sexta-feira, 13 de março de 2009

Futebol para Escanteio: NBA Tupiniquim


Amigos, hoje inauguro minha coluna sobre outros esportes, pois não só de futebol viverá o homem, mas também de vôlei, basquete, automobilismo, e até aqueles esportes esquisitos que os americanos curtem.

O primeiro assunto sobre o qual vou falar é o NBB, Novo Basquete Brasil. O nome não faz muito sentido, mas é sugestivamente parecido com “NBA”... curioso isso, não?

O que importa é que vivemos um novo começo na modalidade. Depois de algumas tentativas iniciadas há cerca de três anos, finalmente os clubes conseguiram a autonomia que desejavam para organizar seu campeonato, administrando contratos, regulamentos, etc. O grande diferencial do NBB com relação aos seus antecessores é o fato de a CBB e a FIBA (basta trocar o B pelo F que todos entendem) deram respaldo a esta competição, que passa a ser efetivamente reconhecida como “oficial”.

Superando as brigas do passado, esperamos que o basquete (masculino) brasileiro consiga tomar novos rumos, e volte a disputar os Jogos Olímpicos. Ainda são necessárias várias mudanças administrativas, pois ainda há brigas com relação ao comando da Seleção, falta de respeito com os heróis da modalidade (haja visto que em janeiro completou-se 50 anos do primeiro título mundial do Brasil e a CBB não fez nem um comentário), e tantas outras coisas. Mas toda longa caminhada começa com o primeiro passo. E este acaba de ser dado.

Este modelo implementado aqui é baseado no caso de maior sucesso do basquete mundial, a NBA. Lá, quem manda no campeonato são os times, e o resultado mostra o sucesso deste formato. Atualmente, quinze franquias disputam o torneio em terras brasileiras, sendo eslas de São Paulo (8), Espírito Santo (2), Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e Rio de Janeiro (1 cada). O representante do RJ é o Flamengo, atual campeão nacional.

E as semelhanças entre NBB e NBA não estão apenas no nome. Vários craques da versão tupiniquim já tiveram alguma experiência na matriz norte-americana. E para tornar tudo mais atraente, também teremos o nosso All-Star Game.

No dia 22 de março, no Maracanãzinho, ocorrerá o Jogo das Estrelas, que será precedido por um torneio de enterradas e outro de arremessos de três pontos. Para escolher os jogadores que farão parte da partida, é só clicar aqui e votar no site da Liga Nacional. Ainda não consegui informações sobre venda de ingressos para o jogo, mas assim que souber, posto aqui nos comentários.

Que possamos reviver as glórias do passado, a época de Oscar e companhia, e que voltemos a ser uma das potências mundiais do basquete!

rafs

6 comentários:

  1. Homenagem aos Campeões de 59:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/0,,16720,00.html

    ResponderExcluir
  2. Não acompanhei de perto o nascimento do NBB, mas me pareceu uma bela iniciativa. Espero que se mantenha e vire uma tradição!

    Já faz tempo que não vamos a uma Olimpíada no basquete masculino... acho que desde 1996.

    ResponderExcluir
  3. Flamengo Campeão da Liga Sul-Americana!!!
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Basquete/0,,MUL1040964-15060,00-FLAMENGO+FAZ+HISTORIA+NA+ARGENTINA+E+LEVANTA+A+TACA+DA+LIGA+SULAMERICANA.html
    E sem grana!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria que o Fluminense reeditasse o time de basquete. É tradição do Tricolor ser forte em todos os esportes.

    ResponderExcluir
  5. Esse time de basquete do flamengo é um senhor exemplo!!!
    É vergonhoso jogador de futebol reclamar de salário atrasado e fazer corpo mole por causa disso...Qual a porcentagem de trabalhadores brasileiros que ganham anualmente o que Obina ganha em um mês?

    ResponderExcluir
  6. Ingressos à venda:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Basquete/0,,MUL1049110-16722,00.html

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.