domingo, 9 de agosto de 2009

O gol perdido

Amigos, aquela era a bola do jogo. O placar marcava dois para o Vitória, e também dois para o Fluminense. Os baianos haviam feito 1 a 0, os tricolores haviam virado para 2 a 1, e os baianos haviam empatado logo em seguida. Costumo escrever aqui, parafraseando o eterno Nelson Rodrigues, que o empate é a derrota mútua das duas equipes. Especialmente no campeonato de pontos corridos, a vitória deve ser sempre o objetivo. Afinal, três pontos valem bem mais que um.

Pois bem, dizia eu no começo que aquela era a bola do jogo. Referia-me ao rebote do goleiro Gléguer, em chute de Marquinho, de fora da área. A pelota sobrou nos pés de Edcarlos, pedindo, implorando: "me empurre para as redes, por favor, me empurre para as redes, por favor!". "É o gol mais feito de todos os tempos!", exagerou o meu irmão, à frente da televisão. Eu já vibrava por antecipação, afinal era impossível desperdiçar aquela chance.

Mas o zagueiro tricolor conseguiu a proeza: chutou em cima de Gléguer, e a bola saiu pela linha de fundo. Ali, naquela chance perdida, naquela oportunidade jogada fora, o Fluminense deixou escapar os preciosos três pontos.

Houve outras chances perdidas, sim. Por exemplo, aquele bate-e-rebate no último minuto bem que poderia ter resultado no gol da doce e santa vitória. Ou então o chute de Roni que estourou na trave do Barradão. Mas a melhor oportunidade foi mesmo aquela do Edcarlos. O arco do Vitória estava aberto, escancarado, arreganhado, pronto para ser furiosamente arrombado. Mas o defensor pó-de-arroz conseguiu perder o gol.

Dentre os vinte e dois jogadores em campo, mais os reservas que entraram, precisei escolher o meu personagem do domingo. Os candidatos naturais eram Luiz Alberto e Roni, autores dos gols do Fluminense; e Apodi, grande destaque do Vitória da Bahia. Mas, diante daquele lance surreal, eu não poderia escolher outra figura, que não a de Edcarlos.

Por ter perdido o gol mais feito desde a Arca de Noé, o cabeludo defensor tricolor provou que merece o ilustre posto. Edcarlos, você é o meu personagem do domingo.

Paulo Cezar Filho

13 comentários:

  1. to muito puto,extremamente nervoso
    como pode aquele infeliz perder um gol daqueles?

    aliás como pode sair técnic,entrar técnico e NENHUM ver que ele é o pior zagueiro,como pode nenjhum técnico ver que Wellington Monteiro é nosso pior volante

    enfim,empatar com o vitória no barradão nao acho que seja um mal resultado apesar da situação,mas diante das circusntancias do jogo pra mim esse empate foi uma derrota,péssimo.

    ResponderExcluir
  2. Porque 'Vitória da Bahia'?

    Por acaso existe outro Vitória nas 4 primeiras divisões do Campeonato Brasileiro para confundir? Aliás existe algum Vitória que disputou alguma primeira divisão ESTADUAL que não seja o de Salvador? Resposta: não.

    Vamos lá Fluzão!

    ResponderExcluir
  3. Renato, realmente empatar lá no Barradão não costuma ser fácil. Mas hoje foi equivalente a derrota...

    Daniel, Vitória é o nome da capital do Espírito Santo, e se não me engano o Vitória-ES já disputou o Brasileirão. Acho que é por isso que todos chamamos o Vitória de Vitória da Bahia. :)

    ResponderExcluir
  4. pior foi o milagre do goleirinho deles no final da partida

    ResponderExcluir
  5. O Edcarlos também falhou no gol do Vitória, né? Parece que foi ele que furou bisonhamente quando tentou espanar a bola chutada pelo Leandro. A pergunta que eu faço é: que clube carioca vai cair: Botafogo ou Fluminense?
    Nota: esse "ou" não exclui hehe

    ResponderExcluir
  6. Gabriel, o Gléguer fez milagre naquele último lance mesmo...

    Mino, torço muito para que nenhum dos dois caia. Acho a queda de produção do Botafogo preocupante...

    ResponderExcluir
  7. Caro PC,

    Vc elegeu o edcarlos personagem do jogo por ter perdido aquele gol feito. Eu o elegeria pela furada bizarra por ocasião do segundo gol do Vitória. Assim fica difícil, mesmo com a equipe jogando bem e se esfalfando em campo aquelas duas mulas lá atrás (Edcarlos e Wellington Monteiro) entregam gols a toda hora. Felizamente o Renato já desfez o trio macabro, barrando o Diguinho. O Wellington deve sobrar com a entrada do Fábio santos, mas o Edcarlos deve ter um padrinho muito forte. Estou pensando seriamentre em arranjar um grupo de tricolores arrojados para raptá-lo antes de todas as partidas.
    Saudações triclores.

    ResponderExcluir
  8. pra que Edcarlos existe, aah... o texto ficou muito bom! abraços ai..

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, Edcarlos perdeu uma oportunidade em que não se pode falhar. Que os deuses do futebol não deixem que aconteça, mas esses dois pontos podem fazer falta futuramente.

    ST

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o tricolor ali em cima!!!
    A furada foi muito pior, foi um corta-luz deixando nossa defesa totalmente perdida!!!
    Gol seria bônus, defender é obrigação, desculpe, nào sou de criticar mas edcarlos , além de não ajudar nada está atrapalhando muito!!!

    ResponderExcluir
  12. Não entendi porque o time contra o Vitória não foi o mesmo do que contra o Sport.. Não é possível que Edcarlos ainda seja escalado.. esse nem na reserva merece ficar! É uma vergonha a camisa do nosso time.. =(

    Domingo será obrigação ganhar do Coritiba em casa!

    ResponderExcluir
  13. A furada dele no 2º gol foi bisonha... mas mais bisonho ainda foi o Luiz Alberto que ficou olhando o Leandro Domingues chutar e não se propôs a esticar o pé pra tirar, e o Fernando Henrique que engoliu aquela bola à 5 metros por hora

    Já quanto ao gol perdido... Edcarlos é zagueiro, não deve ter esses cacoetizinhos de artilheiro, sem contar que o goleiro saiu muito bem do gol x.x

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.