1919: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Prefeito Serzedelo Correia, o Fluminense venceu o Andarahy por 6 a 0, gols de Welfare (3), Zezé, Bacchi e Machado. Com sete vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia na liderança da competição - na qual venceria todas as partidas até garantir o título, contra o Flamengo, em dezembro.
1924: em amistoso no campo do America, na rua Campos Sales, o Fluminense goleou o Syrio e Libanez por 6 a 0, gols de Zezé, Lagarto (3) e Nilo (2).
1941: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense provou sua força, vencendo o America por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 0. A vitória foi fundamental, para manter a distância para o líder Flamengo em apenas 4 pontos. Com dois gols de Plácido e um de Hamilton, o America abriu 3 a 0 aos 26 minutos do primeiro tempo, para espanto do público no estádio tricolor. Aos 32, o Fluminense teve a chance de descontar, com um pênalti, mas Mozart defendeu a cobrança de Norival - a tarde parecia mesmo destinada a ser um desastre. Porém, o impossível não existe para o Tricolor. Aos 36, Pedro Nunes marcou o primeiro gol do Fluminense, de cabeça, em assistência de Norival. No último lance do primeiro tempo, Tim chutou forte, de dentro da área, para diminuir o placar para 3 a 2. Aos cinco da etapa complementar, Osny fez falta em Carreiro dentro da área, e Tim converteu o pênalti, empatando o jogo. Aos 24, Carreiro cruzou rasteiro e Tim fez o gol da virada épica: Fluminense 4 a 3! Aquele timaço tricolor, que conquistara 4 dos 5 Campeonatos anteriores, seguiria firme na perseguição ao Flamengo, rumo a mais um título (que seria conquistado com um ponto de vantagem sobre o rival rubro-negro). Esta partida contra o America é, até hoje, a maior virada da história do Fluminense.
1952: na segunda rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão, no Estádio de Laranjeiras. Os gols dos campeões mundiais foram de Marinho e Orlando Pingo de Ouro.
1957: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 0, gols de Léo Briglia (2) e Jair Sant'Anna.
1958: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Canto do Rio, gol de Mozart, cobrando falta.
1960: na partida de volta da primeira fase da Taça Brasil, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Fonseca por 8 a 0, gols de Maurinho (2), Waldo (2), Jair Francisco (3) e Paulinho Omena. Em 1959, o Fluminense havia conquistado o Campeonato Carioca, competição disputada pelos clubes da cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal; e o Fonseca havia vencido o Campeonato Fluminense, competição disputada pelos clubes do Estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói. A Taça Brasil era um torneio criado em 1959, com os campeões estaduais do ano anterior, para definir o clube brasileiro que disputaria a Copa Libertadores do ano seguinte. Em 1960, o Fluminense participava pela primeira vez da Taça Brasil. Na fase seguinte do torneio, o Tricolor enfrentaria o Cruzeiro, então campeão mineiro.
1969: diante de uma multidão de 183.341 pagantes no Maracanã (o maior público pagante da história do futebol),
a Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 1 a 0, com um gol de
Pelé, e se classificou para a Copa do Mundo de 1970. O Fluminense estava representado na Seleção pelo goleiro
Félix, que teve boa atuação. No mesmo dia, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Desportiva Ferroviária, em amistoso no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, gols de
Marco Antônio e
Flávio.
1977: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 1. Os gols tricolores foram assinalados por Marinho Chagas (de pênalti) e Rivellino.
1980: em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Botafogo, com gols de Gilberto, Zezé e Cláudio Adão (2). Com três vitórias em três jogos, o jovem time do Tricolor iniciava a campanha que terminaria com a conquista de mais um campeonato estadual.
1986: o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro com uma vitória dramática: 1 a 0 sobre o Bangu, no Estádio do Maracanã, com um gol de Valbert, aos 43 minutos do segundo tempo.
2005: na partida de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana, o Fluminense perdeu para o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro (o gol tricolor foi de
Tuta, de voleio). Como o Fluminense vencera pelo mesmo placar em
17 de agosto, a vaga foi definida em disputa de pênaltis, que o Fluminense venceu por 4 a 2. Na fase seguinte da competição, o Tricolor enfrentaria o Banfield, da Argentina.
2008: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, perante 60.145 pessoas no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo. Os gols tricolores foram de
Darío Conca, aos 11 do primeiro tempo, e
Maurício, aos 22 da etapa final.
2011: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Paulo, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Os gols tricolores foram marcados por
Lanzini e
Rafael Sobis.
2014: em jogo do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Corinthians, no Itaquerão (o gol tricolor foi de
Fred). A arbitragem impediu a vitória tricolor, anulando um gol legítimo de
Henrique e deixando de marcar um pênalti claro em Fred (vide
Caiu em Itaquera, o juiz opera!).
|
Só o juiz não viu... |
2016: na partida de ida da quarta fase da Copa do Brasil, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Corinthians. O gol tricolor foi de
Marquinho, aos 36 minutos do primeiro tempo. No jogo de volta, em 21 de setembro, o Fluminense seria eliminado com uma derrota por 1 a 0, devido à arbitragem escandalosamente favorável ao adversário (vide, de novo,
Caiu em Itaquera, o juiz opera!).
****
Aniversariantes do dia:
Carlos de Castro Borges, o Cacá (1932), lateral-direito com 121 atuações pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1955 e 1958. Com a camisa tricolor, foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1957. Cacá dividia seu tempo entre a carreira no futebol e o curso de engenharia na Pontifícia Universidade Católica, em que se formou em 1958. Faleceu recentemente, em 7 de junho de 2017, vítima de câncer.
|
Cacá, campeão do Rio-SP pelo Flu, em 1957. |
Robson Cândido da Silva (1973), zagueiro que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1999, tendo atuado em três partidas do Campeonato Carioca daquele ano.
PCFilho
Observação: há divergência nas fontes quanto à data de aniversário de Cacá.
ResponderExcluirEm O Globo Sportivo, em 1952 ( http://memoria.bn.br/DocReader/104710/12478 ), aparece 21 de agosto de 1932.
Na Revista do Esporte, em 1962 ( http://memoria.bn.br/DocReader/144118/8404 ), aparece 31 de outubro de 1932.
Na Esporte Ilustrado, em 1955 ( http://memoria.bn.br/DocReader/182664/21675 ), aparece 31 de agosto de 1932. Como é a data que aparece em mais fontes, esta é a que considerei correta.