sábado, 21 de março de 2009

Fluminense 3, Bangu 1

Amigos, estava há pouco na Rua Barata Ribeiro, voltando do Engenhão, vestido com a camisa do Fluminense. Lá, fui abordado por um sujeito que me perguntou o que eu sabia que ele ia me perguntar. A essa altura, o meu leitor, que não é bobo, também já sabe o que o cidadão me questionou. "Quanto foi o jogo?", eis a óbvia questão. Respondi com um largo sorriso no rosto: "três a um". Meu interlocutor estava acompanhado de um amigo. Este, sim, me fez uma pergunta diferente da habitual: "o Fred meteu gol?". Amigos, esta é a pergunta fatal. É só terminar um jogo do Fluminense, que a cidade toda quer saber se o Fred meteu gol. O centroavante tricolor é, desde a contratação, o centro das atenções de todo o Rio de Janeiro. Em dia de jogo, o camisa 9 é mais importante que o prefeito, mais importante até que o governador.

Quando a partida começou, logo se percebeu que o Fluminense teria que molhar a camisa. O Bangu fez o jogo que rende, que interessa: bola no chão, passe rasteiro, penetração, agressividade. E não tardou a surgir o gol banguense. Os tricolores se entreolhavam em pânico: imaginem se o Fluminense cai da liderança, como de um trapézio! Porém, antes ainda do intervalo conseguimos empatar. A bola parada com Thiago Neves é venenosa demais. Ele chuta com a força certa, com a curva certa, com a altura certa. É por isso que eu não tenho dúvidas: é um craque. A Maurício coube apenas o desvio fatal com a cabeça. Assim, fomos para o intervalo com o empate no placar.

No segundo tempo, começou a brilhar a estrela de Parreira. Ele sabe fazer a substituição certa para o jogo certo. De novo, pôs Maicon e Marquinho. Mas, dessa vez, os substituídos foram outros: Everton Santos e Maurício. Outro jogo, outras circunstâncias, mas o mesmo resultado: 3 a 1. Eis a mágica de Carlos Alberto Parreira.

Respondi ao sujeito da Barata Ribeiro: "Fred meteu gol sim. Um gol!". Foi o segundo tento, o da doce e santa virada. Porém, o mérito é 99% de Maicon. Foi do jovem reserva toda a jogada, inclusive o passe final. O próprio camisa 9 reconheceu isso, ao comemorar apontando para Maicon, como se dissesse: "toma que o gol é teu". O terceiro gol surgiu após bate-rebate na área, causado por mais uma venenosa cobrança de falta de Thiago Neves. A bola sobrou para Luiz Alberto, que é zagueiro mas finalizou como atacante.

(Em tempo, o placar final é, exatamente, o que eu previ aqui, ontem, nos comentários de pré-jogo. Se eu não for bem sucedido na engenharia, nem na crônica esportiva, tentarei a vida de profeta.)

Os 3 a 1 mantêm o Flu líder e, melhor que líder, com 100% de aproveitamento no segundo turno. O time está crescendo na hora certa, de modo que eu já começo a ver o sorriso da Taça Rio. (nas minhas crônicas, as taças sorriem). Ela sorri com a crescente e encantadora possibilidade de envelhecer em Álvaro Chaves.

PC


9 comentários:

  1. até o Obina é mais importante que o prefeito ou o governador...

    ResponderExcluir
  2. Comentaram na comunidade do Flu no orkut: o Fred é mais importante que o Obama!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. A proposito, tb passei por isso. Galera perguntando qnt foi o jogo, se o Fred meteu gol, etc

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo elogio, Leonardo! Pelo visto, muitos tricolores ouviram as mesmas perguntas que eu! O Rio de Janeiro respira Fred!

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5315730737059075286

    ResponderExcluir
  5. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5316000413760623830

    ResponderExcluir
  6. "O Rio de Janeiro respira Fred!"
    No dia seguinte da estréia do cara era só eu passar (com a camisa Tricolor, é claro) por um lugar qualquer que eu ouvia alguém pronunciar o nome do craque...

    Falando do jogo de ontém...
    O Parreira tá mostrando que faz as substituições certas para cada situação, isso é muito bom, mas não é sinal de que a formação inicial do time não é das melhores?

    Parreira, 3-5-2, Parreira!!!!

    ResponderExcluir
  7. O Fluminense não jogou bem. Ainda não vi um jogo de alto nível desse time no ano. O Fred é a pessoa mais importante do Rio para os tricolores, assim como o Obina é para os Framenguinhas, o Caso Alberto, para os vascaínos, e o Victor Simões, para os botafoguenses.

    SA!

    ResponderExcluir
  8. "O Fluminense não jogou bem. Ainda não vi um jogo de alto nível desse time no ano."
    E que jogo o Botafogo jogou em alto nível esse ano????

    O único time do Rio que jogou em alto nível esse ano foi o Vasco, nos clássicos com o Botafogo (4 a 1) e Flamengo (2 a 0).
    Considero a equipe cruz-maltina favorita à Taça Rio, e vencendo-a, favoritíssima ao título estadual!!!

    O não tricolor que disser que não vai se preocupar com o Fred quando seu time enfrentar o Flu está MENTINDO...o cara tá na boca do povo, FATO, indiscutível!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.