sexta-feira, 6 de março de 2009

Sai René, entra Parreira

Amigos, apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Nacional-PB, pela Copa do Brasil, o técnico René Simões foi demitido do Fluminense. Um amigo influente havia me avisado, na semana passada: "O René está com os dias contados". Eu, na minha ingenuidade, não quis acreditar que a diretoria tricolor agiria assim. Como os dirigentes têm memória curta, meu Deus! Há três meses, o bigodudo era endeusado em Álvaro Chaves. O que mais se ouvia em Laranjeiras era: "René nos salvou da catástrofe". Hoje, após uma simples perda de Taça Guanabara, ele é enforcado como um Tiradentes de Inconfidência Mineira.

Os dirigentes brasileiros não aprendem que o segredo do sucesso no futebol é a continuidade do trabalho. No primeiro sinal de insucesso, crucificam o treinador, como se ele fosse o culpado de todos os males. À exceção do São Paulo FC, todos os clubes grandes brasileiros são dirigidos de forma amadora. Não é coincidência que o SPFC seja o atual tricampeão nacional: é mera consequência do trabalho sério e profissional. Se o futebol brasileiro fosse o romance de Saramago, todos os clubes seriam acometidos pela epidemia de cegueira, à exceção do tricolor paulista, que seria a mulher do médico, única habitante imune à doença.

Com o elenco ainda em processo de montagem, como demonstra a chegada de Fred ontem, René é sacado do cargo de treinador. Isso para mim é um contra-senso. Explico: se o plantel ainda está em construção, a culpa dos insucessos não pode ser do técnico. Portanto, considero a demissão um erro grave, e um desrespeito aos serviços prestados pelo treinador. Mas, infelizmente, ela é um fato, de modo que precisamos pensar no substituto de René Simões.

Espero que seja mesmo o Carlos Alberto Parreira, que já tem ajudado o Fluminense através da parceria com a Traffic. O pé-de-uva estava em Álvaro Chaves em 1970 e 1984, de modo que sua chegada em 2009 só pode ser comemorada. Afinal, já escrevi aqui que, com Parreira, o tricampeonato nacional será nosso. Amém!

PC

11 comentários:

  1. O romance do Saramago ao qual me refiro é o "Ensaio sobre a cegueira".

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=55088092&tid=5310069132644324566&na=4

    ResponderExcluir
  2. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5310102117993157846&na=4

    ResponderExcluir
  3. A saída do René foi foda... o cara é realmente muito bom, as suas proezas falam por si só...

    Quanto ao São Paulo ser o único time não dirigido por amadores, acho que o Inter também não é, mas não tenho certeza. Se forem amadores, pelo menso têm visão, já que o projeto de sócios torcedores do clube é de dar inveja até mesmo aos tricolores paulistas.

    No Rio, mesmo o Dinamite enfrentando sua inexperiência para o cargo e a enorme pressão da trupe do Eurico, acho que o Vasco já deu o primeiro passo. Faltam agora a baleia Horcades, o Márcio Clodovil Brega, o Kléber Leite e o Montenegro se afastarem de vez do cenário futebolístico para as coiasas entrarem nos eixos por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: Fred e Parreira? Se o TN começar a jogar bola de novo, FODEU! Candidato a enfrentar o Palmeiras... ou o Sport!
    Enquanto isso, minhas esperanças em ver o Flamengo ganhar alguma coisa esse ano vão se esvaindo... Cuca tá inventando demais...
    Esperto é o Bruno, que cortou o cabelo antes de ficar parecendo o Primo Itt, da Família Addams

    ResponderExcluir
  5. O Inter e o Cruzeiro, acho eu, também têm boas administrações.

    Mas profissional mesmo, nível Europa, só o São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Cansei dessa diretoria. Permite o desmanche quase completo da equipe e põe a culpa no treinador.
    Ao meu ver a Orca é o pior dirigente do futebol carioca...só faz e fala besteira. Sei que os flamenguistas também não andam satisfeitos, mas mal ou bem o flamengo vem mantendo uma base (quase o time inteiro) há um bom tempo, esse é o caminho para os títulos. Não estou endeusando o Clodovil, ele também erra muito, mas todos os acertos do Fluminense vêm da Unimed, sem ela já estaríamos no fundo do poço.

    ResponderExcluir
  7. Fala, PC! Estou acompanhando seu blog há pouco tempo e estou impressionado com a qualidade dos seus comentários. alguns paralelos muito inteligentes, como o post do santos e da consciência negra. as referências ao cinema e ao teatro também são coerentes e fogem ao estilo brega-pseudo-inteligente. parabéns! o que vc acha da administração do atlético-mg? e do palmeiras? acha q servem de exemplo? abraços

    ResponderExcluir
  8. Massami

    Obrigado pelo elogio. Vindo de uma pessoa inteligentíssima como vc, vale ainda mais!

    Não acredito que as administrações de Atlético e Palmeiras sejam exemplares. Mas muito provavelmente são melhores que as dos clubes cariocas.

    ResponderExcluir
  9. Pois é PC. O que fizeram com o René foi uma sacanagem. Ele caiu por ter tirado os medalhões do time. Agora me diz, quem merece ser demitido: o cara que bota o Jailton fora do time ou o que gasta dinheiro contratando ele?

    Fora isso, ainda teve a ridículo faixa "Fora Rene" da "torcida" do Fluminense. A "torcida" em questão é a Força Flu, velha aliada da diretoria. Devem ter dado dez real e dito: pendura essa porra ai.

    Escutem o que eu venho dizendo há um tempo: o Flu está indo cada vez mais em direção ao Vasco de Eurico.

    ResponderExcluir
  10. É, Alan. E o mais estranho é que a própria Força Flu vaiou o Horcades ontem no Engenhão.

    Parece que houve uma promessa não cumprida em relação a ingressos para as torcidas organizadas.

    Enfim...

    ResponderExcluir
  11. "Escutem o que eu venho dizendo há um tempo: o Flu está indo cada vez mais em direção ao Vasco de Eurico."
    Minha mãe outro dia mesmo fez um comentário semelhante, sou obrigado a concordar com vocês...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.