sábado, 21 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 21 de outubro


1906: em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense, que já havia garantido o título, derrotou o Bangu por 2 a 0, gols de Horácio da Costa Santos e Edwin Cox. A campanha tricolor na competição foi finalizada com 10 jogos, 9 vitórias e 1 derrota, 52 gols-pró e 6 gols-contra. Horácio (com 18) e Edwin (com 16) foram os dois maiores artilheiros da competição. O primeiro campeão do Rio de Janeiro só poderia mesmo ser o Fluminense...

1923: na semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Baiana por 2 a 0, com gols de Fortes e Nilo. Com três atletas tricolores, a escalação carioca foi a seguinte: Nelson [Vasco]; Alemão [Botafogo] e Palamone [Botafogo]; Nesi [São Cristóvão], Seabra [Flamengo] e Fortes [Fluminense]; Zezé [Fluminense], Coelho [Fluminense], Nilo [Botafogo], Junqueira [Flamengo] e Moderato [Flamengo]. Na decisão, na semana seguinte, a Seleção Carioca enfrentaria a Seleção Paulista

1951: em jogo válido pela última rodada do turno do Campeonato Carioca, diante de 49.252 presentes (39.520 pagantes) no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo. Ruarinho marcou para o Botafogo, aos 37 minutos da etapa inicial, de cabeça, e Telê empatou para o Fluminense, aos 32 do segundo tempo, também de cabeça. Com campanha de sete vitórias, dois empates e uma derrota, o Fluminense liderava o Campeonato Carioca, ao lado do Bangu - no returno, os dois clubes brigariam rodada a rodada pela ponta, terminariam empatados, e decidiriam o título em duas partidas-desempate, em janeiro.

1956: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Olaria, gols do zagueiro Pinheiro (dois, um de falta) e do centroavante Waldo (três). Foi a quinta vitória seguida do Fluminense - em todos os cinco jogos, Waldo balançou as redes. O Tricolor era o vice-líder, ao lado do America, ambos com 5 pontos perdidos, contra 4 do líder Vasco.

1960: em uma dramática partida de 120 minutos, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grêmio, no Maracanã, e garantiu sua classificação à semifinal da Taça Brasil. Jair Francisco abriu o placar para o Fluminense aos quatro minutos do primeiro tempo, após assistência de Waldo. O Grêmio conseguiu o empate aos 33 da etapa complementar, quando Mílton tentou driblar Jair Marinho dentro da área, os dois caíram na dividida, e o árbitro Olten Aires de Abreu marcou o pênalti, que Élton converteu. Ao fim do tempo regulamentar, houve uma briga generalizada. O treinador tricolor Zezé Moreira foi expulso, após tentar agredir o árbitro. Após os ânimos se acalmarem, houve a prorrogação de trinta minutos, prevista no regulamento. O empate persistiu, com o goleiro Castilho garantindo a classificação do Fluminense. O empate na prorrogação favorecia o Fluminense, graças ao melhor saldo de gols nos dois primeiros jogos (Grêmio 1 x 0 e Fluminense 4 x 2). Zezé reconheceu que errou e foi ao vestiário de Olten pedir desculpas. Na semifinal da Taça Brasil, o Fluminense enfrentaria o Palmeiras.

1967: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vasco, graças aos gols de Samarone e Rinaldo (de pênalti).

1972: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do São Paulo, gols de Jair Pereira (dois) e Rubens Galaxe.

1984: em jogo válido pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bangu, no Maracanã. Paulinho Criciúma marcou para o Bangu no primeiro tempo, e Romerito empatou para o Fluminense aos 30 minutos da etapa final. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria ao triangular final ao cumprir a melhor campanha geral, e se sagraria campeão vencendo o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro).

1992: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Madureira, gols de Wagner e Ézio (dois, um de pênalti).

2005: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o São Caetano, após estar perdendo por 2 a 0. O centroavante Somália abriu 2 a 0 para os anfitriões, mas o Tricolor reagiu com gols de Marcão e Arouca. Sob o comando técnico de Abel Braga, o Fluminense é "o time que se recusa a perder".

2012: em partida tumultuada, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o líder Fluminense perdeu por 3 a 2 para o vice-líder Atlético Mineiro. Os gols saíram todos no segundo tempo: Wellington Nem abriu o placar para o Tricolor aos 10, virou para o Galo aos 23 e aos 36, Fred empatou para o Fluminense aos 40, e Leonardo Silva fez o gol da vitória mineira aos 47. O Tricolor seguia com 69 pontos na tabela de classificação, com 20 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, liderando o Brasileirão com seis pontos de folga para o Atlético Mineiro. Apesar do tropeço, o Fluminense estava muito próximo de conquistar o quarto Campeonato Brasileiro de sua história.
A tabela de classificação do Brasileirão 2012 após a 32ª rodada.

2015: na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Palmeiras. Marcos Júnior e Gum abriram 2 a 0 para o Tricolor, que conseguia assim um excelente resultado. No entanto, o árbitro Leandro Pedro Vuaden inventou um pênalti para o Palmeiras, quando Zé Roberto fingiu ser derrubado por Gum dentro da área. O próprio Zé Roberto converteu o pênalti em gol, mantendo vivas as chances do Palmeiras no confronto (a volta aconteceria no dia 28 de outubro).

****

Aniversariantes do dia:

Almir dos Santos Lima (1960), ponta-esquerda com 12 atuações pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1979 e 1981.

Alcindo Sartori (1967), atacante com 5 gols marcados em 11 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1997.

Maurício José da Silveira Júnior (1988), meio-campista revelado pelo Fluminense, com 5 gols em 89 jogos pelo time profissional tricolor, entre 2007 e 2010. O mais bonito de seus gols foi contra o São Paulo, no Campeonato Brasileiro de 2009: um belo chute de curva, de fora da área.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.