quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Seja bem-vindo, Paulo Henrique Ganso!


O Fluminense anunciou hoje a contratação do meia Paulo Henrique Ganso. Se vai dar certo, não temos como saber: devemos desconfiar de todos os que dizem conhecer uma nesga que seja do futuro, para o bem ou para o mal. Mas se me perguntarem se foi um acerto trazê-lo, respondo que sim, sem pestanejar.

Revelado pelo Santos em 2008, Ganso conquistou com a camisa do Peixe o tricampeonato paulista (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010), uma Copa Libertadores (2012) e uma Recopa Sul-Americana (2012). Negociado com o São Paulo em 2012, foi campeão da Copa Sul-Americana. Esperneiem o quanto quiserem, mas é um currículo que fala por si.

O Santos de 2010, em que ele era peça fundamental, foi provavelmente o melhor time brasileiro deste século: uma encantadora máquina de fazer gols e moer adversários, cuja principal engrenagem era Paulo Henrique Ganso. Eu defendi aqui a convocação dele e de seu colega Neymar para a Copa do Mundo da África do Sul - e tenho ainda hoje a desconfiança de que a Seleção teria levantado o caneco se Dunga fosse menos teimoso e tivesse se rendido àqueles jovens irresistíveis, que não teriam respeito algum pelos holandeses ou mesmo pelos espanhóis.

Ganso é criticado por ser "lento" e não jogar na velocidade do "futebol moderno". E de fato, Ganso não é um desses velocistas de desenho animado. Cadencia mesmo o jogo. E eu não vejo problema algum nisso. Se os treinadores europeus não conseguem adequar seus times para acomodar o monumental talento de Ganso, o problema é deles, não dele.

Disse e repito: o problema é deles, não dele. Ganso nos oferece outro tipo de velocidade: a agilidade cerebral, a capacidade de antever o que companheiros e adversários farão. E esta, amigos, é uma habilidade raríssima, que pode acrescentar qualidade a qualquer time de futebol na Terra.

Tenho certeza que alguns dos "professores" do futebol moderno torceriam seus narizes para Didi, para Garrincha e para Gérson. Reclamariam da "lentidão" dos três gênios, como reclamam de Ganso. E desperdiçariam três dos maiores talentos que os gramados do planeta já viram em todos os tempos.

Minha aposta é que vai dar certo. Os tricolores, que andam sofridos com os times medíocres recentes, já têm um brilho no olhar que há muito tempo não se via. Ganso é a personificação da esperança de retorno aos dias de glória, a que sempre estivemos acostumados, desde 1902.

Seja bem-vindo, Paulo Henrique Ganso! Acredite: você está no lugar certo para fazer história.

PCFilho


4 comentários:

  1. Bom dia PC!
    Eu também concordo é um grande reforço e se o Fernando Diniz aramar o time para que jogue em função dele, tem tudo para voltar a ser um grande jogador.

    Abraço!
    Reiner Silva

    ResponderExcluir
  2. Quem diria, o Ganso veio mesmo
    Agora é ver se vai realmente agregar algo em campo ou só para o marketing.
    Vem pra ser banco do Daniel kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. No meio da mediocridade geral que é o atual futebol brasileiro, Ganso mesmo "lento" e se o seu histórico de lesões não atrapalhar, pode ser o maestro do Fluzão.
    Em terra de cego, quem tem um olho é Rei.

    Eu que passei a minha infância e adolescencia ouvindo na Rádio Globo e vendo na tv e no Maracanã jogadores como Samarone, Flávio, Marco Antonio, Félix, Rivelino, Caju, Assis, Washington, Romerito, Branco, e até mesmo Cafuringa ( este hoje em dia seria Rei ), ver este time do Fluminense de hoje em dia é dose. Sempre torcendo e vibrando muito com o Fluzão, mas sendo realista, as limitações do time e do elenco são visíveis, e os melhorzinhos que aparecem, são logo vendidos a troco de banana.

    Vamos ver se Ganso consegue reger e arrumar a orchestra.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.