quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Faleceu Nilton Santos, aos 88 anos

Nilton Santos, em três momentos de sua vida.

Hoje é um dia triste para o futebol e seus amantes. Faleceu uma das lendas do esporte: Nilton Santos, o eterno lateral-esquerdo do Botafogo e da Seleção Brasileira. Apelidado de "Enciclopédia do Futebol", Nilton Santos disputou quatro Copas do Mundo, tendo sido vice-campeão em 1950 (como reserva) e bicampeão em 1958 e 1962 (como titular). Ganhou também, pela Seleção, a Copa América de 1949 e o Campeonato Pan-Americano de 1952.

Sua malandragem foi decisiva na partida contra a Espanha, no Mundial de 1962. Quando Enrique Collar o driblou, Nilton Santos o derrubou, dentro da área. Mas o árbitro chileno Sergio Bustamante foi enganado pela malandragem do botafoguense, que deu um passo à frente, induzindo o juiz a marcar falta e não pênalti. O Brasil, que perdia por 1 a 0, acabou virando o jogo, e terminou campeão. "Foi pura malandragem, daquelas que a gente aprende nas peladas", disse ele, sobre seu famoso passinho para a frente.

Nilton Santos na Seleção Brasileira.

Na minha visão, Nilton Santos foi o maior jogador da história do Botafogo, com 729 atuações pelo Alvinegro (recorde nunca igualado), e jamais tendo vestido a camisa de outro clube. Conquistou pelo Botafogo quatro Campeonatos Cariocas (1948, 1957, 1961 e 1962) e um Torneio de Paris (1963).

O elegante Nilton Santos com a camisa do Botafogo.

Nilton Santos é presença constante em "Seleções da História do Futebol": foi escolhido para os times históricos da Revista Placar (1981), da Federação Italiana de Futebol (1988) e do jornal A Tarde (2004), entre outros.

Este escriba dedicou um post em homenagem a Nilton Santos em seu mais recente aniversário, no último dia 16 de maio. Vale conferir, principalmente pelas diversas fotos históricas que o ilustram.

Vá em paz, Enciclopédia.

PCFilho

3 comentários:

  1. Caro Xará,

    peço sua ajuda sobre a nossa antítese do N. Santos.

    Gostaria que lembrasse algum jogador do nosso Tricolor, pior que o Anderson.

    Sou tricolor há quase seis décadas, jamais vi um pereba tão pereba.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito triste. Gostava muito do Nilton Santos, e por diversas vezes tentei saber como fazer para conhecê-lo pessoalmente, mas infelizmente não dá mais tempo. A Enciclopédia sempre me fez sentir um pouquinho Botafoguense (só um pouquinhozinho de nada). Descanse em paz. O time do céu ganhou o maior reforço de todos na lateral esquerda!

    ResponderExcluir
  3. RAFS, infelizmente esses últimos anos do Nilton Santos, já internado, foram bastante complicados, por causa dessa terrível doença que ele enfrentava. O que me deixa um pouco menos triste é saber que o Botafogo pagava todas as despesas médicas dele.

    PPP, não me fale de Anderson, não. Faz mal pro meu estômago...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.