sábado, 2 de janeiro de 2010

A homenagem a Ghiggia


Amigos, a ferida de 1950 ainda dói na carne e na alma de cada brasileiro. Construímos o Maracanã para nele conquistar a suprema glória do futebol mundial. Vencemos México, Iugoslávia, Suécia e Espanha, as duas últimas de goleada. Somente faltava um empate contra o Uruguai, e a taça do mundo seria nossa. Tínhamos a certeza profética do título.

Duzentas mil pessoas inundaram o Maracanã naquele dezesseis de julho. Os outros milhões de brasileiros se voltaram para o estádio, como se rezassem para sua Meca. Brasileiros de branco, uruguaios de azul celeste, e a bola rolou no maior estádio do mundo. Mais noventa minutos, e a Taça Jules Rimet seria nossa.

No início do segundo tempo, Friaça fez 1 a 0. Se o empate já estava bom, a vitória transformava otimismo em certeza. O mundo estava aos pés do Brasil. O Maracanã consagraria a Seleção Brasileira como campeã mundial de futebol. Faltavam menos de quarenta e cinco minutos.

Aos 20 minutos do segundo tempo, o uruguaio Schiaffino empata: 1 a 1. Sofrer um gol sempre é ruim, mas o empate ainda era nosso. Em menos de meia hora, a Copa do Mundo estaria nas nossas mãos.

Três dias antes, em São Paulo, o Uruguai perdia para a Suécia. Então, Ghiggia avançou pela direita, ganhou na corrida do zagueiro sueco, e chutou na saída do goleiro. Era o empate do Uruguai. Voltando a 16 de julho, aos 34 minutos do segundo tempo Ghiggia avançou pela direita, ganhou na corrida do zagueiro brasileiro, e chutou na saída de Barbosa. Era a virada do Uruguai.

Os duzentos mil presentes nas arquibancadas, gerais e cadeiras faziam o maior silêncio da história. Naquele momento, Ghiggia cravava, no peito de cada brasileiro, uma adaga que machucava o corpo e a alma. O sonho de uma nação inteira era destruído por um gol. O Uruguai era bicampeão mundial, em nossa casa.

Durante mais de 59 anos, cada brasileiro nutriu, dentro de si, mesmo sem querer, um ódio à figura de Alcides Ghiggia. Embora o craque uruguaio estivesse apenas cumprindo a obrigação de sua profissão, o rancor brasileiro era compreensível. Mas Ghiggia se sentia magoado, é claro: ninguém gosta do fato de ser odiado por uma multidão.

Porém, no último dia 29 de dezembro, tudo mudou. O Brasil teve um dos gestos mais nobres da história da nação. Chamamos Ghiggia ao Maracanã, e gravamos seus pés, para sempre, na calçada da fama do Estádio Mario Filho. Uma justa homenagem a um craque que fez história no templo sagrado. Ghiggia foi um dos primeiros grandes nomes da história do Maracanã, ao lado de Didi, Ademir e Zizinho. Depois viriam Castilho, Nilton Santos, Garrincha, Pelé e tantos outros. Eis a verdade: Ghiggia é uma das estrelas dessa constelação, e portanto merecia a homenagem.

O carrasco uruguaio não sente mais mágoa nenhuma. Seu discurso foi muito bonito: "Nunca pensei que seria homenageado no Maracanã, estou muito emocionado. Agradeço profundamente. Viva o Brasil!".

Viva o Brasil, viva o Uruguai, e viva Alcides Ghiggia!

PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.