domingo, 28 de novembro de 2010

Novo? Transforma?



Eu bem que tentei dormir esta noite, mas a insônia era previsível: o Fluminense pode ser campeão brasileiro hoje. Obviamente, eu não conseguiria mesmo pegar no sono.



O que fazer para passar o tempo? Resolvi analisar as listas de nomes das duas chapas nas eleições do Fluminense: a Novo Fluminense, do candidato Peter Eduardo Siemsen; e a Transforma Flu, do candidato Julio Cesar Carmo Bueno. Ao todo, são 400 nomes, 200 em uma, 200 em outra. Ocupação suficiente para a madrugada.



Vejam bem: uma diz que é o "novo", a outra diz que vai "transformar". Que tal calcular a taxa de "renovação" que cada chapa proporcionaria ao Conselho Deliberativo do Clube? Com denominações tão revolucionárias, eu esperava uma renovação superior a 80% em cada uma delas.



Quanta decepção...



Comecei a comparar os nomes de ambas as chapas com listas de conselheiros e dirigentes das últimas gestões, e as coincidências pulavam nos meus olhos, uma atrás da outra.



Comecei com a chapa de Julio Bueno, a de "situação". Dez, vinte, trinta... quarenta... cinquenta nomes "velhos". Cinquenta! (além, é claro, do próprio Julio Bueno, que já foi conselheiro e vice-presidente do clube)



Já (in)satisfeito, parei ali mesmo as comparações, e fui para a lista de Peter Siemsen, a de "oposição". Aqui eu não acharei tantos nomes... dez... não haverá tantas coincidências... vinte... é oposição, não é possível... trinta... não passará de... quarenta... Dio mio, cinquenta! (além, é claro, do próprio Peter Siemsen, que já foi conselheiro e vice-presidente do clube)



Parei de novo.



Dentre 200 nomes, cada chapa possui, no mínimo, 50 nomes antigos. (Com um agravante: em ambas, quase todos os 50 nomes que encontrei estão entre os 150 titulares.) Novo? Transforma? Querem enganar a quem?



Será que ainda nos perguntarão por que votaremos nulo?



Em tempo: não é questão de demonizar ninguém. Pode haver - e certamente há - pessoas excelentes, entre os nomes antigos. A questão é não enganar os eleitores. E dizer que é revolucionário, mas apresentar uma chapa recheada de velhos nomes, é enganar o eleitor.



Eu não consigo acreditar em mudança, nem com um, nem com outro. Você consegue?



(texto feito por este escriba para o PAVILHÃO TRICOLOR)

3 comentários:

  1. Mudança? Infelizmente não terá nenhuma, ah sim, terá, só do governante do nosso amado clube. Pelo o que você levantou nos nomes das duas chapas, acredito que o Fluminense vai continuar a ser um Grande em Decadência há décadas. Quero queimar a minha língua, mas não vejo outra imagem futura do Fluminense.

    ST

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto esse conselho independente do vencedor só dirá "Sim, senhor".

    O Flu precisa de muito mais...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.