domingo, 14 de novembro de 2010

Resenha: Tricolor 1 x 1 Goiás



Amigos, o chuvoso empate entre Fluminense e Goiás já estava previsto há sessenta séculos. Sim, estava escrito há seis mil anos que choveria no Engenho de Dentro, e estava escrito há seis mil anos que esmeraldinos e tricolores empatariam na cancha molhada do Estádio Olímpico.

Alguns dirão, ou já disseram, que o Campeonato Brasileiro acabou para o Fluminense. Porém, a verdade é que dependemos de um único tropeço do Corinthians. Um simples empatezinho do Timão, e o Tricolor volta a depender apenas de seus próprios esforços. O tropeço dos paulistas pode até ser improvável, mas o empate de hoje também era, e mesmo assim aconteceu.

O Fluminense, evidentemente, não jogou bem. A defesa estava insegura, o meio não combatia, e o ataque era ineficiente. O único a ter boa atuação, durante os noventa minutos, foi Ricardo Berna, cujas exibições têm entrado para as antologias tricolores. No time goiano, surpreendia a imensa vontade de cada atleta, apesar de o rebaixamento ser uma realidade para eles. Lutavam por cada bola, como se fossem famintos guerreando pelo pão. E talvez fossem mesmo.

Agora, Muricy Ramalho tem pela frente as três semanas mais importantes do ano, para incutir no time sua fórmula vencedora. Se voltarmos de São Paulo com os seis pontos, teremos dado um enorme passo para levantar o Campeonato.

Para o Fluminense, amigos, nunca será fácil. Tiraram a nossa casa. Tentaram tirar o nosso comandante. Nós não temos os juízes, nunca tivemos, nunca teremos, e já deveríamos estar acostumados com isso. Entendam uma coisa: toda conquista do Fluminense tem que ser, obrigatoriamente, umedecida pelo épico suor do último minuto.

O sábio Profeta continua em sua úmida caverna, coçando sua longa barba branca. Sobre seus ombros, pende uma bela manta branca. Com um leve e enigmático sorriso, ele calmamente repete seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC

25 comentários:

  1. é o relato fiel do jogo,e de qualquer possível conquista do Flu só não esqueçamos 1º Mariano voltau estranho da seleção 2° penalty claro no Conca no 1°tempo.

    ResponderExcluir
  2. Hoje os mercenários jogadores do Goiás correram pelo dinheiro...

    O bandido da cara de areia mijada tá fazendo a felicidade de muito árbitro corrupto e de muito mercenário.

    Se eu fosse torcedor do Goiás, estaria revoltado com esse time. Foi um time patético, insosso e derrotado durante todo o campeonato. Em nenhum momento honraram a camisa do time goiano. Foi só receberem a mala branca do Areia Mijada pra correrem e jogarem como nunca. Se tivessem jogado assim durante todo o campeonato, o Glorioso Esmeraldino não estaria rebaixado...

    Eu ainda acredito!!!

    ResponderExcluir
  3. E o penal maroto no final? Se fosse a favor do Corinthians... "Esquema,roubo"! Não vai comentar?! abs

    ResponderExcluir
  4. Caro Luzíada, confesso que, da arquibancada, fiquei com a impressão de que havia sido mesmo um "penal maroto".

    Mas quando cheguei em casa e vi o VT, desfiz minha dúvida: Rodriguinho foi empurrado, e isso o impediu de chegar à bola. Pênalti claro, acerto do Simon.

    ResponderExcluir
  5. Corintiano vindo aqui reclamar de pênalti maroto depois da palhaçada de ontem (e de muitos outros jogos...) só pode ser piada!

    ResponderExcluir
  6. De qualquer forma, fique tranquilo: nossos frequeses rancorosos, SP e Palmeiras, irão entregar devidamente seus jogos pra vcs, e dificilmente vamos ganhar do Vitória. Mas no confronto direto vencemos as duas contra o Flu. O fato de o Corinthians ter perdido seu técnico para a Seleção no meio da competição terá pesado bastante - Adilson não foi bem, pra dizer o mínimo. Mesmo assim, estamos disputando palmo a palmo, até porque as coisas tb nunca foram fácis para a gente abraço

    ResponderExcluir
  7. Sobre SPFC e Palmeiras entregarem seus jogos, eu particularmente condenaria tal atitude, se fosse torcedor das agremiações. E jamais aceitaria participar, se fosse atleta das agremiações.

