sábado, 28 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 28 de abril


1907: no amistoso para inaugurar a temporada, o Fluminense venceu o Sport Club Americano, de São Paulo, por 2 a 1, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras). O atacante Cawood Robinson marcou os dois gols da vitória tricolor. Na semana seguinte, começaria o segundo Campeonato Carioca, em que o Fluminense defenderia seu título.

1931: a Seleção Carioca venceu o Bella Vista, do Uruguai, por 2 a 1, em amistoso internacional em São Januário. O escrete da cidade jogou com: Jaguaré [Vasco]; Domingos da Guia [Bangu] e Itália [Vasco]; Hermógenes [America], Fausto [Vasco] e Fernando Giudicelli [Fluminense]; Bahianinho [Vasco], Ladislau [Bangu], Carvalho Leite [Botafogo], Nilo [Botafogo] e Theóphilo [Fluminense]. O jogo estava empatado em 1 a 1, gols de Nilo e Carbone, quando o Bella Vista se retirou do campo em protesto contra a marcação de um pênalti, aos 29 do segundo tempo (Bahianinho cobrou com a meta vazia).

1940: em sua segunda partida no Campeonato Carioca, o Fluminense obteve sua segunda vitória: 3 a 0 sobre o Bangu, na Gávea. Os gols foram de Pedro Amorim (dois, ambos com passes de Carreiro) e Mário Milani. Era o início da campanha que terminaria com a reconquista do Campeonato Carioca pelo Tricolor.

1949: o Comitê Olímpico Internacional oficializou o Fluminense como detentor da Taça Olímpica, honraria máxima do esporte mundial, concedida pela entidade a organizações esportivas exemplares. O prêmio foi um reconhecimento do COI pelo esforço do clube na organização dos Jogos Olímpicos Latino-Americanos de 1922. O Fluminense é até hoje o único clube de futebol do mundo agraciado com a Taça Olímpica. Em 2016, o COI concederia a Taça aos "cidadãos do Rio de Janeiro", pela recepção da cidade aos Jogos Olímpicos.
A Taça Olímpica, exposta no Museu do COI, em Lausanne.
A placa de bronze recebida pelo Fluminense.

1954: em partida pelo Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Palmeiras, graças aos gols de João Carlos e Waldo.

1957: em amistoso, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Sport de Juiz de Fora, gols de Escurinho, Telê e Waldo, no Estádio José Procópio Teixeira, em Juiz de Fora.

1963: em partida amistosa disputada no Baenão, em Belém, o Fluminense goleou o Remo por 5 a 1, graças aos gols de Rodrigo (dois), Manoel, Joaquinzinho e Edmílson. O clube paraense marcou seu gol de honra com Valmir, de pênalti. No mesmo dia, a Seleção Brasileira venceu a França por 3 a 2, no Stade Olympique de Colombes, com o lateral tricolor Altair em campo.

1976: com os tricolores Miguel, Gil e Rivellino em campo, a Seleção Brasileira derrotou o Uruguai por 2 a 1, diante de 62.672 pagantes no Maracanã, em jogo válido pela Taça do Atlântico e pela Copa Rio Branco. Rivellino e Zico (de pênalti) marcaram os gols da vitória brasileira. No fim do jogo, aconteceu uma das maiores brigas generalizadas da história do estádio.

2002: em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Volta Redonda, graças aos gols de Júlio César (dois, um de pênalti) e Marcão. O Tricolor, que já estava classificado para a fase final, seria o campeão da competição.

2011: na partida de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores, diante de 25.378 presentes (22.505 pagantes) no Engenhão, o Fluminense derrotou o Libertad, do Paraguai, por 3 a 1, graças aos gols de Rafael Moura, Marquinho e Darío Conca (de falta). O jogo de volta seria no Paraguai, na semana seguinte (vide 4 de maio).

2012: na decisão do Troféu Luiz Penido, em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Volta Redonda, gols de Fábio Braga e Araújo. Nas semanas seguintes, o Tricolor enfrentaria o Botafogo para conquistar o Campeonato Carioca (vide 6 e 13 de maio).

2013: na semifinal do segundo turno do Campeonato Carioca, disputada no Raulino de Oliveira, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Volta Redonda. Os gols tricolores foram de Rafael Sobis (dois), Wellington Nem e Thiago Neves.

****

Aniversariantes do dia:

José Lodi Batalha, o Batalha (1896), goleiro que defendeu a meta do time principal do Fluminense em 65 partidas, entre 1926 e 1930. Com a camisa tricolor, conquistou o Torneio Início de 1927 e a Taça Vulcain em 1928. Com a Seleção Brasileira, disputou o Sul-Americano (atual Copa América) de 1925.
O goleiro Batalha.

Jorge Barros de Araújo, o Jorjão (1948), treinador de vôlei, que trabalhou no Fluminense entre 1981 e 1984, comandando algumas equipes masculinas e femininas. No time principal feminino, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1981 e os Campeonatos Cariocas de 1982 e 1983.

Mário Jorge Silva de Almeida, o Mário Jorge (1959), ponta-direita com 3 gols marcados em 25 jogos pelo Fluminense, entre 1978 e 1981. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 1980.

Roniéliton Pereira Santos, o Roni (1977), atacante natural de Aurora do Tocantins, com 83 gols em 237 jogos pelo Fluminense, entre 1997 e 2002, e em 2009. Participou das conquistas da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999 e do Campeonato Carioca de 2002.
Roni.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.