quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 5 de outubro


1919: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Carioca por 5 a 1, seguindo firme rumo ao tri. Com o goleiro titular Marcos Carneiro de Mendonça ausente, Gerdal Gonzaga de Bôscoli defendeu a meta tricolor com segurança. Os dez atletas de linha foram os de sempre - o time jogou com Gerdal; Vidal e Chico Netto; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bacchi. Os gols da vitória tricolor foram marcados pelos atacantes Machado (três) e Welfare (dois) - o gol do adversário foi de Vidal, contra. Com nove vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição - na qual venceria todas as partidas até garantir o título, no duelo contra o Flamengo, em 21 de dezembro.

1930: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Sport Club Brasil por 5 a 1. Os gols tricolores foram de Preguinho (dois), Alfredinho (dois) e De Mori.

1939: em partida amistosa, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, o Fluminense empatou em 2 a 2 com a Portuguesa Santista. Os gols tricolores foram assinalados por Hércules (de pênalti) e Fogueira.

1940: na sequência do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Bonsucesso. Mesmo com o tropeço, o Tricolor manteve a liderança da competição - conquistaria o título nas semanas seguintes.

1941: em partida válida tanto pelo terceiro turno do Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Oscar Cox, o Fluminense goleou o Bangu por 10 a 2, após estar perdendo por 2 a 1, no campo da rua Ferrer. Os gols do massacre tricolor foram de Pedro Amorim (três), Carreiro (dois), Russo e Luis María Rongo (quatro) - Anito marcou os dois tentos do Bangu. O goleiro tricolor Batatais defendeu um pênalti no jogo. O Fluminense era o vice-líder do Campeonato Carioca, dois pontos atrás do Flamengo. Nas semanas subsequentes, o Tricolor conquistaria tanto o bicampeonato do Carioca quanto o Torneio Extra em homenagem ao fundador do clube Oscar Cox.

1955: em jogo amistoso, na Ilha do Retiro, no Recife, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Náutico. Os gols tricolores foram de Pinheiro, Quincas, Atis e Paulinho. Este foi o primeiro duelo do confronto entre Fluminense e Náutico na história.

1957: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 0. Os gols tricolores nesta grande reação foram de Léo Briglia (três) e Escurinho. Esta partida é, até hoje, a maior virada da história do Fluminense, igualando os 4 a 3 sobre o America em 31 de agosto de 1941. É também a maior virada da história do Maracanã.

1958: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Olaria, graças aos gols de Telê, Jair Francisco e Waldo.

1962: na segunda rodada do returno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 4 a 2, em São Januário. Os gols tricolores foram de Calazans e Rodrigo (três).

1969: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Belfort Duarte (atual Couto Pereira), em Curitiba, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Coritiba. O gol tricolor no jogo foi do centroavante Flávio, aos 37 minutos do primeiro tempo.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Botafogo, de virada. Os alvinegros saíram na frente com Nílson Dias no primeiro tempo, e a Máquina Tricolor virou na etapa final, através de gols de Manfrini, Gil e Paulo Cezar Caju.

1980: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, diante de 58.269 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1, de virada. Aos 19 do primeiro tempo, Roberto Dinamite abriu o placar para os vascaínos; aos 39, Gilberto empatou para os tricolores; e aos 11 da etapa final, Robertinho virou para 2 a 1. Com seis vitórias e três empates, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual do Rio de Janeiro.

****

Aniversariantes do dia:

Osny Ballester (1921), zagueiro gaúcho que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1946 e 1948. Foi campeão carioca em 1946, tendo atuado em dois jogos da campanha.

Leonardo de Souza Rosa, o Léo (1974), lateral-direito que jogou no Fluminense em 1994, com cinco atuações no Campeonato Brasileiro daquele ano.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.