sábado, 18 de janeiro de 2025

A maior virada da história do Fluminense


Há exatos 91 anos, no dia 18 de janeiro de 1934, o Fluminense obtinha a maior virada de sua história: após terminar o primeiro tempo perdendo por 4 a 0 para a Siderúrgica de Sabará, o Tricolor marcou cinco gols na etapa complementar, terminando vitorioso por 5 a 4. Era somente um amistoso de pré-temporada, mas acabou entrando para a história do clube.

O Jornal dos Sports do dia seguinte destacou em sua capa: "O encontro nocturno Siderúrgica x Fluminense terminou com a victoria do gremio tricolôr, por 5 x 4, graças à magnifica "virada", pois o Fluminense chegara a estar perdendo de 4 x 0, score com que finalizou o 1º tempo - agradou plenamente a actuação dos teams".

A notícia na capa Jornal dos Sports, 19/01/1934.

A reação tricolor no segundo tempo começou com dois gols de Tintas, aos 5 e aos 14 minutos. Depois, Vicentino marcou mais dois, aos 18 e aos 22 minutos. Aos 29, Walter Fortes sacramentou a épica virada do Fluminense.

Segue abaixo a ficha técnica da histórica virada:

18/01/1934 - Siderúrgica de Sabará 4 x 5 Fluminense - Lourdes (Belo Horizonte)
Motivo: Amistoso Interestadual.
Árbitro: Alderico Solon Ribeiro (RJ).
Siderúrgica de Sabará: Princeza; Pennaforte e Bergamini; Geraldo, Moraes e Mascotte; Faccioli, Chiquito (Campos), Camillo, Waldemar (Paschoal) e Resende. Técnico: Abílio Lopes de Almeida.
Fluminense: Armandinho; Ernesto e Nariz; Marcial, Brant e Ivan Mariz; Álvaro (Walter Fortes), Vicentino, Russo (Tintas), Preguinho e Sálvyo (Bermúdez). Técnico: Arthur Azevedo Filho.
Gols:
1-0: Chiquito, aos 4 do 1º tempo;
2-0: Faccioli, aos 12 do 1º tempo;
3-0: Resende, aos 25 do 1º tempo;
4-0: Chiquito, aos 34 do 1º tempo;
4-1: Tintas, aos 5 do 2º tempo;
4-2: Tintas, aos 14 do 2º tempo;
4-3: Vicentino, aos 18 do 2º tempo;
4-4: Vicentino, aos 22 do 2º tempo;
4-5: Walter Fortes, aos 29 do 2º tempo.

Esta partida contra a Siderúrgica de Sabará foi a única vez na história em que o Fluminense virou uma partida após estar perdendo por quatro gols de diferença. Em três outras ocasiões, o Fluminense conseguiu viradas a partir de placares de três gols de diferença:

- neste jogo do segundo turno do Campeonato Carioca, o America abriu 3 a 0 aos 26 minutos do primeiro tempo, para espanto do público no estádio tricolor, mas o Fluminense conseguiu marcar quatro gols e virar o placar;
- os gols da virada tricolor foram marcados por Pedro Nunes e Tim (três), com Carreiro também se destacando no jogo;
- a vitória foi importante para manter a distância para o líder Flamengo em apenas quatro pontos (o Fluminense terminaria campeão com um ponto de vantagem sobre o rival rubro-negro).

- em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Olaria por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 0;
- os gols tricolores nesta grande reação foram de Léo Briglia (três) e Escurinho;
- esta é até hoje a maior virada da história do Maracanã.

- o Fluminense chegou a estar perdendo por 3 a 0, virou para 4 a 3, deixou o Grêmio empatar em 4 a 4 e fez 5 a 4 com um gol de Yony González aos 47 do 2º tempo;
- esta partida é a maior virada da história do Campeonato Brasileiro, empatada com outras três: Vitória 3 x 4 Goiás (2003), Santos 4 x 5 Flamengo (2011) e Botafogo 3 x 4 Palmeiras (2023).

Viradas contra quatro gols de diferença aconteceram outras vezes na história do futebol. Um exemplo, que contei aqui há muitos anos, é a vitória do Bayern de Munique contra o Bochum por 6 a 5, após estar perdendo por 4 a 0, em 1976 (vide Recordar é viver - O sonho virou pesadelo).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.