sexta-feira, 14 de março de 2014

Joguinho 2048 - Dicas e uma estratégia para vencer


Esta semana uma febre tomou conta da internet mundial: o viciante joguinho "2048" (clique aqui para jogar). Trata-se de um desafiador quebra-cabeças matemático: mexendo com as quatro setinhas do teclado, o jogador realoca os bloquinhos com potências de 2, realizando somas entre os bloquinhos com o mesmo número, até atingir o número mágico de 2048 em um dos bloquinhos.

O joguinho, criado pelo desenvolvedor italiano Gabriele Cirulli, se tornou um dos 10 assuntos mais comentados da internet no mundo durante a semana. Atingir o objetivo do jogo é mais difícil do que parece a princípio, e por isso escrevi um mini-guia para aqueles que estiverem encontrando dificuldades. Segue abaixo o resumo da minha estratégia para vencer o 2048.

1º passo: escolha um dos quatro cantos do tabuleiro, que é onde sempre estará o bloquinho com o maior valor. No começo, não se preocupe tanto com isso, mas ao atingir o número 64 ou 128, certifique-se de que o bloquinho está em um dos quatro cantos. Pode ser qualquer um dos quatro cantos, mas para facilitar a explicação, considerarei que foi escolhido o canto inferior esquerdo (onde está o 2048 na figura acima).

2º passo: uma vez posicionado o bloquinho com o maior número no canto inferior esquerdo, a setinha para cima é uma tecla proibida. Não a utilize em nenhuma circunstância: somente movimente os bloquinhos com as setas para a esquerda, para baixo e para a direita. Outra restrição: de preferência, só aperte a setinha para a direita se a linha inferior estiver totalmente preenchida pois, caso contrário, seu bloquinho maior sairá de sua posição, e se você der azar, essa posição será ocupada por um novo bloquinho 2 ou 4, bagunçando o esquema. Pode acontecer de você ser forçado a apertar a setinha para a direita, por ser a única opção disponível. Nesse caso, faça isso, mas na jogada imediatamente seguinte aperte a setinha para a esquerda, para voltar seu bloquinho maior para sua posição ideal, antes que seja tarde.

3º passo: com o seu bloquinho de maior número no canto inferior esquerdo, sem pressa, faça com que o bloquinho com a metade esteja adjacente a ele, e assim por diante, como na figura abaixo:

4º passo: eventualmente, você terá na segunda linha um bloquinho com o mesmo número do último da primeira linha (64, na figura acima). Então, os combine para obter 128, e depois é só fazer três deslocamentos para a esquerda, para obter 256, 512 e 1024.

5º passo: repita o processo todo, sempre certificando-se de manter seu bloquinho de maior valor (agora 1024) no canto. Eventualmente, você terá a primeira linha com 1024, 512, 256 e 128, e um bloquinho com 128 na segunda linha. Faça as combinações na sequência e você finalmente obterá o número mágico 2048. Vale uma ressalva: nesta etapa, você precisará de um pouco de sorte, pois é possível que você seja forçado a tirar o bloquinho 1024 do seu canto, o que bagunça a estratégia e pode inviabilizar a conclusão.

Se o leitor tiver uma outra estratégia que funcione, está convidado a explicá-la nos comentários. Espero ter contribuído para que os viciados voltem logo ao trabalho ou ao estudo, pois o país precisa andar. :-)

PCFilho

4 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.