terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sujeira no futebol brasileiro


Amigos, o texto de hoje é daqueles que geram muita polêmica: vou escrever sobre a sujeira existente nos bastidores do futebol brasileiro. Começo com a questão das arbitragens: fui especialmente motivado por uma reportagem do site globoesporte.com, que publicou uma tabela fictícia, a qual mostra como estaria o campeonato caso os juízes não tivessem cometido erro algum. Eu forneceria o link aqui, mas a reportagem citada foi estranhamente removida uma hora após a publicação. A censura voltou e eu não sabia? [Nota: uma amiga tirou o print screen, exposto acima.]

Quando reclamei, aqui mesmo nesse espaço, dos seguidos erros cometidos contra o Fluminense, fui tachado de "chorão". "Pára de reclamar, os juízes erram para os dois lados", me diziam alguns. Pois bem, e o que nos disse a referida tabela? Ora, ela nos disse o óbvio ululante! O Tricolor é, disparado, o clube que mais foi garfado durante o certame. Exatamente como eu vinha escrevendo aqui.

De acordo com a análise do globoesporte.com, dez pontos nos foram levados pelos juízes ladrões. DEZ PONTOS! Esses dez pontos catapultariam o Pó-de-arroz para a décima posição na tabela, seis lugares acima do nosso posto atual. Já estariamos livres da patética ameaça de rebaixamento. Disse "patética" e repito: "patética". Sim, "patética". Não há outro adjetivo que defina melhor essa ameaça que tanto atormenta a vida dos Tricolores. O Fluminense é um time que foi o melhor da América no primeiro semestre; um time que jogou as oito primeiras rodadas com os garotos do time júnior; um time que emprestou seus dois melhores jogadores para a Seleção, durante mais de um mês; um time que foi o mais garfado do campeonato, até mesmo na opinião da imprensa que tantas vezes se mostrou anti-tricolor. Qualquer apreciador do bom futebol não pode achar justo um possível rebaixamento desse time.

Voltando à questão da arbitragem: uma amiga me cochicha ao pé do ouvido que, no ano passado, semelhante tabela também foi produzida. Ela me diz, com o olho rútilo e o lábio trêmulo: "Adivinhe qual foi o time mais garfado do ano passado". Eu adivinhei. Você, leitor, também já deve saber a essa altura. Torcida Tricolor, pode comemorar: somos bi-campeões! A pergunta que não quer calar é: por quê isso? Por que o Fluminense é muito mais prejudicado que beneficiado, ano após ano? Por que nós temos que sofrer com os seguidos erros de arbitragem, sempre contra nós?

Vamos ao outro lado dessa perversa tabela. Quem são os mais beneficiados? São Paulo, Palmeiras e Santos - os três clubes grandes paulistas! Coincidência demais para o meu gosto. Logo depois, vem o Flamengo, clube do qual eu falo a seguir.

Essa semana, ocorreram fatos estranhos nos bastidores do clássico Botafogo 0 x 1 Flamengo. Tudo começou com a transferência do jogo do Engenhão para o Maracanã. Eu mesmo escrevi aqui, após o Botafogo 1 x 1 Fluminense, que o Engenhão não oferecia condições de segurança para abrigar um clássico. Porém, eu queria saber por que o Flamengo foi o único clube beneficiado por dona CBF com a transferência do jogo. Vasco e Fluminense foram prejudicados, pois tiveram que atuar como visitantes no moderno porém acanhado Estádio Olímpico. Não bastasse isso, adivinhem quem foi o juiz escalado para o jogo! Marcelo de Lima Henrique, que errou clamorosamente a favor do Flamengo, contra o Botafogo, numa decisão de turno do Campeonato Carioca desse ano. O árbitro foi mantido, mesmo após as reclamações veementes da diretoria alvinegra. O que aconteceu no clássico? Meus leitores são inteligentes e já sabem. Já no primeiro minuto, o juiz ladrão ignorou um pênalti claro do rubro-negro Bruno no alvinegro Jorge Henrique. No final da partida, em um lance parecidíssimo, o juiz marcou a penalidade para o Flamengo.

Cabe recordar que, já no ano passado, o Flamengo foi beneficiado com adiamento de jogos e inversões de mando de campo, durante os Jogos Pan-Americanos. Enquanto isso, Fluminense e Botafogo foram obrigados a mandar seus jogos em outros estados. No final do campeonato, com uma seqüência surreal de jogos em casa, o Flamengo conseguiu a arrancada rumo à vaga na Libertadores.

