segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A irritação que o Fluminense provoca


Nelson Rodrigues dizia que "a irritação que o Fluminense provoca é um sintoma nítido, inequívoco, taxativo de glória".

A verdade é que o Fluminense incomoda demais. Ainda me lembro de quando quebramos o jejum em 2010. Todos desdenharam: "só foi campeão porque São Paulo e Palmeiras entregaram".

Espernearam tanto que forçaram a CBF a mudar o regulamento e colocar os clássicos nas rodadas finais.

Em 2009, o Flamengo havia vencido um Grêmio "desmotivado" na última rodada, mas ali tudo bem, era o Flamengo campeão, estava tudo certo. Foi o Fluminense ganhar que "pronto, precisamos mudar o regulamento".

E o engraçado é que em 2012 o Fluminense voltou a ser campeão, mesmo com o regulamento modificado. Para surpresa deles, o Fluminense não precisava de ajuda nenhuma.

Percebendo enfim que não adiantou nada, esqueceram a ideia dos clássicos nas últimas rodadas a partir de 2013.

Outra: quando resolveram, a posteriori, decidir quando havia começado o Campeonato Brasileiro, arbitraram que teria sido em 1971, ignorando as edições jogadas entre 1967 e 1970.

Que escolha mais conveniente: o ponto de corte exatamente no título do Fluminense, campeão de 1970.

Até no ano 2000, quando viraram a mesa para salvar outros clubes, quiseram sacanear o Fluminense. Na divisão dos módulos da Copa João Havelange, caberia ao Fluminense, então na Série B, disputar o módulo mais fraco, com clubes de menor expressão…

"Mas aí o Flu vai ter o caminho fácil demais: joga o Tricolor no módulo principal, e de brinde a gente ainda diz que eles pularam a Série B".

O que não esperavam é que o Fluminense jogasse o módulo principal e mesmo assim terminasse em 3º lugar, provando no campo sua força.

Hoje, já começa a se construir uma narrativa de que nossa vida foi fácil na Taça Libertadores da América de 2023. Daqui a pouco escrevem mentiras do tipo "a final foi no Maracanã só para beneficiar o Tricolor".

Podem continuar esperneando. O Fluminense vai continuar sendo o colosso que é, o Nêmesis que faz justiça e que representa o que vocês nunca serão.

"Tudo pode passar, só o Tricolor não passará jamais!" (N. R.)

PCFilho

3 comentários:

  1. Belo Texto Xará ! Já estou imaginando a choradeira caso a gente ganha o Mundial.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser, meu amigo, pode ser. Mas não esqueça nunca que o Fluminense foi o único clube do mundo que passou diretamente da Série C para a Série A sem passar pela Série B. Essa manobra foi ainda mais assombrosa e altamente lesiva da honra do Fluminense.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ruy, essa assertiva de que "o Fluminense passou diretamente da Série C para a Série A" é simplesmente falsa, conforme já expliquei aqui.

      Em 1999, o Fluminense disputou e venceu a Série C, no campo, cumprindo os regulamentos, como sempre fez ao longo de sua história honrada. Estava se preparando para disputar a Série B em 2000, quando, devido a uma confusão causada por outros clubes (dentre os quais o Botafogo!), a CBF teve que abrir mão de organizar o Campeonato Brasileiro.

      E aí criaram aquele monstrengo chamado Copa João Havelange, um campeonato único com todos os times do país, sem Séries A, B ou C. E até nisso prejudicaram o Fluminense - que por estar na Série B disputaria um módulo mais fraco. AHHH, mas não poderiam deixar o Fluminense ter o caminho facilitado, tinham que dificultar a vida do Fluminense. Jogaram o Fluminense no módulo mais forte, jurando que aquele timinho, recém-saído da Série C, não conseguiria se classificar.

      Pois bem: NO CAMPO, JOGANDO BOLA, o Fluminense terminou o módulo dos times mais fortes em TERCEIRO LUGAR, à frente de todos com exceção de Cruzeiro e Sport Recife. Sim, à frente do Flamengo, do Vasco, do Botafogo, do Corinthians, do Palmeiras, do São Paulo, de todos esses. Repito: NO CAMPO, JOGANDO BOLA.

      Quando a CBF voltou a organizar o Campeonato, em 2001, você queria o quê? Que o Fluminense voltasse para a Série B, que não existiu em 2000? Óbvio que isso, sim, é que seria uma injustiça. Afinal, o Fluminense havia conquistado NO CAMPO, JOGANDO BOLA, o seu acesso de volta à elite.

      E de novo em 2001 e 2002, provou que estava no lugar certo, alcançando as semifinais do Campeonato nas duas temporadas.

      NO CAMPO, JOGANDO BOLA. Sem "manobra". Sem "passar diretamente da Série C para a Série A". COM HONRA, SIM, SENHOR.

      Ah, a irritação que o Fluminense provoca...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.