quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Esboço de sorriso


Amigos, foi um Fla-Flu eletrizante, dramático, cardíaco, épico, sensacional, e internacional. Em suma: o Fla-Flu foi Fla-Flu. Diria mais: poucas vezes um Fla-Flu foi tão Fla-Flu.

Uma pena que o público tenha sido tão decepcionante, dos dois lados. No total, havia apenas 12.278 presentes: isso não é público de Fla-Flu. Uma pena que a imprensa esportiva carioca não mais promova o Fla-Flu, como fazia antigamente. Uma pena que não haja mais Nelson's e Mário's, mas apenas Renato's e Fernando's. Uma pena, uma pena!

Antes de começar, abro um parêntese para elogiar a impecável arbitragem do chileno Carlos Chandía. Acertou no lance do pênalti, acertou nas expulsões dos rubro-negros, acertou na anulação do gol do Fluminense, e acertou também ao dar seis minutos de acréscimo no segundo tempo, punindo assim a cera do Fluminense. Nota dez para ele, e fecha o parêntese.

Abro outro parêntese, dessa vez para criticar o regulamento do saldo qualificado. Já é injusto quando os jogos são em locais diferentes; quando as batalhas são no mesmo estádio, aí mesmo é que não faz sentido algum. Fecha o segundo parêntese.

Vamos falar do jogo, que é o importante. O Fluminense escolheu jogar nos contra-ataques, já que o regulamento lhe beneficiava com o direito do empate. Ao Flamengo, restava atacar. As chances apareciam dos dois lados, mas os goleiros Rafael e Bruno davam conta do recado.

No instante derradeiro do primeiro tempo, Kieza é derrubado por Ronaldo Angelim dentro da área. Pênalti convertido por Roni, o camisa dez tricolor. E fomos para o intervalo com Fluminense 1 a 0.

O Flamengo voltou do intervalo precisando virar a partida, e assim lançou-se todo para o ataque. Em chute de Dênis Marques, a bola sofreu dois desvios e foi parar no ângulo dos arcos defendidos por Rafael, que nada pôde fazer. Era o empate rubro-negro: Flamengo 1, Fluminense 1.

O Flamengo ainda necessitava de um gol, e assim continuou atacando. Porém, deixava espaços para os perigosos contra-ataques tricolores. Em dois deles, o gol do Fluminense sairia, mas os rubro-negros optaram por parar os lances, em troca dos cartões vermelhos. Primeiro David e depois Fierro foram corretamente expulsos por Chandía.

Aos 51 minutos do segundo tempo, veio o apito final. E a torcida tricolor pôde comemorar a doce e santa classificação. Por instantes, nos esquecemos da lanterninha do Brasileirão, e pudemos vibrar com a eliminação do Flamengo.

O adversário do Fluminense sai do confronto entre Alianza Atlético de Sullana, do Peru, e Deportivo Anzoátegui, da Venezuela. Ainda faltam oito jogos para o feliz encontro, mas a Copa Sul-Americana já esboça um sorriso, com a possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves. (Nas minhas crônicas, as taças sorriem.)

Domingo, tem milagre na Baixada Santista. Já começou hoje, com as três suspensões de jogadores do Santos. Gravatinha avisa que estará na Vila Belmiro.

PC

Melhores momentos:

Ficha técnica: Flamengo 1 x 1 Fluminense - Copa Sul-Americana
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.
Data: 26/08/2009.
Fluminense: Rafael, Ruy, Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Fabinho, Diguinho (Marquinho), Diogo e Conca (Alan); Roni e Kieza (Raphael Augusto). Técnico: Renato Gaúcho.
Flamengo: Bruno, Fierro, David, Ronaldo Angelim e Everton; Airton, Willians, Lenon e Petkovic (Camacho); Dênis Marques e Emerson (Zé Roberto). Técnico: Andrade.
Árbitro: Carlos Chandia (CHI).
Auxiliares: Lorenzo Acuña (CHI) e Cristian Julio (CHI).
Gols: Roni, aos 45'/1T (1-0) e Dênis Marques, aos 15'/2T (1-1).
Cartões amarelos: Willians, Airton, David (FLA); João Paulo, Luiz Alberto (FLU).
Cartões vermelhos: Fierro e David (FLA).
Público: 10.539 pagantes / 12.278 presentes.
Renda: R$ 133.228,00.

