quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Lamartine Babo 120 anos


Completaria hoje 120 anos Lamartine de Azeredo Babo, o autor da letra do hino popular do Fluminense, sobre melodia de Lyrio Panicali. Lamartine compôs os hinos populares de onze clubes do Rio de Janeiro: Fluminense, Botafogo, Flamengo, Vasco, America, Bangu, Bonsucesso, Madureira, Olaria, São Cristóvão e Canto do Rio. Assim, mesmo sem ser atleta, tornou-se um ícone imortal da história do futebol carioca.

Como se não bastasse o sucesso futebolístico, Lamartine também compôs diversas outras músicas célebres no Brasil, tais como as marchinhas "O teu cabelo não nega" e "Linda morena"Seu amigo e parceiro João de Barro, o popular Braguinha, exaltava sua importância para a história: "Costumo dividir o carnaval em duas fases, antes e depois de Lamartine".

Torcedor fanático do America, Lamartine frequentemente protagonizava cenas memoráveis para demonstrar seu amor pelo clube, como o desfile que fez em carro aberto pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, fantasiado de diabo, comemorando a conquista do Campeonato Carioca de 1960. Ele faleceu em 1963, aos 59 anos – e o seu America nunca mais foi campeão carioca.

Em 1981, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense conquistou seu primeiro bicampeonato do Carnaval do Rio com o enredo "O teu cabelo não nega", de Arlindo Rodrigues, em homenagem a Lamartine. A escola reeditou o enredo em 2020, com o nome "Só dá Lalá".

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.