segunda-feira, 8 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 8 de maio


1938: o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, no Estádio de Laranjeiras, em partida válida pelo Torneio Municipal. O gol da vitória tricolor foi marcado por Sandro. O Fluminense terminaria campeão da competição.

1943: no 100º Fla-Flu da história, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 1, em São Januário. Os gols tricolores foram de Tim (aos 23 do 1º tempo), Carreiro (aos 43 do 2º tempo) e Russo (aos 45 do 2º tempo). A partida valeu pelo Torneio Municipal.

1966: o Fluminense venceu o Botafogo por 3 a 0, no Baenão, em Belém, e conquistou o Torneio Pará-Guanabara. Os gols foram assinalados por Samarone (aos 13 do 1º tempo) e Gibirinha (aos 12 e aos 27 do 2º tempo).

1976: o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha por 4 a 1, no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols da Máquina Tricolor foram de Dirceu (aos 25 do 1º tempo), Gil (aos 12 e aos 22 do 2º tempo) e Narciso Doval (aos 28 do 2º tempo). O Fluminense terminaria campeão da competição.

1994: diante de 49.642 pessoas no Maracanã, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, em partida válida pelo quadrangular final do Campeonato Carioca. Os gols foram de Ézio (aos 32 do 1º tempo) e Mário Tilico (aos 27 do 2º tempo). Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Ayrton Senna, homenagem ao lendário piloto, que falecera uma semana antes.

2002: o Fluminense venceu o America por 2 a 1, no Giulite Coutinho, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Marco Brito (aos 11 do 2º tempo) e Alex Fidelinho (aos 46 do 2º tempo). O Fluminense terminaria campeão da competição.

2005: no Raulino de Oliveira, o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 2 a 1, gols de Juan (aos 19 do 1º tempo) e Alex Fidelinho (aos 46 do 2º tempo), pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

2013: pela Copa Libertadores, o Fluminense venceu o Emelec por 2 a 0, em São Januário, e garantiu sua classificação às quartas-de-final. Os gols foram de Fred (aos 28 do 1º tempo) e Carlinhos (aos 39 do 2º tempo).

****

Aniversariantes do dia:

Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange, o João Havelange (1916), atleta de natação e pólo aquático e presidente de honra do Fluminense. Foi medalhista de bronze com a Seleção Brasileira de Pólo Aquático nos Jogos Pan-Americanos de 1955, na Cidade do México. Como dirigente, foi presidente da Confederação Brasileira de Desportos entre 1958 e 1974, presidente da FIFA entre 1974 e 1998, e membro do Comitê Olímpico Internacional entre 1963 e 2012.

Luiz Fernando Ferreira Maximiliano (1995), volante do atual elenco do Fluminense, que estreou em 2015 na equipe profissional, foi emprestado ao Samorin (parceiro do Fluminense na Eslováquia) e retornou ao Flu para a temporada de 2017.

PCFilho

3 comentários:

  1. Parabéns aos aniversariantes...e bela mtéria....
    E o cartola começa essa semana em...esta preparado?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio ao post. Sim, o Cartola FC começa essa semana, e eu já escalei o time. Só vou verificar se todos estão escalados. :)

      Excluir
  2. De acordo com o site da RSSSF, os autores dos gols do jogo de 1966 foram outros, conforme a ficha técnica abaixo.

    FLUMINENSE 3 X 0 BOTAFOGO (RJ)
    Data: 08/05/1966.
    Local: Estádio Evandro Almeida (Clube do Remo, Belém-PA).
    Árbitro: Teodoro Rodrigues.
    Renda: Cr$ 18.993.000,00.
    Público: 19.353 pagantes.
    FFC: Édson Borracha (Márcio); Oliveira, Valdez (Jorge Souza), Riva e Bauer;
    Jardel e Roberto Pinto (Alves); Gibira (Valmir), Lula, Amoroso e Gílson Nunes.
    Técnico: Tim.
    BFR: Florisvaldo; Joel, Zé Carlos, Dimas (Paulistinha) e Adevaldo; Élton e
    Luís Carlos; Roberto, Sicupira, Humberto (Jerônimo) e Artur.
    Técnico: Manoel dos Santos Victorino (Neca).
    Cartões Vermelhos: Sicupira e Roberto.
    Gols: Amoroso aos 12' e Valmir aos 57' e 71'.
    Fonte: Jornal Província do Pará (pesquisa de Gunter de Moura Angelkorte).
    Participaram também deste torneio, o Clube do Remo (PA) e o Paysandu (PA).

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.