terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Joana d'Arc botafoguense


Amigos, no domingo o Botafogo perdeu por 6 a 0, para o Vasco, em pleno Engenhão. Quando o jogo ainda estava 3 a 0, a TV destacou uma imagem que acabou gerando indignações histéricas. O torcedor alvinegro, revoltado com a mediocridade do time, incendiava a própria camisa. Ninguém entendeu a atitude daquele velho barrigudo, literalmente botando fogo no glorioso manto. A crônica esportiva e a massa não conseguiram captar todos os aspectos daquele momento sublime. Amigos, eis a verdade inapelável: aquele torcedor solitário estava martirizando a camisa do Botafogo. E o tal martírio entrou para a história do clássico. De hoje em diante, sempre que Botafogo e Vasco se encontrarem, todos se lembrarão daquela camisa que, entre todas as outras, foi a escolhida para ser queimada como uma Joana d'Arc. A Joana d'Arc botafoguense.

Vocês pararam para pensar no motivo do incêndio bárbaro? Por que o torcedor fez fogueira com a camisa do seu clube? Ora, a resposta é óbvia: por causa de uma incomparável dor de cotovelo. Sem querer e sem saber, aquele velhinho estava dando uma prova incontestável de muitíssimo amor ao Botafogo. Amigos, o que quero dizer é: poucas vezes na história, como naquele momento, o Botafogo mereceu ser tão invejado. O alvinegro podia bater no peito e berrar aos quatro ventos: "eu fui queimado, e você não!".

O que será do Botafogo a partir de agora? Não temos como saber. (Sempre desconfie do cidadão que disser que conhece uma nesga que seja do futuro.) Mas eu tenho um palpite, contrário ao da maioria. A crônica esportiva berra em suas manchetes: "o Botafogo é uma piada", "Hiroshima, Nagasaki e General Severiano!". Já eu digo que os resultados alvinegros melhorarão. Digo isto porque acredito no poder de um martírio. Nos próximos jogos, o Botafogo há de jogar por música. E haverá, por trás das grandes atuações, o irresistível estímulo do martírio da camisa. Os onze jogadores alvinegros estarão potencializados por essa força sobrenatural.

Nos últimos três anos, o Botafogo bateu na trave e terminou vice-campeão. Pode ter faltado um martírio para a conquista. A Joana d'Arc botafoguense talvez ainda faça o clube campeão.

PC

17 comentários:

  1. O que esse senhor fez é digno de pena e nojo. É mais um motivo de deboche para os torcedores rivais usarem contra o Glorioso de General Severiano.

    Se esse senhor queria tento mostrar sua indignação com o show de horrores que estava assistindo, que ateasse fogo ao próprio corpo, não a camisa do meu time. Isso não é amor, não é dor de cotovelo, não é indignação, é uma vontade de desistir do clube.

    Que não vá mais, que não acompanhe mais, que se diga torcedor do América. Não aceito desistencias, não aceito fraqueza...se és Botafoguense vai ser na saude e na tristeza, na alegria e na doença, até que a morte os separe. Não existe divórcio no futebol.

    Aquela camisa não é martir, é vergonha.

    E eu prevejo tempos ainda mais negros para o Botafogo. Mas não queimarei camisas, continuarei cantando e torcendo. Por que essa é minha obrigação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cada um vê de um jeito. Eu vejo somente como indignação com a diretoria que não reforçou o time, indignação com o um Engenhão já todo deteriorado e sem manutenção. Indignação maior por um técnico que não honra as tradições alvinegras como João Saldanha, Zagallo e Paulo Autuori

    ResponderExcluir
  4. Na primeira vez que fui no maracanã eu também presenciei isso com um torcedor queimando a camisa do Fluminense, após uma derrota num flaxflu.

    Realmente é uma cena que não gostaria de ver outra vez.
    Imagino o quanto está indignada a torcida do Botafogo, mas nada justifica uma atitude dessas.

    ST

    ResponderExcluir
  5. Desespero. Atitude de um desesperado pela tragédia que se anunciava.

    Não o recrimino. No desespero fazemos coisas inacreditáveis.

    ResponderExcluir
  6. ículo oque o cara fez. uma falta de respeito com o time. na verdade, trata-se de um babaca. queimar a camisa? grandes coisas.
    um irresponsável que não deveria ficar recebendo atenção. isso pode incentivar outros imbecis

    ah, eu tambéme screvo sobre o fluminense, mas de forma diferente
    umtantonadaassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. PC,
    Este velho é na verdade um velho babaca. Pelo menos ele reconheceu a babaquice:
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1462238-9861,00-TORCEDOR+QUE+INCENDIOU+CAMISA+ALVINEGRA+PEDE+DESCULPAS+FOI+UM+ATO+DE+PAIXAO.html
    Saudações Tricolores
    Victor
    Blá blá Gol

    ****
    OFF-TOPIC:
    PC, libera para os comentários sem ser cadastrado no blogger!

    ResponderExcluir
  8. Jenny Taylor, espero que tenha entendido o texto como uma forma de engrandecer o Botafogo. Eu JAMAIS faria o que o torcedor fez. Boa sorte ao Botafogo!

    Marco Aquino, concordo 100% com você. É isso mesmo, foi uma atitude desesperada.

    Victor, vou pensar no assunto! Obrigado pela sugestão!

    Obrigado a todos pelos comentários! Voltem sempre!

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  9. Ah sim...

    Mas se trolls costumam vir aqui azucrinar, deixa como está.
    Infelizmente os civilizados pagam pela arruaça alheia.
    Nos nos adaptamos.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se o efeito Joana d'Arc vai se materializar e trazer bons resultados ao Botafogo... Acho que além de vergonha na cara falta em General Severiano um time, elenco, capacitado tecnicamente!

    Concordo com Jenny Taylor!
    Se fosse no Maracanã, na torcida do Fluminense, eu ficaria muito irado! E provavelmente o cidadão iria levar uns tapas de alguém mais exaltado.

    Em tempo, meu xará sugeriu a liberação para comentários de não cadastrados no blogger.
    Eu não acho que seja uma boa idéia... Pois isso abre espaço para covardes que se escondem atrás do anonimato para serem mal educados e falarem besteiras!

    Enfim, abraço e ST!

    ResponderExcluir
  11. A camisa é dele, o cara faz o que quiser com ela. Interessante a analogia com a Joana d´Arc.

    ResponderExcluir
  12. É PC mas o Botafoga já começou mal, demitiu o Estevam Soares, 3 jogos da temporada e o cara foi demitido, deve ser um novo record

    ResponderExcluir
  13. Não concordo em queimar camisas...mas pode dar mais vontade ao time.

    Continuo achando que a goleada foi acidental, um mau dia do Bota e um grande dia do Vasco.

    Concordo que anônimos não devam comentar, salvo raras excessões são um bando de covardes que falam asneiras sem mostrar a cara.

    ResponderExcluir
  14. Euripedes, nos tempos negros o Fluminense conseguiu a proeza de demitir o Hugo de León em UMA SEMANA.

    Portanto, o Botafogo não bateu o recorde, não. :)

    ResponderExcluir
  15. CARAIIIIIIIIIIIII FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Paulinho, tu tá virando profeta!!! haiuhaiuuia

    Vitória da inteligência sobre a técnica! Por isso futebol é o q é :)

    ResponderExcluir
  16. Parabens, pela profecia.
    Já que nenhum botafoguense,incusive eu, não poderia fazer, um tricolor fez.
    Vais ainda ser um Nelson Rodrigues.
    Abs,
    Jatahy

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.