19 comentários:

  1. Ótimo texto, PC!

    Só lembrando que o time peruano em disputa não é o Alianza Lima e sim o Alianza Atlético !

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Uma pena que não haja mais Nelson's e Mário's, mas apenas Renato's e Fernando's. Uma pena, uma pena!" [2]

    uma pena...

    ResponderExcluir
  3. Vamos torcer, mas não distorcer. Sou tricolor, vibrei com a vitória, mas o lance que ocasionou o gol do Flu não foi falta e sequer aconteceu dentro da grande área. Por favor, você não está sendo honesto com quem não viu o jogo e busca saber como foi aqui no seu blog. Ele vai pensar que foi pênalti mesmo. Ao menos deixa claro no texto que, em sua opinião, foi pênalti, e cole um link do youtube com o lance para que o seu leitor possa tirar suas conclusões. De qualquer maneira, vejo que foi um equívoco da arbitragem ao marcar o pênalti, porém, sem interferir no resultado do jogo (nada garante que se o Flu não fizesse aquele gol, o jogo seria 1 X 0 para o Fra).

    ResponderExcluir
  4. João, já corrigi o Alianza. Obrigado!

    Pedro Tomaz, obrigado por sua opinião. O video do youtube eu sempre coloco no dia seguinte, porque preciso esperar um amigo digitalizar.

    Mas todos os tricolores que viram pela TV e conversaram comigo garantiram que foi pênalti.

    ResponderExcluir
  5. No orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5374397404752123094&na=1&nst=1

    ResponderExcluir
  6. "Uma pena que não haja mais Nelson's e Mário's, mas apenas Renato's e Fernando's. Uma pena, uma pena!"

    Pra mim o Flu podia jogar assim no Brasileiro. Jogou certinho, não ganhamos o jogo por azar.

    Pedro Thomaz, foi pênalti sim. Pênalti claro e indiscutível. A trombada foi com a coxa e não com o pé. E dentro da área. O Kieza foi esperto e se atirou pra receber o pênalti do Ronaldo Angelim, que vinha descontroladamente em sua direção. Inclusive os comentaristas do SporTV concordaram que houve a penalidade. Só o Arnaldo foi contrário...

    ResponderExcluir
  7. PC, como sempre um bom texto.

    Cabe destacar uma coisa o ataque com Roni,Alan e Kieza produziu em 5 min 3 bons ataques daqueles que se levanta na cadeira na expectativa do tento. O Roni pode atuar como meia/atacante e a dupla Alan e Kieza tem tudo pra dar certo.

    Quanto ao pênalti falta foi, agora se foi dentro da área eu não consegui chegar a uma conclusão pois o lance foi quase sobre a linha

    ResponderExcluir
  8. PC, as expulsões foram corretas. o atacante valorizou muito o pênalti, deu cambalhota, depois ficou estirado no chão. mas foi pênalti. agora, o jogo foi horrível, uma verdadeira pelada.

    ResponderExcluir
  9. AlÔ América do SUUUUUUUUL, cuidado o FLUMINENSE vêm aí.. É bom se segurar, que a poeira vai SUBIR.
    FLUMINENSE AEEEEEE!!!

    ResponderExcluir
  10. Paulo Cezar
    desculpe me paulo cezar mas eu nao me empolguei nem um pouco com o jogo de ontem e acho que quem nao sabe o que é fla flu decisivo aqui é vc!
    vc ta viajando totalmente, fla flu épico, foi do gol de barriga, de 69, flaxflu fa lagoa, entre outros mais, mas vc falar que aquele jogo patético e ontem foi épico?
    vc ta de brincadeira comigo, ou vc não conhece a história do fluminense ou entao vc é um poeta aposentado, o 1 tempo foi digno de pena, dois times sem tática sem t´´ecnica e sem vontade, no segundo tempo o flu SOFREU, PRA EMPATAR COM TIME RESERVA DO FLAMENGO COM 2 JOGADORES A MAIS!!!!
    isso é épico?
    só na sua cabeça!
    é ótimo ganhar fla x flu?
    é , ainda mais eliminando eles, mas dai falar que foi épico eletrizante fantastico só na sua cabeça, é por causa dessa fantasia da torcidea que o fluminense nao progride, empatam um jogo triste daquele e nego acha a oitava maravilha do mundo
    deplorável seu texto

