.

    A única possibilidade que evita essa incerteza é a quantidade de marcianos e a quantidade de dedos por marciano serem expressadas pelo mesmo número, e esse número ser primo (divisível apenas por 1 e por ele próprio).

    Isto significa que procuramos pelo quadrado de um número primo, entre 200 e 300.

    A única solução é 289, quadrado de 17. Então, há 17 marcianos, cada um dos quais com 17 dedos.

    :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.