sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 27 de outubro


1907: no último jogo do segundo Campeonato Carioca, disputado no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Paysandu por 2 a 0, gols de Emile Etchegaray e Hermano Simonsen, e garantiu o título de campeão. Fluminense e Botafogo terminaram a competição empatados, com 10 pontos ganhos cada um. Conforme a ata da resolução da Liga Metropolitana de Sports Athléticos, de 1º de maio de 1907, o desempate se daria pelo critério do "goal-average": "Fica resolvido que na presente estação, quando se der empate no final dos campeonatos, em vez de ser jogado o desempate, tira-se a média dos goals entre os empatados, sendo declarado campeão o que melhor média apresentar". Como o Tricolor teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição, sagrou-se como o legítimo campeão. Em 1996, a Federação do Rio de Janeiro decidiria dividir oficialmente o título entre Fluminense e Botafogo, o famoso "campeão desde 1910"...
Os gloriosos campeões cariocas de 1907, em foto tirada no dia da conquista.
Na primeira fila: Victor Etchegaray, Anderson Williams Waterman (goleiro) e Walter Salmond.
Na segunda fila: João Leal, Alberto Borgerth e Edgard Gulden.
Na terceira fila: Alex Martins, Hermano Simonsen, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias.

1931: em navio vindo da Europa, chegou ao Rio de Janeiro o corpo embalsamado do fundador Oscar Alfredo Sebastião Cox, falecido vinte dias antes, em Clermont-Ferrand, na França. O sepultamento, na quadra 38 do Cemitério de São João Batista, em Botafogo, foi acompanhado por centenas de sócios do Fluminense. Em 1952, o clube instalaria no túmulo do pioneiro uma placa de bronze, com os seguintes dizeres: "Viver e não deixar uma instituição atrás de si não vale a pena viver. Oscar Cox dirigiu a fundação do Fluminense Football Club, que, no seu Cinqüentenário, aqui grava sua gratidão e saudade".

1946: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol de Rodrigues Tatu. Em dezesseis jogos na competição, o Fluminense acumulava doze vitórias e quatro derrotas. Faltando duas rodadas para o término, Fluminense, Flamengo e America estavam empatados na liderança, todos com 24 pontos ganhos, seguidos de perto pelo Botafogo, com 22. Os quatro clubes terminariam empatados, e precisariam jogar o Supercampeonato, no qual o Tricolor se sagraria campeão.

1948: em amistoso internacional, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Racing, da Argentina, por 3 a 2, graças aos gols de Cento-e-Nove, García (contra) e Orlando Pingo de Ouro. O forte time do Racing conquistaria os três Campeonatos Argentinos subsequentes, em 1949, 1950 e 1951. A vinda do Racing ao Rio de Janeiro foi um desafio à Associação Argentina, que estava rompida com a Confederação Brasileira desde a batalha campal de 1946 - briga que impediria até a vinda da Argentina à Copa do Mundo de 1950. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Fluminense x Racing.

1963: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, na inauguração do alambrado das arquibancadas do Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou a Portuguesa da Ilha do Governador por 4 a 0, gols de Manoel, Escurinho e Joaquinzinho (dois).

1979: em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 da Portuguesa da Ilha do Governador, graças aos gols de Robertinho e Mário Marques (a Lusa descontou com Alberdã). O jogo foi a preliminar de Botafogo 3 x 1 Goytacaz.

1982: o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, com um gol de Amauri, de cabeça, em jogo válido pelo Campeonato Carioca.

1984: em partida disputada no Maracanã, válida pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Americano de Campos por 1 a 0, gol do centroavante Washington, de cabeça. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).

1985: em jogo válido pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 0, graças aos gols dos laterais Branco (aos 39 do primeiro tempo) e Renato Martins (aos 32 da etapa complementar). 43.568 pagantes foram ao Maracanã para prestigiar o clássico. Por ter conquistado o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual conquistaria o tricampeonato estadual, em dezembro.

1994: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 da Portuguesa de São Paulo, graças a dois gols do meio-campista Djair, o segundo desempatando o jogo, aos 43 minutos do segundo tempo. O jogo quebrou o recorde de menor público do Fluminense no Maracanã até aquela data: somente 641 pagantes.

2004: em jogo disputado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Juventude por 7 a 1. Os gols tricolores foram de Rodrigo Tiuí (três), Roger Flores (dois) e Alessandro (dois, um de pênalti). Não houve clima para celebrar a goleada, porque, na partida entre São Paulo e São Caetano, o zagueiro Serginho faleceu, vítima de um infarto.

2005: em partida do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Rodrigo Tiuí, Tuta (dois) e Mílton do Ó.

****

Aniversariantes do dia:

Nikola Danjanac (1971), goleiro iugoslavo que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2001, tendo atuado em três partidas.

Hugo Henrique Assis do Nascimento (1980), meio-campista com passagem pelas categorias de base do Fluminense, que faria sucesso jogando em Corinthians, Grêmio e São Paulo.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.