quinta-feira, 5 de junho de 2025

Edinho 70


Nesta quinta-feira 5, Edino Nazareth Filho, o ex-zagueiro Edinho, ídolo do Fluminense nos anos 1970 e 80, atleta da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo, completa 70 primaveras.

Um dos melhores zagueiros da história do Fluminense, Edinho é frequentemente escalado em "seleções de todos os tempos" de torcedores tricolores. Formado pelo clube, foi campeão da Copa São Paulo de Juniores de 1973, ano em que foi promovido ao time profissional. Jogador técnico mas também raçudo, aquele jovem talentoso conseguiria ser titular até na poderosa Máquina Tricolor montada por Francisco Horta.

Mesmo sendo um jogador de defesa, marcava muitos gols: fez ao todo 33 pelo Fluminense, dentre eles o gol do título do Campeonato Carioca de 1980, cobrando uma falta do bico da grande área. Totalizando 360 jogos com A Camisa, é o 18º atleta com mais atuações na história do time principal tricolor. Também foi campeão carioca em 1975 e 1976, do Torneio de Viña del Mar de 1976 e do Troféu Teresa Herrera de 1977.

Sendo um dos principais jogadores de defesa de sua geração, Edinho disputou três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (1978, 1982 e 1986). No escrete nacional, foram 45 jogos disputados e 3 gols marcados, um deles no Mundial de 1986, na goleada de 4 a 0 sobre a Polônia, nas oitavas-de-final.


Após pendurar as chuteiras, Edinho tornou-se treinador e assumiu o comando técnico do time principal do Tricolor em três passagens (em 1991, em 1993 e em 1998). Também exerceu as funções de empresário de jogadores e de comentarista esportivo em canais de TV. Ele e sua família torcem até hoje pelo Fluminense.

Vida longa ao grande Edinho! Saudações Tricolores, ídolo!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.