domingo, 17 de abril de 2016

O Fluminense já venceu 9 vezes a Taça Guanabara


Neste domingo, dia 17 de abril, o Fluminense enfrentará o Vasco na Arena da Amazônia, em Manaus, pela decisão da Taça Guanabara de 2016. Esta será a primeira vez em que a competição é decidida fora do território do estado do Rio de Janeiro.

A primeira decisão do Fluminense na Taça Guanabara foi na segunda edição, no ano de 1966, quando a competição era disputada à parte, separadamente do Campeonato Carioca. Na ocasião, o Tricolor sagrou-se campeão com uma vitória sobre o Flamengo por 3 a 1, gols de Amoroso e Mário Tilico (2).

Em 1969, o Fluminense voltou a conquistar a Taça Guanabara, com uma vitória sobre o America, por 1 a 0, com um gol de Flávio aos 41 minutos do segundo tempo. Em 1971, a competição foi conquistada pela terceira vez pelo Tricolor, com a vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo, três gols de Mickey. Nestas três primeiras conquistas do Fluminense, a Taça Guanabara era uma outra competição, disputada à parte do Campeonato Carioca.

O Fluminense voltaria a ser campeão da Taça Guanabara em 1975, batendo o America na decisão por 1 a 0, com um gol de falta de Rivellino, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação. Foi a revanche da derrota no ano anterior, quando o America é que havia sido o campeão, com uma vitória por 1 a 0.

Em 1983 e 1985, Fluminense e America voltaram a decidir a Taça Guanabara, com dois triunfos tricolores. Em 1983, 2 a 0, com dois gols de Assis. Em 1985, 1 a 0, com gol do paraguaio Romerito. Todas as seis conquistas tricolores da Taça Guanabara até 1985 foram no Estádio do Maracanã.

Em 1991, o Fluminense assegurou o seu sétimo título da Taça Guanabara ao empatar com o America em 0 a 0. Em 1993, o Tricolor levantou o troféu pela oitava vez, após vencer o Volta Redonda por 1 a 0, gol de Ézio. Estas duas conquistas aconteceram no Estádio de Laranjeiras.

Na temporada de 2012, a decisão da Taça Guanabara foi disputada entre Fluminense e Vasco, no Estádio do Engenhão. Na ocasião, o Tricolor sagrou-se campeão com uma vitória por 3 a 1, gols de Fred (aos 36' do 1º tempo), Deco (aos 42' do 1º tempo) e Fred de novo (aos 11' do 2º tempo).

Tomara que o Tricolor traga de Manaus a décima Taça Guanabara para sua coleção. :)

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.