domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha Tetracampeã

Foto: seleção alemã ergue a Copa do Mundo no Maracanã (Reuters).

Merecido e incontestável, o triunfo do escrete da Alemanha no Maracanã.

Dizia Nelson Rodrigues"não se improvisa uma vitória: ela é o resultado do lento trabalho de gerações". Após três ótimas campanhas, em 2002, 2006 e 2010, sempre entre as semifinalistas, a Alemanha finalmente conquistou, em 2014, a suprema glória do futebol mundial.

Os alemães são campeões dentro e fora de campo: construíram um Centro de Treinamento na Bahia, que deixarão como legado para a prática esportiva de crianças carentes. Também fizeram polpudas doações para escolas públicas, e para os índios da região comprarem uma ambulância.

Na semifinal, a Alemanha infligiu à Seleção Brasileira sua maior derrota em 100 anos de história, e soube se comportar com uma elegância, digamos, alemã: sem provocações, sem desrespeito, com muito fair-play, durante o jogo e depois dele. Sim, venceram o time mais vitorioso da história, na casa dele, por 7 a 1, e ainda assim mantiveram a humildade, os pés no chão.

Na final, contra a Argentina, o menino Götze, 22 anos, saiu do banco de reservas para marcar o gol do título. O jogador mais habilidoso do escrete alemão estava mesmo destinado a entrar para a história: seu nome ecoará pela eternidade.

Amigos, a Alemanha teve um time, um conjunto, enquanto as outras seleções do Mundial tiveram, cada uma, o seu craque. O triunfo alemão foi a vitória do trabalho coletivo sobre o individualismo, e assim representa uma evolução no futebol mundial.

Pela primeira vez, uma seleção europeia levanta a taça em solo americano. Parabéns aos alemães, os novos tetracampeões do mundo.

PCFilho

PS: aos argentinos, valorosos vice-campeões, faço um pedido: decime que se siente...

3 comentários:

  1. Argentina, diz o que é que sente...
    ...o Pelé tem mais Copas que voce eh eh eh

    Argentina, o Zagallo tem O DOBRO de Copas que voce ahahahahahah

    Voces vão ter que me engolir...

    Grande Zagallo, o único treinador na história do futebol que ousou escalar no 11 inicial, nada mais nada menos que 5 CAMISAS 10(Jair no Botafogo, Gerson no São Paulo, Tostão no Cruzeiro, Riva no curintia e lógico, Pelé) e foi campeão do mundo...

    Como todos eles eram super-craques, sabiam jogar em qualquer posição, não estranhavam nem precisavam de adaptação...Jair jogou de ponta direita, Riva de ponta-esquerda, Tostão jogou de centro-avante, Gérson jogou de meia-direita e houve um detalhe que foi importantíssimo na semi-final contra os uruguaios...

    Naquele jogo, houve uma mudança tática muito importante:Gérson jogou recuad, de cabeça-de-área e Clodoaldo, craque em ascensão que era o cabeça-de-área, jogou na posição do nº 8 de Gérson. Simplesmente trocaram de posição e confundiram a marcação uruguaia.

    Wilson Piazza era tão bom, mas tão bom que jogou de zagueiro, mas no Cruzeiro era o cabeça-de-área titular absoluto, mas também não podia ficar fora do time titular, portanto foi adaptado para fazer dupla de zaga com aquele "poço de força e disposição" chamado Brito, um "cavalo" segundo Roberto Rivellino.

    Argentina, decime que se siente, o Pelé tem mais Copas que voce eh eh eh

    Não me canso de cantar essa musiquinha:-)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei comovido com a recusa de Schweinsteiger em receber uma camisa mulamba que tentaram lhe entregar.


    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.