domingo, 11 de abril de 2021

Faleceu Emílio Ibrahim, ex-meia do Fluminense


Faleceu nesta sexta-feira 9, no Rio de Janeiro, aos 95 anos, Emílio Ibrahim Silva, ex-jogador do Fluminense e engenheiro. Ele não resistiu a uma parada cardíaca. Enterrado na manhã deste sábado 10, no Cemitério São João Batista, Emílio deixa o filho Paulo Emílio e duas netas – seu outro filho, o ator Marcelo Ibrahim, já havia morrido, em 1986.

Nascido em 20 de outubro de 1925, em Mariana, Minas Gerais, Emílio era meia-atacante e integrou o elenco do Fluminense entre 1948 e 1949. Ele fez parte do time campeão do Torneio Municipal de 1948. Ao todo, marcou 10 gols em 26 jogos pelo Fluminense. Emílio era o mais velho ex-jogador do Fluminense ainda vivo.

No Fluminense, Emílio Ibrahim atuou ao lado de craques que se tornariam ídolos tricolores, como Castilho, Pinheiro, Didi, Bigode, Orlando Pingo de Ouro e Rodrigues Tatu. O seu treinador era o uruguaio Ondino Viera. Em 1949, Emílio marcou gols na vitória por 5 a 2 sobre o Flamengo em Fortaleza e na goleada de 8 a 3 sobre o Coritiba no Paraná.

Emílio chegou a se dividir entre o futebol e a engenharia, mas em 1949 decidiu abandonar os gramados. Três anos depois, formou-se engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Escola Politécnica da UFRJ.

Emílio contribuiu para a realização de importantes obras no Rio de Janeiro. Foi um dos responsáveis pela construção da Perimetral (antigo elevado entre a Praça XV e o Gasômetro, implodido em 2014), dentre outros projetos. Enquanto presidente da Administração dos Estádios da Guanabara, dirigiu o acabamento do Maracanã. Como Secretário de Obras e Serviços Públicos do Estado do Rio, inaugurou a subadutora do Guandu, na Barra da Tijuca. Ele ainda presidiu a Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Emílio Ibrahim e Carlos Lacerda, no Maracanã.

Nos últimos anos, Emílio recebeu algumas homenagens do Fluminense e de torcedores. Eu tive o privilégio de conversar brevemente com ele em 2017, no Estádio de Laranjeiras. Apesar da idade avançada, estava em boa saúde e com ótima memória – recordou detalhes da conquista do Torneio Municipal e contou uma piada sobre nossa profissão em comum, quando revelei que também sou engenheiro formado pela UFRJ.

Eu, Emílio Ibrahim e Alexandre Berwanger, em Laranjeiras (2017).

Descanse em paz, Emílio Ibrahim. Obrigado por tudo!

PCFilho

3 comentários:

  1. Uma de minhas fotos mais feias, mas o brilho dos dois outros personagens disfarça isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, caro Alexandre. Nós três ficamos ótimos nesse registro memorável. :)

      Excluir
  2. Muito obrigado pela homenagem ao meu pai. Foi um excelente jogador é um grande homem!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.