quinta-feira, 12 de março de 2009

Vitória de Peso

O jogo de ontem entre Flamengo e Duque de Caxias foi uma moleza. A maior parte do tempo a bola esteve rolando apenas em metade do campo. Aliás, metade da metade, já que apenas o Flamengo atacava, e o fazia somente pelo lado direito. Isso mostra que o esquema do Mestre Cuca ainda não funcionou como o esperado. Mas a vitória de ontem foi uma grande vitória. Uma vitória de peso, eu diria.

Enfim, depois de várias partidas, o Flamengo conquistou um resultado atuando de forma convincente! Léo Moura vai se mostrando mais adaptado à sua nova função no meio, e foi o destaque na partida de ontem. E por falar no meio de campo, este setor do time rubro-negro esteve quase perfeito defensivamente. Durante praticamente todo o jogo, não deu a menor chance ao time da Baixada, que sequer ameaçou o gol do time da Gávea. Aírton (que não sei se é terceiro zagueiro ou cabeça-de-área) e Willians desarmavam quase todas as jogadas e o Ibson comandava muito bem a ligação entre a defesa e a armação das jogadas. Sempre pelo lado direito.

Cerca de vinte minutos, Ibson sofre falta na entrada da área, mais para o lado direito (lógico). Bruno sai de sua meta, sob olhares desconfiados da torcida, depois das declarações dirigidas ao Andrade. Em tempo: o que ele fez foi lamentável, quase um pecado capital, ofender de tal forma um dos responsáveis por tornar o Flamengo tão grande como é hoje. Mas lá foi o nosso arqueiro, posicionando-se para bater. Juan, com o peso das más atuações sobre os ombros, também preparava-se para efetuar a cobrança. Então o goleiro diz para o lateral: "Bate você, porque ele está achando que sou eu quem vou bater!". De fato, o goleiro adversário posicionou-se esperando um chute por cima da barreira. Então o Juan foi lá e bateu no outro canto. Inapelável. Meio gol para cada.

Quando o segundo tempo se aproximava, entram em cena os garçons rubro-negros. Léo Moura dá um passe espetacular para o Zé-da-Gávea, que assistia ao jogo do lado esquerdo e foi para o lado direito assistir Josiel que, com o gol aberto, tentou chutar em cima do goleiro, mas acabou mesmo fazendo o gol. Mais um que sentia o peso da cobrança. Outro peso que se destacou no ataque rubro-negro foi o do Obina. Barrado pela balança? Estranho como engordou em três dias...

Segundo tempo, e os garçons novamente mostraram entrosamento: de Léo para Zé, de volta pra Léo, gol do ex-lateral. Pouco depois, mais um de falta, dessa vez uma linda cobrança do destaque da partida. Aí acabou o jogo. Cuca resolveu testar Paulo Sérgio, mas este ainda parece sentir o peso dos jogos. A certa altura, com mais um ataque desperdiçado, meu irmão e eu falamos, em uníssono: "Bota o Maxi!". E, quando o argentino já se preparava para entrar, Ibson foi expulso, com um segundo cartão amarelo tão infantil quanto o primeiro. Obviamente Cuca refugou e o primo do Messi voltou para o banco.

Com um a menos, o Flamengo se permitiu levar dois gols. Sim, pois em momento algum, eu repito, o Duque de Caxias ameaçou roubar-nos a vitória. Pênalti do nosso Capitão (parecido com o que ele mesmo sofreu contra o Botafogo ano passado e pelo qual ainda ouço choramingarem até hoje). Gol de Edivaldo. Bola perdida no meio-campo, contra-ataque, gol de Edivaldo. Artilheiro do Segundo tempo ao lado do Léo Moura. Mas nada que diminuísse a vitória de ontem.

Espero que os quatro gols sobre o companheiro do Vasco na Segundona tragam um pouco de paz à Gávea, já que a crise ataca de todos os lados: brigas nos treinos, salários atrasados, punições... Que tudo isso comece a ficar para trás!

E como falei em peso durante todo o texto, faltou falar de mais um: Ronaldinho. Com a camisa ainda bem apertada, marcou o gol da vitória do Timão sobre o Azulão. Imagine quando ele entrar em forma!



rafs

10 comentários:

  1. Goleada rubro-negra, em mais um grande jogo de Leonardo Moura...

    ResponderExcluir
  2. Pena que ele está indo pro CSKA...
    Po, o Zico podia deixar ele aqui no Mengão!!!

    ResponderExcluir
  3. Falando em boatos, me disseram que o Ibson se transferiria para o Fluminense em maio. Será que procede?

    ResponderExcluir
  4. Em maio acaba o contrato dele com o Fla e ele terá que voltar para o Porto. A diretoria do Flamengo disse que não vai poupar esforços para tentar mantê-lo, mas sem fazer nenhuma loucura, ou seja, dificlmente ele fica.
    Se vai pro Flu, nunca ouvi isso...

    ResponderExcluir
  5. Ao meu ver o zico tá mais interessado na carreira dele que no flamengo...Ninguém me tira da cabeça que ele foi o responsável pelo corte de Romário na Copa de 98.
    A possível saída de Leonardo Moura faria o flamengo voltar à estaca zero da formação de um esquema competitivo. Não posso dizer que lamento isso...hehehe!

    ResponderExcluir
  6. Me recuso a falar mal do Zico!
    Mas vi uma entrevista com ele, recentemente até, em que ele falou justamente sobre o corte do Baixinho. Ele disse que era o que todos queriam, mas ninguém tinha coragem de chegar lá e dizer que tinha que cortar, e acabou que o dele foi para na reta. E acho que, naquele momento, não havia outra opção mesmo, por mais que o Romário seja O Cara, não tinha como ele disputar aquela copa.

    ResponderExcluir
  7. Era o que ele queria porque tem inveja do baixinho...

    ResponderExcluir
  8. Discordo da afirmacão de que o Romário não tinha condicões de disputar a Copa de 98. Meus argumentos:
    - chamaram o Emerson pro lugar dele, um cabeca-de-área que nem chegou a entrar em campo.
    - Romário já jogava amistosos pelo Flamengo na época das oitavas-de-final da Copa.

    Portanto, a presenca do Baixinho lá era muito mais necessária que a do Emerson.

    E tem mais: eu estava no Eduardo Guinle quando ele se machucou. Foi dois meses antes da viagem à Franca... Se ele não tinha condicoes, não deveriam nem tê-lo convocado.

    O fato é que perdemos a Copa no dia do corte. Imagina a cara dos zagueiros franceses ao receberem a notícia na manhã de 12 de julho: "Ronaldo não joga, Romário é que vai entrar".

    Seríamos hoje hexacampeões...

    ResponderExcluir
  9. Romário no banco? Tá de sacanagem, né? Acha mesmo que ele ia ficar lá, felizão, na reserva do Ronaldinho?

    ResponderExcluir
  10. Ele ia ficar felizão no banco enquanto estivesse em recuperação...depois ia pegar o lugar do Bebeto. E hoje seríamos hexa! Zico, não contente em não ganhar nada pela seleção, impediu que o baixinho fosse bicampeão...
    A inveja do zico reside no fato do baixinho ser um dos 2 brasileiros que ficaram conhecidos por ganharem uma copa "sozinhos".
    Seleto grupo esse, Garrincha e Romário, Pelé só não tá nesse time porque não teve oportunidade.
    Resumindo, o zico tem raiva do Romário pq o baixinho é um dos maiores ídolos da história da seleção brasileira, feito que o galinho não alcançou...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.