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Leonardo, quem lê o que vc escreveu acha que seria melhor termos perdido...

    Quero ver se a gente ganha essa taça, se vc vai comemorar...

    Quanto às acusações de que eu não sei o que é um Fla-Flu decisivo, aconselho que pesquise no blog meus textos sobre os Fla-Flu's de 1912, 1937, 1969, 1983, 1995...

    De qualquer forma, obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  12. Leonardo, larga de ser invejoso.
    Que comentário recalcado...beira o ridículo.
    "por causa dessa fantasia da torcidea que o fluminense nao progride"

    Vc realmente acha que é por causa da "fantasia" que o Fluminense não progride? Se vc realmente pensa assim, eu tenho muita pena de vc...

    ResponderExcluir
  13. é óbvio que eu vou comemorar, como comemorei ontem a eliminação do flamengo, mas ai distorcer e falar que o jogo foi épico, eletrizante sensacional é fantasioso demais, o fluminense é um bando em campo, triste de ver, terrivel de acompanhar, não tem meio de campo e muito menos variação tática, quando tomamos o gol se eu não me engano aos 12 do segundo tempo, nosso pseudo técnico ja queria saber quanto tempo faltava pra terminar o jogo, jogo épico na minha cabeça foi em 25/06/95 aquele jogo sim foi digno das tradições de um fla x flu, não o que vi ontem pela tv

    ResponderExcluir
  14. Ramón

    a torcida do fluminense é iludida e vive nesse mundo de torcida de elite, e torcida mais linda do brasil, torcida que não cobra dos dirigentes, que se preocupa em fazer festas, e acha tudo maravilhoso, torcida que endeusa mercenários como roger, romario, edmundo, pet, bismarck, jogadores que nao tem identificação com o clube, e marginaliza verdadeiros tricolores como marcão e roger(herói da copa do brasil)

    ResponderExcluir
  15. Leonardo,

    Respeito sua opinião, mas eu vivi outros Fla-Flu's épicos, além do inigualável Fla-Flu de 25 de junho de 1995.

    O clássico de ontem foi, sim, eletrizante. Os poucos milhares de felizardos que estavam no Maracanã sabem muito bem o que viveram. Eu inclusive, que estava lá, como sempre. Para quem conhece pelo menos 10% da história do Fla-Flu, um jogo como o de ontem tem muito valor.

    "Fla-Flu é Fla-Flu, e basta." - Nelson Rodrigues.

    ResponderExcluir
  16. PC, quem fala aqui é alguém neutro nessa "discussão". o jogo foi horroroso. ninguém tá desmerecendo a grandeza dos dois clubes. mas sim, a qualidade dos times. os cariocas estao caindo cada vez mais. o cenário é extremamente preocupante. abraços

    ResponderExcluir
  17. Leonardo e Massami,

    Vocês estão confundindo "baixa qualidade técnica" com "falta de emoção".

    O Fla-Flu foi, sim, muito eletrizante, apesar do baixo nível técnico.

    ResponderExcluir
  18. Gente, os únicos clássicos não horrorosos são aqueles repletos de craques. Os cariocas já protagonizaram vários desses clássicos, bem no passado...houve apenas algumas exceções recentes com o super time do Vasco em 2000.
    Mas o jogo passou longe de horroroso...provavelmente referem-se ao final da partida.
    Mas o que se espera num final de jogo decisivo???? É bola pro mato que o jogo é de campeonato!!! Nem Real Madrid e Barcelona vão jogar bonito numa situação dessas!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.