Atirei as sujeiras do futebol tupiniquim no ventilador. Aguardo vossos comentários.
PC

9 comentários:

  1. Falou o que todos sabem e alguns não têm coragem de admitir...

    Por que os times de São Paulo são os mais beneficiados? Não sei.
    Por que o Flamengo é beneficiado? Porque suas "fantásticas" arrancadas geram receita a muitas pessoas, os prováveis corruptores.
    Por que o Fluminense é o mais prejudicado? Porque é o eterno carrasco do mais amado.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, como vcs gostam de falar do Flamengo!
    Tudo bem, depois de rever o lance, tenho quase certeza de que foi pênalti do Bruno, mas destaco duas coisas:
    1 - o Jorge Henrique é um dos jogadores mais escrotos que existem... chegou perto, o cara desaba e reclama... a maioria dos juízes não marca mais pênalti nele.
    2 - O pênalti do Renan foi escandalosamente mais claro do que o do Bruno. Não há o que discutir!
    Quanto à escalação do árbitro, é lamentável. Não tenho nem o que comentar nesse assunto, pois todos os que criticam têm razão. Só espero que não haja ninguém do Flamengo envolvido nisso.
    Em relação à transferência do jogo, clássico é no Maraca e ponto final. Onde é jogado Vasco x Flamengo? Em São Januário? Não! É muito coisa de chororô ficar resmungando que eles têm o Engenhão pra isso mesmo e blá-blá-blá. Todo clássico carioca é jogo de duas torcidas (por mais que a do Botafogo não demonstre isso), e deve ser jogado numestádio que possa comportá-las com segurança!
    E, quanto aos favorecimentos, é importante notar que o Flamengo teve cinco erros a favor e cinco contra, e sua posição na tabela independe desses erros. Já os clubes paulistas não têm do que reclamar... E apesar de eu sacanear o PC, o Flu é realmente muito prejudicado msm. A impressão que eu tenho é que esse lance de as pessoas torcerem pro Flu cair pois nunca subiram da Segundona é coisa nacional, pois conheço pessoas de vários outros estados e quando o assunto é Fluminense, todos falam disso. É bem possível que isso se reflita em campo, nas arbitragens...
    Azar o de vcs!

    ResponderExcluir
  3. Clássico é no Maraca, sim. Só quero saber porque a CBF só se meteu pra defender o Flamengo. Flu e Vasco tiveram que jogar lá no Enchenão...

    Sobre os roubos contra o Tricolor: a coisa tá ficando feia, mesmo. Até os flamenguistas começam a concordar com a gente...

    ResponderExcluir
  4. "A impressão que eu tenho é que esse lance de as pessoas torcerem pro Flu cair pois nunca subiram da Segundona é coisa nacional, pois conheço pessoas de vários outros estados e quando o assunto é Fluminense, todos falam disso."

    Pode ser mesmo opinião nacional, o que retrata a total ignorância do povão sobre o que era a segundona quando o Flu estava por lá.
    A Segunda Divisão era um torneio de organização medíocre. Eram comuns "blecautes" no fim dos jogos em que Flu estava perdendo por um gol de diferença e colocando pressão no adversário entre outras barbaridades. Tudo isso aliado ao absurdo maior de o Flu chegar à última rodada com chances de ir para a próxima fase ou ser rebaixado. A segundona era um torneio amador, a participação do Flu foi vital na profissionalização do campeonato.

    E ninguém lembra do Grêmio, favorecido pela CBF, e verdadeiramente içado à primeirona em 1992...o nome disso é inveja do Clube de maior tradição no país.

    Aos que argumentam que não foi justo o Flu ser "içado" à primeira divisão, sugiro que reflitam racionalmente sobre as campanhas após o retorno à série A:
    - 2000: 3º colocado na primeira fase. Eliminado pelo São Caetano, vice campeão brasileiro.
    - 2001: 3º colocado
    - 2002: 4º colocado

    Não adianta chorar! A razão e a Matemática estão do nosso lado.
    Engulam vossas mediocridades de pífios idiotas da objetividade.

    ResponderExcluir
  5. Vamos a uma "pequena" lista de viradas de mesa na história do futebol brasileiro:

    - 1981: o Palmeiras saiu da Segunda pra Primeira no mesmo ano.

