sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Descanse em paz, Paulo Goulart!


Com tristeza, recebemos a notícia de que faleceu, na manhã desta sexta-feira 15, Paulo Goulart, um dos melhores goleiros da história do Fluminense, considerado um ídolo pela torcida tricolor. Ele estava com 68 anos de idade e trabalhava em uma empresa de seguros de Muriaé/MG, sua cidade natal.

Nascido em 11 de março de 1955, Paulo Anchieta Goulart Filho chegou ao Fluminense em 1971, para jogar na categoria juvenil. Em 1976, foi promovido ao time profissional, tendo feito parte do elenco até 1985. Totalizando 138 atuações pelo time principal do Fluminense, manteve uma média inferior a um gol sofrido por jogo. Em 57 ocasiões, terminou a partida sem sofrer gol.

Paulo Goulart era considerado um especialista em defender pênaltis e cobranças de falta. Uma de suas atuações mais lembradas pela torcida tricolor foi no Fla-Flu de 14 de outubro de 1979, partida em que defendeu uma cobrança de pênalti do craque flamenguista Zico, diante de 100.041 pagantes no Maracanã. Além do pênalti, fez também outras defesas difíceis e foi um dos melhores em campo naquela vitória tricolor por 3 a 0.

Paulo Goulart foi o goleiro titular do Fluminense na conquista do Campeonato Carioca de 1980, competição na qual teve grandes atuações, como na decisão do primeiro turno, em que defendeu dois dos três pênaltis da disputa, contra o Vasco (foi naquela partida que a torcida tricolor entoou pela primeira vez no Maracanã a emocionante canção "A benção, João de Deus"). Com o pegador Paulo Goulart no gol e ainda a benção de Sua Santidade, seria mesmo impossível o Fluminense perder aquela disputa de pênaltis.

Time do Fluminense posado, em 09/09/1979 - Caldense 1 x 1 Fluminense.
Com seu tradicional bigode, Paulo Goulart foi o goleiro tricolor naquele amistoso.

Paulo Goulart, campeão carioca de 1980.

Obrigado por tudo e descanse em paz, Paulo Goulart!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.