quarta-feira, 6 de abril de 2016

Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna - 10 curiosidades


Há exatamente 120 anos, no dia 6 de abril de 1896, em Atenas, capital da Grécia, começaram os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Durante dez dias, 241 atletas oriundos de 14 países atuais (Alemanha, Austrália, Áustria, Bulgária, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Itália, Suécia e Suíça) esforçaram-se em nove modalidades esportivas (Atletismo, Ciclismo de Pista, Ciclismo de Estrada, Esgrima, Ginástica Artística, Natação, Levantamento de Peso, Luta Greco-Romana e Tiro Esportivo).

Abaixo, seguem dez curiosidades sobre esta primeira edição das Olimpíadas, que acontecem de quatro em quatro anos desde então (com exceção dos anos de 1916, 1940 e 1944, quando o evento foi cancelado por causa das duas Grandes Guerras Mundiais do século XX). Neste ano, os Jogos Olímpicos acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América do Sul.

I) Não houve medalhas de ouro em 1896
O grande objetivo atual dos atletas olímpicos é conquistar a medalha de ouro. Entretanto, na primeira edição dos Jogos Olímpicos, não foram distribuídas medalhas de ouro. Cada vencedor recebeu uma medalha de prata e um ramo de oliveira, e cada vice-campeão uma medalha de bronze e um ramo de loureiro. Os terceiros lugares não receberam nenhum prêmio (embora hoje sejam reconhecidos como medalhistas olímpicos).

A medalha de prata entregue aos vencedores nos Jogos Olímpicos de 1896.

II) Não houve competidoras mulheres
Por decisão do idealizador dos Jogos, o Barão Pierre de Coubertin, as mulheres não foram autorizadas a competir na edição de 1896. Apesar da proibição, há relatos não-oficiais sobre uma competidora, chamada Stamata Revithi, que teria corrido a Maratona no dia 11 de abril, um dia depois da realização da prova masculina. Apesar de não ter sido autorizada a entrar no Estádio Panathinaiko para finalizar o percurso, ela cumpriu a prova em aproximadamente cinco horas e meia. Ela teria levado um documento com a assinatura de testemunhas ao Comitê Olímpico Helênico, mas a história dela nunca foi confirmada oficialmente. Na edição seguinte dos Jogos Olímpicos, em 1900, em Paris, vinte mulheres competiram.

III) Nenhum recorde mundial foi estabelecido no Atletismo
Ao longo do século XX, os Jogos Olímpicos foram marcados por diversas quebras de recordes mundiais. No entanto, na edição de 1896, poucos concorrentes de alto nível competiram no Atletismo. E este fato, aliado a condições desfavoráveis nas pistas de competição, como curvas relativamente estreitas, impossibilitou o estabelecimento de recordes mundiais. Apesar dos problemas, o atleta Thomas Burke, dos Estados Unidos, atingiu boas marcas para a época: foi campeão dos 100 metros com um tempo de 12 segundos, e dos 400 metros com um tempo de 54,2 segundos. Os recorde mundial na prova dos 100 metros era de 10,8 segundos.

IV) Os Jogos de 1896 só aconteceram graças a um mecenas.
A realização da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna esteve ameaçada por uma grande crise econômica que assolou a Grécia. O evento somente pôde acontecer devido à generosidade do rico financista ateniense George Averoff, que bancou os custos da reforma do Estádio Panathinaiko para as competições. Em homenagem ao mecenas, Sua Majestade o Rei Jorge I da Grécia encomendou uma estátua, feita em mármore, na entrada do Estádio Panathinaiko - ela ainda está lá, cento e vinte anos depois.

V) As bandeiras dos países em 1896 eram bem diferentes das atuais.
Embora não tenha sido dada muita importância à nacionalidade dos atletas participantes em 1896, vale reparar como, há apenas 120 anos, as bandeiras nacionais, que nos parecem símbolos tão sólidos atualmente, eram tão diferentes.

Bandeira do Império Austro-Húngaro (atuais Áustria e Hungria).

Bandeira do Império Alemão (atual Alemanha).

Bandeira da Grécia em 1896.

Bandeira da Itália em 1896.

Bandeira da Suécia em 1896.

VI) Os detalhes da escolha de Atenas como sede
Apesar de a ideia dos Jogos Olímpicos da Era Moderna ter sido do historiador francês Pierre de Coubertin, a sede escolhida para a primeira edição foi Atenas, capital da Grécia. Isso se deveu ao fato de os Jogos Olímpicos Antigos terem sido realizados no santuário de Olímpia, envolvendo as nações que hoje conhecemos como "Grécia Antiga". A decisão de data e local dos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna se deu em Paris, no dia 23 de junho de 1894. Na mesma reunião, foi fundado o Comitê Olímpico Internacional (COI).

VII) Uma confusão de datas quase impossibilitou a realização dos Jogos
Em 1896, a Grécia utilizava o antigo calendário juliano, diferente do nosso calendário gregoriano, já adotado pela maioria dos países na ocasião. No calendário juliano, os Jogos seriam realizados entre os dias 25 de março e 3 de abril de 1896 - no gregoriano, entre 6 e 15 de abril de 1896. Sem nenhuma experiência na realização de um evento tão grandioso, os organizadores não levaram em conta a diferença de doze dias entre os calendários na divulgação e nos convites, erro que dificultou a chegada dos atletas dos diversos países.

VIII) Não se sabe a identidade de alguns atletas participantes
A precariedade dos registros das competições de 1896 teve uma triste consequência: hoje, conhecemos as identidades de somente 179 dos 241 participantes. Os nomes de alguns dos homens que fizeram história competindo nas primeiras Olimpíadas, infelizmente, se perderam para sempre.

IX) Os Jogos de 1896 foram um sucesso absoluto
Apesar de todos os problemas e dificuldades enfrentados para a realização dos Jogos de 1896, o grandioso evento foi considerado um sucesso absoluto na época. O Estádio Panathinaiko recebeu verdadeiras multidões em todos os dias de competição, superando os 100 mil espectadores em cada dia, recorde de maior público a assistir a um evento esportivo até aquela data.

X) Houve um grande apelo para que os Jogos Olímpicos fossem sempre em Atenas
O sucesso das primeiras Olimpíadas não foi somente de público: também os competidores gostaram muito do evento. O Barão Pierre de Coubertin e o Comitê Olímpico Internacional receberam diversos pedidos para que as edições seguintes dos Jogos Olímpicos também fossem realizadas em Atenas. Alguns atletas dos Estados Unidos e o Rei Jorge I da Grécia fizeram solicitações formais a esse respeito. No entanto, os Jogos de 1900 já estavam planejados para Paris, e de fato aconteceram na capital da França. As Olimpíadas só voltariam a Atenas 108 anos depois, em 2004.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.