    Sobre os jogos Corinthians x Fluminense, de fato foram duas grandes vitórias do Timão, principalmente a do Engenhão, onde não teve ajuda do trio de arbitragem.

    ResponderExcluir
  8. Prezado PC: o problema é que, nos penais a favor do Timão, vcs NUNCA têm dúvida de que NÃO foi! O Calçade, da ESPN Brasil, que considero um analista lúcido e que entende de regras do fut, foi categórico em dizer, hoje, que FOI penalty sobre Ronaldo,sim. E não foi o único. Mas, como disse, no nosso caso, é sempre "esquema" e a TV só está lá para comprová-lo. Sabe de uma coisa? Aquele penalty pra vcs contra o Atlético PR, tb no finalzinho, que tb garantiu um pontinho precioso, foi bem duvidoso, mas ninguém tocou no assunto. Mas se fosse a nosso favor, meu Deus, iria direto para aquele DVD...! abraço!

    ResponderExcluir
  9. O pênalti do jogo Atlético PR 2 x 2 Fluminense foi igualzinho ao de hoje. Naquela ocasião, Tartá foi empurrado e com isso não conseguiu chegar à bola.

    Pênalti 200x mais claro que o do Ronaldo contra o Cruzeiro...

    ResponderExcluir
  10. E o pênalti pro Corinthians contra o mesmo Atlético Paranaense no primeiro turno? Foi duvidoso? Ou com certeza não foi pênalti?

    ResponderExcluir
  11. o maior problema de todos, é que o momento no qual o juiz decidiu VER uma penalidade, ou seja, o momento mais adequado para o Corintians, qual seja bem perto do fim , para que toda e qq reação fosse difícil, além do mais, porque não teve tanta lucidez na área do corintians?????? somente isso, a verdade é a seguinte, não que eu seja o dono dela, mas às vezes ela se torna mais transparente quando se tira um pouco da emoção, se empata ontem hoje Flu não empatava pode ter certeza, mexeu com o psicológico. ST

    ResponderExcluir
  12. Sinceramenre sai do João Havelange muito triste e chateado pois fui uma atuação fraca demais de nossos guerreiros mas ser Fluminense nunca foi fácil e nunca será! E por favor Muricy chega de Bob!
    Eu ainda acredito!!

    ResponderExcluir
  13. Tô ficando fã do Americo! Falou a verdade de novo.

    Só complementando, supondo que tenha sido pênalti no Ronaldo, era pra expulsão? Vamos falar sério, vai.

    Só mesmo a favor do Corinthians pra expulsarem um cara que tenha cometido um pênalti sem querer...aquilo só exacerbou a palhaçada, a armação.

    ResponderExcluir
  14. PC,
    confesso que fiquei um tanto chateado com o resultado de ontem mas naturalmente ainda acredito. Ainda mais pq, sei lá pq motivo, acordei hoje com a certeza de que o gol do título será do Raphael Augusto. De onde tirei isso eu não sei, mas o título será nosso.

    ResponderExcluir
  15. O Campeonato ainda não terminou. Corinthians vai jogar fora contra Vitória e Goiás. Não cantem vitória antes da hora, pois vocês não conhecem o Fluminense. Estou morando em SP e posso ver como são falsos e dissimulados esses corinthianos... dizer que não ganharam roubado é brincadeira. A hora de vocês vai chegar... e vai ser sofrido, pois vocês já se acham os campeões. O centenário de vocês será carimbado pelo Flu igual o de Flamengo e Coritiba. Aguardem!

    ResponderExcluir
  16. Ô Tricolor Carioca, vc mora mesmo aqui em Sampa? Pelo contrário, 99% da nação corintiana tem CERTEZA que SP e Pal vão entregar seus jogos para o Flu, que no papel, teria uma tabela mais difícil, mas só no papel... São favas contadas por aqui. E quer saber? Pelo menos em relação à bambilândia, teremos merecido, já que fizessemos exatamente isso no ano passado, ao entregar para o Mengo. Agora, essa história de "esquema" irrita, porque totalmente falsa. Quem é nacionalmente conhecido como o "Rei do Tapetão" é exatamente o Flu, pelo fato de existir uma grande quantidade de membros da Justiça Desportivos que torce pelo time e já influenciou trocentos casos a favor do tricolor do Rio. abraço Marcelo

    ResponderExcluir
  17. ô Luziada, este título não é exclusivamente do tricolor não, vários times já estiveram em situação semelhante, tais como:
    Corinthians, Santos e São Paulo requerem à CBF que entrem apenas nas fases finais do torneio. A CBF recusou, os times abdicam da disputa do torneio, participando apenas do Campeonato Paulista, ou seja teriam de serem rebaixados.

