terça-feira, 16 de novembro de 2010

Personagem da semana - Sandro Meira Ricci


Amigos, é inevitável: o árbitro Sandro Meira Ricci é, obrigatoriamente, o personagem da semana no futebol brasileiro. Sua atuação polêmica no sábado, no jogo Corinthians 1 x 0 Cruzeiro, rendeu reclamações veementes dos cruzeirenses (vejam aqui as duras palavras de Cuca e Roger).

O pior é que a carreira de Meira Ricci na arbitragem já conta com alguns episódios polêmicos.

O primeiro deles data de 2007. Na ocasião, Meira Ricci foi acusado de participação em um esquema na chamada "Máfia do Apito" da Série B, na partida Remo 0 x 1 São Caetano. Segue um trecho da papelada da denúncia: "segundo conversas do árbitro sr. Sandro Meira Ricci, com colegas do quadro nacional do DF, o mesmo disse as seguintes palavras: 'este ano vou arrebentar'. Creio eu que realmente tenha dito a verdade; no entanto, acho que mais este ano ele vai arrebentar (f...) com a equipe do Remo/PA". O clube paraense acabaria rebaixado naquele ano, e até hoje está vagando pela Série D do Brasileirão.

Um ano e meio depois, na primeira rodada do Brasileirão de 2009, Meira Ricci teve atuação desastrosa na partida Fluminense 1 x 0 São Paulo, no Maracanã. Não coibiu a violência da equipe paulista, anulou erradamente um gol do Fluminense, e deixou de marcar um pênalti claro, também para o time carioca. Por sorte, acabou não sendo decisivo no resultado do jogo.

Ainda em 2009, Meira Ricci foi duramente criticado por ter permitido a realização da partida Internacional 0 x 0 Flamengo, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Após uma chuva torrencial em Porto Alegre, o gramado estava impraticável, mas mesmo assim a partida foi realizada até o fim.

Já em 2010, a torcida do Figueirense reclamou bastante da atuação de Meira Ricci na derrota para o América Mineiro (1 a 0), em jogo da Série B. Curiosamente, Meira Ricci nasceu em Minas Gerais, na cidade de Poços de Caldas. No entanto, ele pode ser escalado nos jogos dos times mineiros, porque é filiado à Federação do Distrito Federal (mora em Brasília desde a infância, embora ainda mantenha laços afetivos com Poços de Caldas, conforme se pode ver nesta entrevista).

Continuando, no recente clássico mineiro Cruzeiro 3 x 4 Atlético, em Uberlândia, Meira Ricci marcou um pênalti duvidoso a favor do Cruzeiro (desperdiçado por Montillo). O suposto erro gerou um protesto formal do Galo na CBF.

A atuação do último sábado no Pacaembu foi mesmo desastrosa. Os cruzeirenses reclamam de dois pênaltis em Thiago Ribeiro (concordo com um deles), de alguns impedimentos (mas estes devem ir para a conta dos bandeirinhas), e do suposto pênalti em Ronaldo (para mim, não foi pênalti).

Curiosamente, três dias antes da partida, o jornalista são-paulino Vitor Birner havia previsto que a atuação de Meira Ricci poderia gerar polêmica no Corinthians x Cruzeiro, exatamente por ele "marcar muitos pênaltis". (o lance de Ronaldo foi a décima penalidade assinalada por ele neste Campeonato - é o "recordista" deste quesito)

Fora dos gramados, Meira Ricci é formado em Economia, sendo hoje Analista de Comércio Exterior, no Senado. Antes ainda de sua escalação para Corinthians x Cruzeiro, ele havia solicitado à CBF uma licença de duas semanas, porque viajará, a trabalho, para Nova York. Assim, ele estará fora das escalas de arbitragem das duas próximas rodadas, podendo voltar apenas na rodada final do Brasileirão.

PC

Links interessantes, além dos presentes no texto:

3 comentários:

  1. E a campanha para legitimar a roubalheira segue a todo vapor, agora com deboche até no título:

    "Nhenhenhém anual, em 2010 como sempre"

    ResponderExcluir
  2. Árbitro apitando jogo de time do seu estado...isso nunca deu certo, né, Wright?

    ResponderExcluir
  3. é Ramon, e eu estava pensando, agora sabemos porque o jogo foi antecipado, pra dar tempo do árbitro fugir, e decidir o que seria do domingo. Além do mais se no sábado fosse empate o Goiás estaria rindo à toa, porque nós teríamos perdido os três pontos, tudo isso na cara dura, vc pode até perceber na entrevista do elias que ele está meio maroto no responder ao repórter, não acha? e o Robaldo quase cai na gargalhada.é muito difícil ganharmos o campeonato, a não ser que o Ministério Público assista o jogo do Vitória.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.