domingo, 29 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 29 de abril


1923: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Bangu, no campo da rua Ferrer, graças aos gols de Coelho (dois), Zezé (dois, um de pênalti) e Paulo Vianna.

1928: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da Praia Vermelha, o Fluminense venceu o Sport Club Brasil por 3 a 1, com três gols do craque Preguinho.

1940: na eleição para o complemento do mandato de Alaor Prata, que renunciara ao cargo, Mário Pollo foi aclamado presidente do Fluminense. Em seu mandato, o clube conquistaria o Campeonato Carioca de 1940, e faria sua primeira viagem ao exterior - uma excursão à Argentina no início de 1941.

1944: em jogo válido pelo Torneio Municipal, o Fluminense derrotou o Botafogo por 4 a 2, em São Januário, graças aos gols de Vicentini, Pedro Amorim, Maracaí e Simões.

1950: na sequência da excursão pela América do Sul, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Emelec, no Estádio George Capwell, em Guayaquil. Silas e Carlyle marcaram os gols tricolores, na terceira e última partida no Equador - o Fluminense continuaria a viagem em maio, jogando no Chile.

1951: tendo que disputar duas partidas no mesmo dia, o Fluminense dividiu seu elenco em dois times mistos, para atender a ambos os compromissos. Em jogo válido pelo Torneio Municipal, em São Januário, um dos times ganhou por 6 a 1 do Madureira, com gols de Quincas (dois, um de pênalti), Lino (dois), João Carlos e Telê. Em amistoso no Estádio Roberto Gomes Pedrosa, em Piracicaba, a outra equipe tricolor empatou em 0 a 0 com o XV de Piracicaba, com destaque para o goleiro Castilho, que manteve a meta intacta com boas defesas. Naquela temporada, o Fluminense seria campeão Carioca.

1978: no terceiro e último amistoso na Nigéria, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Shooting Stars, no Estádio Municipal de Lagos. O lateral Marinho Chagas marcou o gol tricolor na partida, cobrando falta.

1983: em amistoso disputado no Estádio José Cavalcanti, em Patos, na Paraíba, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Nacional de Patos, com gols de Machado, Jason (dois) e Flávio Roberto.

1984: no jogo de ida das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Coritiba. Washington abriu o placar para o Fluminense de cabeça, Vavá empatou para o Coritiba cobrando falta, Romerito colocou o Tricolor de novo na frente de cabeça, e Lela igualou para o Coxa de pênalti. Na semana seguinte, haveria o duelo de volta, no Maracanã - seria um show do timaço tricolor, rumo à conquista do título (vide 6 de maio).

1994: em partida válida pelo quadrangular final do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense goleou o Botafogo por 7 a 1, numa atuação praticamente perfeita, com destaque para Mário Tilico, que infernizou a defesa alvinegra. Os gols tricolores foram de Ézio (dois), Luís Henrique, Luís Antônio (dois), Mário Tilico (por cobertura) e Branco (de pênalti). Esta partida foi a maior goleada em clássicos envolvendo os quatro grandes cariocas no Maracanã - um recorde que seria quebrado exatamente sete anos depois, no dia 29/04/2001, quando o Vasco venceria o mesmo Botafogo por 7 a 0 (!).


2010: na estreia de Muricy Ramalho no comando técnico tricolor, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para o Grêmio, no Maracanã, no jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. André Lima e Equi González marcaram os gols tricolores. O Fluminense seria eliminado da competição com nova derrota em Porto Alegre, mas a temporada tricolor seria gloriosa, com a conquista do Campeonato Brasileiro após 26 anos de espera.

2018: em jogo da terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o São Paulo, no Maracanã, apesar da péssima atuação da arbitragem, que prejudicou demasiadamente o Tricolor, deixando de marcar um pênalti e sendo conivente com a excessiva violência da equipe visitante. O gol do Fluminense foi marcado pelo centroavante Pedro, de cabeça, nos minutos finais do jogo.

****

Aniversariantes do dia:

Waldir Araújo Souza, o Waldir Araújo (1941), atacante baiano, natural de Salvador, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1962 e 1964, quando se transferiu para o futebol português. Marcou 11 gols com a camisa tricolor.
Waldir Araújo.

Rubens Márcio Cordeiro Galaxe, o Rubens Galaxe (1952), o sexto jogador com mais atuações na história do Fluminense (465 partidas, entre 1971 e 1982, com 19 gols marcados). Rubens Galaxe é um dos atletas com mais títulos conquistados com a camisa tricolor: foi campeão da Taça Guanabara de 1971, do Campeonato Carioca de 1973, do Torneio de Paris de 1976, do Campeonato Carioca de 1976, da Copa Governador Faria Lima de 1977, da Copa Vale do Paraíba de 1977, do Troféu Teresa Herrera de 1977 e do Campeonato Carioca de 1980. Em 1972, Rubens Galaxe foi titular da Seleção Brasileira no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Munique. Após pendurar as chuteiras, Rubens Galaxe trabalhou como auxiliar técnico no Fluminense, tendo sido treinador interino do time profissional em 1989.

Carlos André Paz Schubert, o Carlos André Schubert (1967), meio-campista gaúcho, natural de Canguçu, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1993, tendo atuado 11 vezes com a camisa tricolor.
Carlos André Schubert, com a camisa do Grêmio.

Dielton Eufrásio de Carvalho, o Dielton (1991), meio-campista piauiense, natural de São Julião, que jogou uma partida pelo time profissional do Fluminense, no dia 7 de fevereiro de 2010.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.