    - 1983: Santos, Vasco e Guarani não se classificaram para o campeonato brasileiro, e entraram pela janela.

    - 1986: o Santos, penúltimo no ano anterior, foi salvo pela Copa União.

    - 1987: Flamengo e Internacional descumpriram o regulamento, e deveriam ser rebaixados por isso, como foi o Coritiba em 1989.

    - 1992: o Grêmio ficou em oitavo na Segundona, e o que fez dona CBF? Mudou o regulamento para subir 8 times!

    - 1993: Botafogo e Atlético-MG ficaram nas últimas posições, mas não foram rebaixados.

    - 1996: a virada de mesa da vez salvou Corinthians e Atlético-PR, envolvidos em um escândalo de arbitragem.

    - 1999: a Copa João Havelange foi criada para salvar São Paulo (que escalou Sandro Hiroshi irregular), Botafogo e Internacional (clubes que fugiram do descenso no tapetão).

    Portanto, se quiserem rebaixar o Fluminense em nome da "moralização", por favor nos rebaixem! Mas a gente leva todo mundo junto!

    ResponderExcluir
  6. "Portanto, se quiserem rebaixar o Fluminense em nome da "moralização", por favor nos rebaixem! Mas a gente leva todo mundo junto!"

    Impecável!

    ResponderExcluir
  7. PC e Ramon

    ontem MAIS uma vez vimos como o Fluminense é prejudicado, parece que realmente a idéia de nos rebaixar passa na cabeça nojenta e gananciosa de todos esses arbitros malditos que estão de coligação com não sei quem, mas enfim, como vc mesmo disse PC e o Ramon assinou embaixo, se querem nos rebaixar, nos rebaixem, mas levem junto TODOS e eu disse TODOS os times que de alguma maneira já foram ajudados.

    TENHO DITO.

    ps: sou pé quente mesmo! huahuahuahuaha

    ResponderExcluir
  8. Campanha Bel sempre nos jogos do Flu. 100% de aproveitamento não é pra qualquer um!

    ResponderExcluir
  9. Falando dos erros de ontem (2 penalties, um gol mal anulado), o que mais me chamou a atenção foi a atitude do árbitro logo no início da partida. Num lance de anti-jogo simples ele deu cartão amarelo para o jogador X da Portuguesa. Poucos minutos depois, num lance de anti-jogo beeeem mais evidente, ele deixou de dar o cartão amarelo para o jogador X da Portuguesa. Se isso não é má fé eu não sei mais o que seria. Outro detalhe: "eles", a imprensa marrom, ops, rubro-negra e paulista, vive dizendo: "coitados dos juízes, não tem os 30 olhos eletrônicos da tv nem o recurso do vt com tira teima instantâneo. Ok, então pq ele anulou o gol do Thiago? Ver alguma coisa (que não existiu) de onde estava (não foi o bandeirinha quem anulo)ele não viu. Então ele não apita o que vê , apita o que "acha" e quem "acha" pode "achar errado". Gostaria de colocar nesta estatística o sr. juiz argentino que veio ao Rio de Janeiro para dar o título encomendado e acertado entre a CONEBOL e o "futebol" equatoriano. ESCREVAM onde quiserem: um dia isso vem à tona. Sobre a tabela citada, ela apareceu no outro dia com apenas 8 pontos garfados do Flu. Estranho !
    Para terminar, eu sempre digo que quando algum time de São Paulo está disputando alguma coisa (no topo ou no ralo), COISAS ESTRANHAS ACONTECEM (vide caso Edílson, sempre houve isso, o escolheram de bode expiatório para armar para o Corínthians). Porque a proteção à São Paulo? Fácil: maior público, com maior poder aquisitivo, maiores interesses em jogo (incluindo patrocinadores), imprensa e clubes paulistas escalando jogadores para a seleção para que ganhem prestígio e rendam lucros aos clubes de lá (e à CBF). Isso é uma máfia. Dinheiro chama dinheiro, onde mais ele estiver, mais chegará. Eu digo que se o Thiago Silva Fosse jogador do São Paulo, já seria titular da seleção há muito tempo. Olhem bem para a tabela, de 7 a 8 times (em 20) de SP estarão na 1ª divisão do ano que vem. Enquanto isso, imprensa e dirigentes de estados como RS, MG e RJ brigam entre si...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.