sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Dezessete de novembro


Hoje, dia 17 de novembro, era aniversário do meu bisavô, o Vovô Misto (não queriam que a criançada falasse "Themístocles", né?).

Era o único dia do ano em que a gente matava aula. Papai botava a gente na velha Caravan e partíamos de Friburgo pro Rio cedinho.

Chegávamos ainda antes do almoço, que era sempre uma bela refeição, preparada por tia Déa e tia Thêmis, no apartamento da Marquês de Abrantes.

Eu era pequeno, mas ainda me lembro dos detalhes daqueles dias, do cheiro do perfume da Vovó Roxa (também não dava pra falar "Leocádia").

Curiosamente, mesmo sendo meus bisavós, Vovô Misto e Vovó Roxa foram os únicos avós que eu conheci. Os meus quatro avós de fato já tinham falecido.

Eles já eram velhinhos, velhinhos. Vovô Misto nem saía da cama, consequência de um acidente e de um erro médico de muitos anos.

Eu adorava sentar na cama do lado dele e fazer carinho nele. Me lembro de achar que ele devia ter uns 150 anos. Tinham algo ali entre 90 e 100 na verdade, tanto ele quanto Vovó.

Eles já morreram, claro. Até tia Déa e tia Thêmis já se foram. É a cruel imposição da natureza humana.

Mas todo dia 17 de novembro, assim que bato o olho na data, ali no cantinho do computador ou na tela do celular, eles ressuscitam na minha memória.

Nem sei por que tô escrevendo isso. Mas comemorem essas datas especiais.

Ainda bem que a gente matava aula no dia 17 de novembro.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.