    Bota, Santos, Vasco,Coritiba
    1983 Santos não atingiu a meta mínima para disputar a 1° mas disputou, 86 Vasco e Botafogo idem , 1987 Botafogo e Coritiba foram rebaixados para a segundona e recorreram a CBF que decidiu por fazer a Copa União e sabemos que o Sport foi o campeão e Guarani vice
    1996 - Após o fim do Brasileiro deste ano, Bragantino e Fluminense seriam rebaixados, mas em 1997 surge um esquema de favorecimento de alguns clubes pelos árbritos. Mas antes mesmo de alguma conclusão sobre isso a CBF mantém o Tricolor Carioca na 1ª divisão, que cairia ano seguinte.
    Vence a terceira divisa e sobe para a segunda, mas acontece estes fatos a seguir.

    1999 - O Botafogo (junto com o Internacional) ganha pontos no STJD e passa a frente do Gama, assim o clube do Distrito Federal cai no lugar do carioca. Foi o estopim para a criação da Copa João Havelange.
    e todos sabemos o que foi a partir daí, entretanto, não houve um campeonato brasileiro de 2º divisão, mas nenhum clube tem como exigir que seja diferente com o Fluminense, inclusive o Corintians depois de 2005, infelizmente o nosso futebol é reflexo do País, não podemos esperar muita coisa do futebol. Mas temos que lutar, com as nossas armas de torcedores que gostam de futebol, é quase utópico.

    ResponderExcluir
  18. Esse Americo sabe das coisas:

    http://jornalheiros.blogspot.com/
    2007/05/futebol-verdade
    -sobre-1996.html

    Não é de hoje que o Corinthians tem esquema...

    ResponderExcluir
  19. Grande PC, excelente crônica... Sobre a vontade dos goianos, escrevi o mesmo hoje no FFC1902...

    http://ffc1902.com.br/v1/2010/11/flu-1x1-goias-tropeco-que-valeu-a-lideranca/

    Abs... SEREMOS CAMPEÕES !!!

    ResponderExcluir
  20. Grande Philippe Bueno,

    Não sei se todos os leitores entenderam o que quis dizer com "Lutavam por cada bola, como se fossem famintos guerreando pelo pão. E talvez fossem mesmo". Acho que você entendeu. :)

    Abração, obrigado pelo prestígio! ST!
    PC

    ResponderExcluir
  21. Ah, e confiança nada abalada: SEREMOS CAMPEÕES!

    ResponderExcluir
  22. Caro Ramom, obrigado, acessei o link e realmente tenho que parabenizar o PC, PC parabéns pela coleta de informações, eu também estava pequisando, de tanto ser enchido com estes torcedores com telhado de vidro, e se soubesse da existÊncia desta matéria teria me poupado um tempinho.hahaha, mas como tudo para o tricolor é mais difícil, não fugi a regra.Abs a todos

    ResponderExcluir
  23. meus caros só nos resta torcer além de pro FLU é claro, Vitória,Goiás,com o Vasco não dá pra contar a não ser que os imediatos à ele estejam subindo com facilidade e terem de ganhar do corintians sob pena de perder a vaga na Sula 2011.

    ABS

    ResponderExcluir
  24. Sobre o Fluminense ser considerado "rei do tapetão", eis a fama mais injusta do futebol brasileiro.

    Em 1996, quem virou a mesa foram CORINTHIANS e ATLÉTICO PARANAENSE, que manipularam resultados e deveriam ter sido rebaixados por isso. O Fluminense só levou a má fama, devido àquele presidente idiota que estourou o champagne.

    Engraçado falarem de nossa "subida" em 2000, quando o Fluminense terminou a primeira fase em TERCEIRO LUGAR, enquanto o Corinthians terminou em ÚLTIMO, com ridículos 16 pontos em 24 jogos...

    Quem deveria jogar a Segundona em 2001? Fluminense ou Corinthians?

    ResponderExcluir
  25. Americo, seja bem-vindo ao blog, e colabore sempre. Seus comentários têm sido excelentes!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.